
A importância de um plano e porquê planear a 90 dias?
Artigo é da autoria de Susana Costa, Business Coach da ActionCOACH Lisboa.
8 Abril 2019
Quantos empresários têm um plano, escrito, para as suas empresas?
Alguns dirão que não têm um plano, outros que têm um plano na sua cabeça e os que realmente têm um plano, escrito na grande maioria das vezes, têm-no bem guardado e apenas uma vez por ano verificam se está a ser cumprido. E frequentemente o plano não está a ser cumprido e por isto desvaloriza-se a importância do planeamento num negócio e mesmo na vida.
Estou a falar de “comer um elefante, um pedaço de cada vez”, de tornar uma visão num objetivo concreto e em tarefas exequíveis. Esta é a base para chegar onde nos propomos, nos negócios e na vida.
Portanto para além de ser fundamental entrar em ação com um fim em mente, como Stephen R. Covey, escreve no seu livro “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes” é também basilar ter uma noção clara do destino e particularmente do caminho para lá chegar.
Se queremos estabelecer objetivos e atingi-los é elementar que tenhamos um plano de curta duração (90 dias) baseado em objetivos mais a longo prazo (idealmente 3-5 anos).
Planear o ano inteiro é uma perda de tempo por vários motivos:
- Existem imensas alterações, que ocorrem durante o ano, difíceis de prever à data de elaboração do plano;
- Planear um ano inteiro pode ser desgastante e levar muito tempo;
- Na grande maioria das vezes 4 a 6 meses depois de o plano ter entrado em vigor já ocorreram tantas alterações no mercado, seja porque se perdeu um cliente chave ou porque se ganhou outros fundamentais para o negócio, ou até mesmo por condicionalismos externos que afetaram a empresa que há necessidade de refazer o plano alguns meses depois.
Portanto munidos com os objetivos a 3-5 anos e com os objetivos do ano em mente certifique-se que tira um dia antes do início de cada trimestre para planear.
Elementos chave para cada ciclo de planeamento a 90 dias:
- Rever os objetivos de longo prazo e decidir quais os elementos a trabalhar no trimestre seguinte;
- Definir 3 a 5 objetivos, dos quais metade devem ser orientados para gerar dinheiro;
- Foco em objetivos diretamente relacionados com aumento do lucro;
- Cada objetivo deve ser: específico, mensurável, atingível, relevante e definido no tempo (SMART).
- Os 3-5 objetivos finais devem ser subdivididos em 3 objetivos intermédios e cada um destes em 5 tarefas.
- Todos os objetivos finais devem ter uma pessoa responsável e uma data limite de concretização.
- Toda a equipa deve ser envolvida e incluída na concretização de cada objetivo.
- Repetir este processo antes do início de cada trimestre.
Com este nível de detalhe e foco todos os 90 dias, a grande maioria dos negócios atinge mais objetivos num ano que alguma vez imaginaram!
Por este motivo é que a ActionCOACH reúne os seus clientes a cada 90 dias num workshop de 1 dia dedicado a planear o trimestre seguinte. Para além de ser um dia produtivo a planear, é também uma excelente oportunidade de networking e para partilhar experiências com outros empresários.
Não se esqueça que falhar o planeamento é planear falhar!
Susana Costa
Business Coach
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