5 questões que deve fazer a si mesmo antes de iniciar o seu negócio

Luis Charneca - 04/09/2018

Sim, pode ter uma excelente ideia, mas como torná-la realidade?

Quando vê outra pessoa a jogar qualquer jogo, é fácil ver todas as oportunidades e estratégias para o ganhar. Mas, quando é você a jogar, tudo parece mais complicado.

Isto é o que acontece com os novos empresários. Têm excelentes ideias, mas falta a
capacidade para entender os riscos, a experiência e o tempo previsto para atingir o sucesso.

A grande questão é: o que devem os novos empreendedores saber antes de lançar o seu
negócio? Não há uma resposta igual para todos os casos, porque o Meio Ambiente pode afectar
as novas empresas de maneira diferente. Vou tentar ajudar com 5 perguntas que deve colocar
antes de iniciar o negócio.

1. Porque é que vou iniciar este negócio?

Porque não quer trabalhar por conta de
outrem, está cansado das rotinas e do trabalho das 9h às 17h, ou ainda (a maioria)
porque quere ganhar mais dinheiro. Lamento informar, mas se está a iniciar o seu
negócio apenas por estes motivos, provavelmente irá falhar.
Em vez disso deve encontrar o seu propósito. Qual a necessidade que o mercado tem e
que o seu negócio vai ajudar a superar? Verifique os prós e contras. Torna-se crucial a
definição da Visão e Missão, para manter o foco nos objetivos do projeto, tanto
empresariais como pessoais.

2. Qual é o meu mercado-alvo?

Conhecer o seu nicho de mercado é fundamental. As suas vendas e lucros vão depender disso. Lembre-se: se quiser vender a todo o mercado, não está a vender a ninguém. É obrigatório identificar qual o segmento de mercado para quem o seu produto ou serviço é dirigido.

3. Qual é a minha estratégia de Marketing?

Cerca de 65% das empresas em Portugal não tem presença na Internet. No final de 2016, a percentagem de indivíduos com mais de 15 anos que utiliza internet em Portugal é de 70,4% e a aumentar. Será que é aqui que está o seu nicho? E, sendo assim, como é que eles sabem da sua existência?

4. O que colocar no meu Plano de Negócios?

Quem inicia um negócio tem muitas vezes a noção de que apenas é necessário um Plano de Negócios se estivermos à procura de investimento. Errado! Um bom plano indica, à partida, se uma empresa é viável ou não, e quais são os seus pontos fortes e fracos. Elabore o seu Plano de Negócios.
Detalhe toda a parte financeira, operacional e de marketing.

5. Quais são as minhas vantagens competitivas?

São os clientes que vão decidir o futuro da sua empresa. Mas não “porque o cliente tem sempre razão”. O motivo é porque tem de oferecer sempre algo melhor ou diferente dos seus concorrentes.
Algo importante quando está a lançar um novo negócio é proporcionar aos seus clientes aquilo que eles querem e não necessariamente o que você deseja.
Espero ter ajudado a clarificar e a potenciar melhores empresas e empresários.
Se necessitar de alguma ajuda para definir o seu propósito, segmentar o seu mercado-alvo, o plano de negócios ou a sua estratégia de marketing, ou ainda se gostou deste artigo, terei todo o gosto em receber o seu feedback (luischarneca@actioncoach.com)

Luis Charneca

Partilhar: