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Ideias Poderosas para Aumentar a Venda Repetida

Artigo é da autoria de Luis Charneca, Business Coach da ActionCOACH Lisboa.
1 Abril 2019

Todas as relações alteram com o tempo. É fundamental trabalhá-las e solidificá-las para fortalecerem e crescerem de forma saudável.

 

Sim, se queremos transformar os nossos melhores clientes em fãs incondicionais, não podemos descurar a forma como os tratamos. Nunca se esqueça, custa aproximadamente sete vezes mais angariar um novo cliente do que manter um cliente existente.

 

Vou partilhar algumas dicas para solidificar relacionamentos contínuos e aumentar a fidelidade dos seus clientes:

Pedir feedback negativo

O quê? Sim. O feedback negativo é o tipo de resposta que precisamos para perceber o que podemos melhorar.

Um cliente que reclama de algo pode ser o melhor amigo do seu negócio. Se não existirem esses reparos, nunca poderíamos saber como fazer as coisas melhor. Sem melhoria contínua, o negócio estagna. Lembre-se: os negócios são como as árvores, ou estão a crescer ou estão a morrer.

 

Exceda as expectativas do cliente, agregando valor

Valor é a qualidade do produto em relação ao seu custo. Se um cliente olha apenas para o preço, está a pensar no presente e na carteira, se olhar para o valor, está a pensar no futuro e no investimento.

Ofereça garantias, tenha uma proposta única de valor, trabalhe a diferenciação e torne os seus clientes verdadeiros fãs da sua marca.

 

Exceda as expectativas do cliente, com melhor informação

Em todos os produtos ou serviços existe uma componente informativa. Tem aqui uma oportunidade para exceder as expectativas do cliente. Explique tudo de forma simples e clara.

Garanta que os seus clientes não vão ter problemas com os produtos que compraram.

 

Encontre formas de melhorar o tempo e o acompanhamento

Nada impressiona de forma tão significativa como o acompanhamento imediato ao cliente, para ver se o produto/serviço satisfaz as suas necessidades.

Os comerciais mais bem-sucedidos, fazem este follow up de forma regular e em horários programados.

 

O último momento da transação tem de ser positivo

Estudos recentes, acerca do atendimento a clientes, usando princípios da ciência comportamental, concluem que os últimos momentos de uma transação comercial, são especialmente importantes para a lealdade do cliente.

Muitas pessoas acreditam que, tanto as primeiras impressões como as últimas, são importantes. Não é verdade! O final é muito mais importante pois é o que as pessoas mais se lembram. De facto, se os momentos iniciais não forem tão bons, pode-se sempre compensar com um final excecional.

 

Garantir que a decisão do cliente é fazer negócio consigo

O “remorso do comprador” pode acontecer muito mais rápido do que pensa.

Utilize o telefone. Ligue para o seu cliente para ele perceber que “não lhe vendeu nada”, mas sim “ajudou-o a comprar”. O cliente ficará surpreendido por o contactar confirmando se está satisfeito e perceber que obteve o maior valor percecionado. Estes vão ser os seus clientes de longo prazo.

 

Simplificando, faça dos seus clientes a sua prioridade.

Se necessitar de alguma ajuda para definir como implementar estas dicas, ou ainda se gostou deste artigo, ficou com alguma dúvida ou quiser colocar uma questão terei todo o gosto em receber as suas partilhas e comentários.

Dê-me o seu feedback (luischarneca@actioncoach.com)

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Coach de negócios Luis Charneca ActionCoach Lisboa

Luis Charneca

É business coach há mais de 5 anos e nada lhe dá mais prazer do que se sentir uma força de alavancagem para o negócio dos seus clientes. É formador em sistemas de informação, empresário de sucesso e acredita que “superar desafios é que faz a vida ter sentido”.

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