Assessments Online

Dispomos de vários assessments com versões em português e inglês:

  • DISC
  • Motivators
  • Hartman Value Profile
  • EIQ
  • Estilos de Aprendizagem
  • Sales IQ Plus

Destacamos aqui dois que consideramos muito úteis no business coaching com empresários:

DISC

O DISC de assessment online é um recurso para todas as pessoas e organizações, públicas ou privadas, grandes empresas ou PME. O DISC ensina aos utilizadores competências muito importantes de profiling que permitem aumentar a performance e produtividade numa variedade de cenários e ambientes profissionais. Aprenda a persuadir, de uma forma positiva, outras pessoas e a aumentar as vendas, construir equipas, melhorar processos de recrutamento e muito mais.

Em termos muito simples, a nossa ferramenta DISC é um sistema de perfil comportamental que ensina aos utilizadores a identificar e a usar os aspetos previsíveis da comunicação. Baseado na pesquisa do dr. William Moulton Martson, o DISC é sem dúvida a ferramenta de perfil comportamental do seu género, mais usada em todo o mundo e suportado por décadas de pesquisa e validação.

Em que situações posso usar o DISC:

  • Benchmarking & comparação - Dar ferramentas aos empresários, gestores e profissionais de RH que permitem, num processo de recrutamento, comparar novos candidatos com perfis desejáveis para esse tipo de trabalho.
  • Gestão da mudança - Aprender comportamentos para transformar a resistência em recetividade.
  • Coaching - Descobrir como ajudar os outros a, de forma consistente, atingirem o seu potencial.
  • Resolução de conflitos - Trazer clareza e compreensão para estilos comportamentais que “chocam” entre si, sempre que existe dificuldades na comunicação entre pessoas.
  • Serviço ao cliente - Ensinar as áreas administrativas e de serviço ao cliente a exceder as expectativas dos clientes, independentemente do perfil comportamental da pessoa com quem estão a lidar em cada momento.
  • Programas de liderança - Dê empowerment aos gestores da sua empresa com a possibilidade de obterem o máximo rendimento das suas equipas.
  • Formação de vendas - Aumentar a receita ensinando os profissionais de vendas mais iniciantes ou até os experientes as bases para identificar e aproveitar comportamentos identificáveis nos seus clientes com potencial.
  • Teambuilding - Saiba quem comunica bem com quem antecipadamente. Crie as equipas com base em competências e estilos compatíveis e não com base em ideias genéricas de equilíbrio.
  • Reuniões produtivas - Planeie reuniões com diferentes perfis comportamentais em mente para obter os melhores resultados.

Faça aqui o download de um Report-exemplo:
Download

Sales IQ Plus

A maior parte das pessoas sabe, de uma forma simples, que a medida do sucesso de um vendedor é a sua capacidade em concluir vendas. No entanto, como pode um gestor na área das vendas ou uma organização medir qual o nível de competência atual de um profissional desta área? Da mesma forma, como podem profissionais na área das vendas ver através da lente opaca do autodiagnóstico e identificar as suas próprias áreas de desenvolvimento e ao mesmo tempo encontrar soluções práticas para as corrigir?

Como em qualquer profissão, o processo de venda tem um leque de conhecimentos associado a uma execução bem-sucedida. Existem um conjunto de competências, comportamentos, conhecimentos e atitudes envolvidos numa carreira brilhante na área das vendas. Para saber como melhorar a performance das suas vendas é necessário que analise periodicamente estes aspetos. O assessment Sales IQ oferece essa análise objetiva e responde essencialmente à pergunta: “O que, especificamente, antecipa esta pessoa de vender mais?”

Este assessment de vendas premiado foi desenvolvido em conjunto por três autores reconhecidos na área das vendas: Jeffrey Gitomer (“The Sales Bible”), Jim Cathcart (“Relationship Selling”) e o dr. Tony Alessandra (“The Platinum Rule for DISC Sales Mastery”). O Sales IQ Plus alavanca nos conhecimentos destas três autoridades na área das vendas e proporciona o conhecimento do profissional de vendas das estratégias necessárias para vender de forma garantida em qualquer ambiente.

Este assessment demora aproximadamente 30 minutos a completar e consiste em 48 questões que guiam o utilizador na avaliação das oito competências principais de vendas em conjunto com alguns traços vitais. Uma “competência” de vendas é uma categoria de capacidade em vender que compreende um conjunto de aptidões e componentes de conhecimento. As oito competências combinam-se num todo que permite dar uma ideia abrangente da capacidade atual da pessoa avaliada em vender.

Cada uma das oito competências é analisada numa variedade de perspetivas:

  1. Preparação implica iniciar-se para a venda e a si mesmo. Pode estar bem preparado, munido de informações e ferramentas de venda, mas se não possuir o estado de espírito adequado ou se não se apresentar de forma profissional ao comprador, poderá não ser capaz de concretizar o objetivo.
  2. Targeting refere-se a explorar os mercados ou grupos que poderão ser os seus alvos para a venda. Depois focamos os indivíduos com os quais contactará. Isto inclui as estratégias e as táticas de venda que se seleciona para cada alvo. Um direcionamento mal executado, mesmo se aliado a uma ótima venda, produz sucesso limitado porque estará a vender ao público-alvo errado.
  3. Ligação é o passo inicial de contacto direto na venda, durante o qual deverá atrair intelectualmente o público-alvo, de modo a que o vejam como um recurso credível, atrair emocionalmente, de forma a que confiem em si como pessoa. Sem ambos, não será capaz de aprender o suficiente sobre o público-alvo e estará limitado na capacidade de lhe resolver os problemas e concretizar a venda.
  4. Avaliação das necessidades e desejos permite descobrir o que vender e, principalmente, como fazê-lo, através da sondagem e da auscultação. Como se costuma dizer, ”nas vendas, tal como na medicina, passar a receita antes do diagnóstico é negligência”.
  5. Resolver problemas que sejam do comprador ou ir ao encontro das suas necessidades é onde se concentra o maior esforço da venda. Esta é a fase em que deve propor as suas soluções, contar as suas histórias, mostrar o seu produto ou descrever os resultados que advirão da sua aquisição. No mínimo, é um discurso (pitch) de vendas. Numa perspetiva mais abrangente, é um diálogo entre si e o comprador, onde prova que há uma enorme vantagem em comprar-lhe a si.
  6. Fecho de venda, uma vez demonstrada a sua capacidade de resolução do problema ao potencial comprador, é a altura de obter o seu compromisso relativamente à compra. Esta é a fase da confirmação. A sua meta é firmar o compromisso com a compra. Se no passado isto tem sido conhecido como “fechar a venda”, na verdade não é o fim mas o início da sua relação com o cliente, o princípio do servi-lo tal como ele inicia o pagamento pelo bem que recebe.
  7. Garantia/consolidação, uma venda confirmada necessita de garantir que o valor prometido será recebido. É aqui que as relações se constroem e que a lealdade do cliente é para ser recompensada (por si) acima do esperado.
  8. Gestão é a fase final do ciclo de venda, onde faz a gestão das vendas, das contas e a sua própria autogestão. Em última análise, todos somos os nossos próprios “gestores de vendas”. Esta é a fase do processo de venda em que deverá fazer o que é necessário, mesmo que não lhe apeteça.

Ao avaliar a eficácia das vendas nas oito áreas, vai ter uma visão geral que permite-lhe gerir-se, a si e aos outros, e ser muito mais eficaz como profissional nesta área.

Nota: Cada situação foi desenvolvida e validada por profissionais de vendas para refletir estratégias reais de vendas usadas pelas forças de vendas nos dias de hoje.

Carregue no botão abaixo de "Agendar sessão grátis" para puder efetuar um dos nossos assessments:

Agende já uma sessão Business Coaching