Art12 Cashflow Imagem

6 Erros que estão a impedi-lo de controlar o cash flow da sua empresa

Artigo é da autoria de Luis Charneca, Business Coach da ActionCOACH Lisboa.
17 Novembro 2020

Uma das áreas mais importantes, que todos os empresários devem estar a trabalhar de forma totalmente correta para garantirem a alavancagem dos seus negócios, é a financeira.

Estatisticamente, cerca de 66% das novas empresas sobrevivem 2 ou mais anos, 50% sobrevivem pelo menos 4 anos e apenas 40% sobrevivem 5 ou mais anos.

Existem formas claras para não terminar a aventura empresarial do “lado errado” das estatísticas.

Deixe-me partilhar 6 erros frequentes que prejudicam o controlo da área financeira da sua empresa:

1. Falha em entender o seu mercado e os seus clientes.

Muitas vezes perguntamos aos nossos clientes: “Qual é o seu mercado-alvo e como vai ganhar dinheiro?”. É vital entender onde está o seu nicho e os hábitos de compra dos seus clientes.

Respondendo a perguntas sobre quem são os seus clientes e quanto eles estão dispostos a gastar é um enorme passo para se colocar à frente da concorrência.

2. Abrir um negócio numa indústria que não é rentável.

Às vezes, mesmo as melhores ideias, podem não ser rentáveis e transformadas em negócios com altos lucros.

É importante escolher uma área onde possa alcançar um crescimento sustentado. Para sobreviver tem de garantir um cash flow positivo. É preciso mais do que uma boa ideia e paixão para permanecer no negócio.

3. Financiamento inadequado.

As empresas precisam de fluxo de caixa para sobreviver aos ciclos de vendas e do próprio negócio.

O dinheiro é que manda. Muitas vezes o Cash Gap, contas caucionadas, estarmos nós a financiar os clientes, o inventário, prazos médios de recebimento superiores a prazos médios de pagamento são responsáveis pela falha do negócio.

4. Dependência excessiva de um único cliente.

Se o seu maior cliente deixar de comprar, a sua empresa vai ficar bem?

Se a resposta for não, considere diversificar a sua base de clientes como um objetivo estratégico.

5. Não saber quando dizer “NÃO”.

Para melhor servir os seus clientes deve concentrar-se na qualidade dos seus produtos, na consistência da entrega e na sua proposta única de valor.

Querer chegar a todos os negócios vai fazê-lo gastar mais dinheiro e reduzir o seu lucro. Por vezes é bom dizer NÃO a alguns projetos e negócios. Concentre-se em qualidade e não em quantidade.

6. Planeamento = Zero.

Como diz a frase “Falhar o planeamento é planear o falhanço”. Se não sabe para onde vai, você nunca chegará lá.

Ter uma estratégia abrangente e bem definida permite que exista compromisso, alinhamento e responsabilidade na sua empresa. É obrigatório existir um roadmap que mostre onde esteve, onde está neste momento e para onde vai a seguir.

Espero ter ajudado a clarificar e a potenciar melhores empresas, empresários e empreendedores.

Se necessitar de alguma ajuda para definir como implementar as estratégias referidas, ou ainda se gostou deste artigo, ficou com alguma dúvida ou quiser colocar uma questão terei todo o gosto em receber as suas partilhas e comentários. Dê-me o seu feedback!

Pode ainda inscrever-se no meu próximo webinar SalesRICH – Simplificar o processo de venda no dia 26 de Novembro!

Avalie corretamente a situação financeira do seu negócio, preveja as suas necessidades de tesouraria e controle as finanças da sua empresa com 13 semanas de antecedência!

 

Preencha os dados para receber o nosso Mapa de Tesouraria.

MAPA DE TESOURARIA

lm mapa tesouraria preview
GRÁTIS

Partilhar:

Luis Charneca

Tem um lema pessoal: “Ter desafios é o que faz a vida interessante, superá-los é o que faz a vida ter sentido”, daí adorar todo os desafios que o levem a crescer fazendo os outros crescerem também. Ser Business Coach é o mesmo que ser o treinador de uma grande equipa desportiva – para esta ser de excelência, necessita de quem a ajude a potenciar e atingir os seus objetivos ao mesmo tempo que seja uma força de alavancagem para os seus negócios.

Últimos artigos de Luis Charneca