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Gestão de Tempo – Pare de Culpar o Tempo

Artigo é da autoria de Luis Charneca, Business Coach da ActionCOACH Lisboa.
16 Julho 2019

Quantas vezes ouvimos as pessoas dizer “Não tenho tempo suficiente para …” ou “Se ao menos conseguisse arranjar tempo para …” ou ainda “Estou muito ocupado para …”.

 

Talvez a pessoa a quem ouve dizer isto, ou outras frases semelhantes, seja a mesma que olha para si, todos os dias, quando se vê ao espelho. Chegou a hora de PARAR DE CULPAR O TEMPO! Fazer a gestão do nosso tempo não é tarefa fácil.

 

O tempo é um valor absoluto, todos temos 24 horas (1440 minutos, 86400 segundos) num dia. E isso nunca vai mudar. Não podemos “gerir” o tempo. O que podemos gerir é o que vamos fazer nos próximos 60 minutos. O que podemos é gerir as nossas prioridades.

A forma como utilizamos  o tempo é um dos fatores preponderantes para o nosso sucesso, tanto pessoal como profissional. Todos nós empresários, desde o Bill Gates ao dono de uma microempresa, temos por dia o mesmo tempo: 24 horas.

Como está a fazer a gestão do seu tempo?

 

Se a sua resposta a esta pergunta não lhe agrada, Fantástico! Estou aqui para o ajudar. Vou partilhar 8 ações para que deixe, já hoje, “Pare de culpar o tempo”:

 

1. Aceite que não existe tempo demais ou de menos. Existe sim tempo suficiente para atingir o seu sucesso. Outros fizeram-no exatamente com o mesmo tempo que você tem. Seja dono do seu tempo. Responsabilize-se pelos seus resultados e pelas suas ações.

 

2. Decida o que deseja realizar. Quer ser bem-sucedido em quê? Para alguns pode ser a empresa faturar um milhão de euros, para outros ter mais saúde, enquanto outros ambicionam ter mais tempo de qualidade com a família e amigos. Decida! E esse passa a ser o seu principal objetivo. Perceba também quais os benefícios quando o atingir. E esse passa a ser o seu propósito. Aconselho a visualização (pesquisem no YouTube) da palestra “Start With Why” – Simon Sinek.

 

3. Determine quais as atividades necessárias para atingir o seu objetivo. O que é que tenho de fazer? Quantas horas devo alocar, por dia, por semana, por mês ou mesmo por ano? O que preciso de ajustar / sacrificar / reduzir / delegar, de forma a ter o tempo necessário para executar as atividades identificadas? Lembre-se, se fosse fácil, toda a gente, incluindo você, já o teria feito. Aquilo que separa os “ricos em tempo” dos outros é a disciplina e a determinação em atingir os objetivos, sempre com o fim em mente. Como diz Vince Lombardi: “Vencedores nunca desistem e desistentes nunca vencem”.

 

4. Compreenda que na vida e nos negócios é tudo sobre escolhas. É você que escolhe como gasta/investe o seu tempo – em que atividades e quanto tempo em cada atividade. Lembre-se: isto é uma maratona, não um sprint. Ser bem-sucedido em várias áreas implica esforço e tempo. O sucesso vem quando nos focamos em 1 ou 2 objetivos. Uma vez realizados, é passar para o(s) próximo(s) e repetir o ciclo.

 

5. Tenha uma Agenda por Defeito. Prepare a sua agenda semanalmente, bloqueando slots de tempo para realizar as tarefas identificadas. São sempre as primeiras tarefas a agendar. Trate estas tarefas como se fossem o seu cliente mais importante. Afinal, é você que gere a sua agenda ou é a sua agenda que o gere a si?

 

6. Seja militante sobre a sua agenda. Se não se importa como o seu tempo é gasto, porque razão se vão importar os outros?

No livro “7 Hábitos para pessoas altamente  eficazes” Stephen Covey divide as atividades em quatro categorias, Não Importante/Não Urgente, Não Importante/Urgente, Importante/Urgente, Importante/Não Urgente.  O perigo para a maioria das pessoas é a categoria Não Importante/Urgente. Aqui estamos a responder às urgências de outras pessoas, a “apagar fogos”. Cuidado com o tempo e esforço dedicado a estas tarefas. Cada minuto que deixar as tarefas “Não Importantes” e se focar nas “Importantes” aproxima-o cada vez mais dos seus objetivos.

 

7. Reveja a sua agenda semanal e diariamente. E ajuste, quando necessário. Harry Beckwith, no livro “Selling the invisible” explica que o sucesso de cada dia começa no dia anterior. Reserve, todos os dias, um período para preparar o dia seguinte. Vai dormir mais descansado. Acredite!

 

8. Encontre um parceiro de confiança ou um mentor que o mantenha focado. Todos precisamos de ajuda, mesmo que não seja constante. Não é uma fraqueza admiti-lo.

 

Resumindo, PARE DE CULPAR O TEMPO, seja dono do seu próprio tempo e comprometa-se com a disciplina e o rigor necessários para ser o vencedor desta maratona.

 

SIM, A GESTÃO  DO SEU TEMPO ESTÁ NAS SUAS MÃOS!

 

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Dê-me o seu feedback (luischarneca@actioncoach.com)

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Coach de negócios Luis Charneca ActionCoach Lisboa

Luis Charneca

É business coach há mais de 5 anos e nada lhe dá mais prazer do que se sentir uma força de alavancagem para o negócio dos seus clientes. É formador em sistemas de informação, empresário de sucesso e acredita que “superar desafios é que faz a vida ter sentido”.

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