
Tenha uma equipa focada nas prioridades do seu negócio
Artigo é da autoria de Susana Costa, Business Coach da ActionCOACH Lisboa.
29 Abril 2019
Não está satisfeito com o desempenho da sua equipa?
A boa notícia é que consegue ter mais controlo sobre esta questão do que pode imaginar. O desempenho da sua equipa pode simplesmente estar a ser afetados por falta de foco, isto é, de ter uma direção clara definida.
A liderança eficaz começa exatamente por criar uma imagem atual do futuro do seu negócio, na forma de uma Visão.
Como dono e líder da sua empresa pode e deve determinar qual o destino do seu negócio, onde quer chegar, a longo prazo. Steven Covey, no seu livro, Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, define este processo de criar uma visão como começar com o fim em mente. Pense no impacto que pode ter no seu negócio uma equipa com um claro entendimento da sua visão de longo prazo, orientada para a sua concretização e energizada pela motivação de se sentir envolvida em alcançar um objetivo comum.
Como é que comunico a visão do meu negócio de forma a que a minha equipa se sinta envolvida e energizada e se torne mais eficaz na sua concretização?
Seguindo 3 passos:
- Escreva a visão para o seu negócio de forma apaixonante;
- Comunique de forma regular e criativa essa visão à sua equipa;
- Para obter benefícios concretos utilize essa visão como filtro no processo de decisão e exija o mesmo da sua equipa – crie foco.
O que é a Visão de uma empresa?
A visão é o sonho a mais longo prazo, que consegue imaginar para o seu negócio.
De qualquer forma e para que seja eficaz tem de acreditar na sua visão e estar apaixonadamente comprometido na sua concretização.
A sua visão para a sua empresa não tem de ser limitada no tempo ou ao seu tempo de vida. Por exemplo, a visão da ActionCOACH é: “Abundância mundial através da reeducação empresarial”.
A visão não é mais do que a intenção estratégica global para o seu negócio escrita de forma apaixonante e inspiradora para que possa ser facilmente recordada e se mantenha constantemente presente na mente da sua equipa.
Como comunico a visão à minha equipa?
A visão deve ser vivida, por todos numa organização. Quer isto dizer que deve estar presente em todo lado, nas mais variadas formas (escritas, auditivas e visuais). Todos os membros da sua equipa devem conseguir transmitir a visão da empresa de forma exata e imediata, em qualquer situação!
Quando contrata uma das primeiras questões que deve surgir é se o candidato se identifica com a visão da sua empresa.
Como “dono” da visão o empresário tem o dever de procurar constantemente formas inovadoras de a comunicar de forma para que os seus objetivos sejam continuamente os objetivos da sua equipa, para que a equipa veja a visão como sua, lhe atribua significado e esteja focada diariamente na sua concretização.
Quais são os benefícios práticos de uma visão?
A visão de uma empresa, se bem construída e utilizada, pode tornar-se a Estrela do Norte de toda a estratégia e de todo o processo de decisão de uma empresa.
O seu plano de negócio deve refletir a sua visão. Tanto o plano anual como os planos a 90 dias que devem ser congruentes com a visão estabelecida e devem traçar caminhos e definir metas intermédias, sempre com a visão em mente.
Toda a equipa deve ter por hábito verificar se os seus planos e decisões estão alinhados com a visão, tal como os marinheiros alinhavam a sua direção com a Estrela do Norte.
Quando não existe uma visão bem definida num negócio é difícil definir e estabelecer prioridades. A falta de visão e de foco nas prioridades para atingir o objetivo é uma das razões que levam muitos negócios a falhar.
Uma equipa desmotivada, pouco envolvida pode ser um dos primeiros sinais de que a liderança precisa de clarificar a visão e definir as prioridades alinhadas com essa mesma visão.
Tenha uma visão, venda essa visão e a sua equipa vai acompanhá-lo na sua concretização.
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