
4 Formas de Melhorar o Serviço ao Cliente
Artigo é da autoria de Luis Charneca, Business Coach da ActionCOACH Lisboa.
12 Novembro 2019
Muitas empresas não percebem a importância do serviço ao cliente para o crescimento dos seus negócios. Na realidade, os clientes são a alma do negócio. A sua satisfação afeta diretamente as vendas e o lucro do negócio. A continuidade do negócio pode estar dependente deste fator.
Um negócio de sucesso é aquele que se esforça por, continuamente, melhorar o serviço de atendimento ao cliente.
Partilho 4 formas para melhorar o serviço ao seu cliente
1. Desenvolver Skills de atendimento ao cliente
É fundamental que garanta que a sua equipa possui os conhecimentos certos quando atende cada cliente. Devem demonstrar empatia, consistência, congruência e, também, alguma paciência. Estar preparados para perceber/resolver as necessidades dos clientes. Construir uma relação forte com o cliente é a chave do seu sucesso.
Quem não percebe de pessoas, não percebe de negócios.
2. Seja interativo
Treine a sua equipa de atendimento ao cliente a ser o mais interativa pTreine a sua equipa de atendimento ao cliente a ser o mais interativa possível. Verifique se têm toda a informação necessária e todos os detalhes do cliente com que estão a lidar. Conhecer todas as interações anteriores, mesmo que tenham sido efetuadas por outro(s) elemento(s) da equipa.
Admitam o erro perante o cliente, se realmente tiverem errado.
3. Envolver toda a equipa de atendimento ao cliente
Manter a sua equipa envolvida é fundamental para o sucesso dos negócios. A probabilidade de os clientes voltarem a empresas onde sentem equipas unidas e motivadas é muito elevada. Para isso, é obrigatório dar formação à sua equipa, benefícios, oportunidades de progressão na carreira e condições de trabalho confortáveis.
Não se esqueça: pior que dar formação aos colaboradores com medo que eles saiam é não dar e eles ficarem.
4. Feedback
Estabeleça uma forma eficaz e eficiente para os clientes darem feedback. Essa informação é fundamental, pois vai ajudar a sua organização a ter cada vez mais um serviço de excelência.
Implemente estas quatro formas, melhore o seu serviço e transforme os seus clientes em fãs incondicionais.
A realidade é que se cuidar da sua equipa, ela vai cuidar dos seus clientes, os seus clientes irão cuidar do seu negócio e ajudá-lo a fazer crescer a sua empresa. É tão simples como isso.
Espero ter ajudado a clarificar e a potenciar melhores empresas e empresários
Partilhar: