WORKSHOP ENGAGE & GROW™: O EMPLOYEE ENGAGEMENT NAS GRANDES EMPRESAS – Grande e ágil – porque não?

Início / Eventos / WORKSHOP ENGAGE & GROW™: O EMPLOYEE ENGAGEMENT NAS GRANDES EMPRESAS – Grande e ágil – porque não?

Grande e ágil – porque não?

 

As grandes empresas são organizações complexas. Ao longo do tempo, para lidar com a multiplicidade de problemas que têm de enfrentar e mitigar os riscos a que estão sujeitas, a maioria foi desenvolvendo regras, procedimentos, proibições e tabus que acabam por impedir os trabalhadores de tomar iniciativas. A liderança vai ficando centralizada no topo, quando, pelo contrário, devia ser delegada em quem está mais próximo dos problemas; porém, essas pessoas têm medo de errar e preferem não arriscar.

Esta é uma cultura de descomprometimento: se imaginarmos a empresa como um barco impelido por uma equipa de remadores, são cada vez menos os que querem remar para a frente, porque isso traz riscos, e cada vez mais os que só fingem que remam, porque assim não podem ser responsabilizados pelos erros – mas também não pelos sucessos! Pior: há aqueles que foram injustamente punidos por terem arriscado, ou que pelo contrário foram bem-sucedidos, mas não lhes foi dado reconhecimento por isso; esses vingam-se remando para trás!

Ora, num mundo em constante transformação e numa era de disrupção digital que afeta globalmente todas as indústrias e serviços, o sucesso passa pelo aumento da agilidade para responder com rapidez à rápida mudança no ambiente de negócio. Esta agilidade é menos natural nas grandes empresas do que nas start-ups, que não carregam a herança das camadas de complexidade burocrática acumuladas ao longo dos anos. Por sua vez, as primeiras também não podem aceitar os mesmos riscos que as start-ups, e têm de continuar a fazer funcionar o seu modelo operativo de forma eficiente. É por esta razão que alguns autores defendem que as grandes empresas têm de ser “ambidextras” – isto é, capazes de ganhar agilidade sem sacrificar a solidez e a eficiência.

A primeira condição para o conseguirem é voltar a comprometer os seus trabalhadores.

Trabalhadores comprometidos são, por definição, “ambidextros”: são trabalhadores que assumem a responsabilidade de reagir de forma criativa aos problemas que vão surgindo, encarando-os como oportunidades; mas também, porque “sentem” a empresa como sua, fazem-no de forma responsável, ponderando os riscos, e preocupam-se com o constante aperfeiçoamento dos processos.

É aqui que entra em ação o programa Engage & Grow™: um verdadeiro gerador de trabalhadores ambidextros, motivados para liderar quer transformações radicais quer melhorias incrementais.

Convidamo-lo a conhecer de que maneira o programa Engage & Grow™:

  • Desafia os trabalhadores a identificar problemas chave, a atuar sobre eles de forma criteriosa e a definir e atingir metas concretas;
  • Alinha essas metas com a estratégia da empresa;
  • Restaura a motivação e a autoconfiança dos trabalhadores, graças à cooperação e à valorização e reconhecimento recíprocos;
  • Desenvolve uma cultura de liderança partilhada;
  • Cria “polos de agilidade” no seio da organização e dá-lhes as ferramentas para alargar progressivamente essas “zonas libertadas” ao resto da empresa.

Esperamos por si no dia 18 de Outubro, pelas 17h, no Centro de Escritórios das Laranjeiras, para falarmos dos desafios dos líderes empresariais no comprometimento das suas equipas.

Sobre os oradores:

Coaches:

 

Licenciada em Economia e Pós-graduada em Gestão, foi juntando à sua formação académica um trajeto de formações e desenvolvimento em diversos campos. Estas formações passam pelas áreas de Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Formação de Formadores, Coaching, Programação Neurolinguística, Empreendedorismo Social, Modelos de Negócio, Marketing e Vendas, Marketing Digital, Fotografia, Escrita Criativa, Mindfulness…
Com longa experiência nas áreas de vendas, consultoria e formação, B2B e B2C, em empresas multinacionais e nacionais de referência e com variados setores de negócios, considera que a eficiência dos sistemas e processos é imprescindível para a sustentabilidade e crescimento das organizações, mas o fator-chave são as pessoas.A dinâmica da vida é feita de transformação e colaboração, é por isso que para ela é tão natural e positivo que seja como Team Coach da E&G que encontra a forma de expressão profissional que a apaixona. Está perfeitamente segura de que criar maior envolvimento e alinhamento entre os elementos das equipas, nutrindo uma cultura construtiva e proativa nas organizações, permite elevar os patamares de performance e a concretização de resultados.

 

 

 

Edite Tavares

 

 

 

 

Depois de um início de carreira no setor voluntário e de uma passagem inicial pela consultoria na Egor e na KPMG, trabalhou entre 1990 e 2006 no Millennium bcp, onde alcançou a categoria profissional de Diretor Geral Adjunto e exerceu uma variedade de funções diretivas – incluindo a direção de uma rede regional na banca de retalho (NovaRede), a liderança das Direções de Qualidade e de Formação e Desenvolvimento de Pessoas, a fundação e direção da TV Atlântico e a direção de um projeto de gestão do conhecimento durante 2 anos na Eureko, em Amsterdam, bem como a presidência do Grupo de Trabalho de Recursos Humanos deste consórcio.
Após a sua saída do Millennium bcp, dedicou-se à consultoria, como Country Manager da Finalta – Financial Services Benchmarking, fundador e sócio gerente da Cranberry – Associated Business Consultants, e presentemente Coach na Engage & Grow

Alguém disse que “o futuro já chegou, está é mal distribuído”. As organizações que acreditam que o seu êxito assenta no comprometimento genuíno e voluntário dos seus colaboradores são esses “pedaços de futuro” a tomar a dianteira.

 

 

João Paulo Feijoo

 

 

 

Duração: 2 Horas

 

Data: 18 de Outobro 2018
Horário: 17:00 às 19:00
Local: Centro de Escritórios das Laranjeiras, Praça Nuno Rodrigues dos Santos, nº7, 1600-171 Lisboa
Investimento: 47€ + IVA



Iremos utilizar informação pessoal que nos enviou, para considerar e processar a sua consulta por esta via. A sua privacidade é importante para nós. Por favor, consulte a nossa Política de Processamento de Dados , que explica de que forma utilizaremos e armazenaremos a sua informação pessoal. Explica também os direitos que tem relativamente à sua informação e como pode contactar-nos para o esclarecimento de dúvidas ou pedidos.