
Cultura da Empresa, Para Quê?
Artigo é da autoria de Susana Costa, Business Coach da ActionCOACH Lisboa.
19 Novembro 2019
Criar uma cultura na sua empresa é um grande passo em frente – a maioria das culturas crescem naturalmente, com base nas personalidades de quem começou o negócio, e deliberadamente mudá-las é uma tarefa complexa que requer cooperação e esforço a todos os níveis.
Partilho consigo os 14 pontos de Cultura, da ActionCOACH Lisboa, caso ainda não os conheça:
- Compromisso
- Propriedade
- Integridade
- Excelência
- Comunicação
- O sucesso
- Educação
- Trabalho de Equipa
- Equilibrio
- Divertimento
- Sistemas
- Consistência
- Gratidão
- Abundância
Olhando para as maiores e mais bem-sucedidas empresas do mundo, conseguimos perceber porque é que na realidade os pontos de Cultura importam tanto. Começando com exemplos das sedes corporativas da Amazon ou da Google, não haveria necessidade de tanta criatividade na sua construção, mas na realidade a criatividade está lá e esta preocupação mostra compromisso com o impacto que este tipo de locais de trabalho tem sobre a vida dos funcionários, o equilíbrio que proporciona às suas vidas profissionais e pessoais, mas também a possibilidade de terem espaços de trabalho onde o divertimento é possível…
Nem todas as empresas podem operar a esta escala, como a Amazon ou a Google fazem, mas ter um orçamento menor não é motivo para evitar seguir ou ter pontos de Cultura. Tudo o que realmente significa é que uma empresa precisa ser ainda mais criativa sobre como colocar os seus sonhos em ação. Tenha em mente que na criação de uma Cultura é absolutamente essencial criá-la de forma a que sirva a empresa, os clientes e a equipa. Criar uma Cultura torna-se uma ferramenta poderosa quando está a fazer crescer a sua equipa, porque só se tornarão novos membros os que se encaixarem na Cultura já estabelecida.
É a Cultura enraizada de uma empresa que faz com que o ciclo do negócio funcione como uma máquina bem oleada: o dono (líder) toma conta da equipa que, por sua vez, tomam conta dos clientes, que alimentam o negócio e retribuem à liderança.
Ciclo Do Negócio Actioncoach
Olhe para a sua empresa, se não tem pontos de Cultura definidos está na altura de o fazer, porque uma Cultura positiva é um fator de crescimento a todos os níveis. Nem sempre é fácil de criar, mas desde quando é que uma mera dificuldade o impede de ser bem-sucedido? Para descobrir onde está sua Cultura comece por ter integridade e ser honesto consigo mesmo. Não tenha medo de admitir que o seu negócio ainda não está onde gostaria a este nível – nenhuma empresa é perfeita desde o início…
Se já começou a construir a Cultura da sua empresa, verifique abaixo se está no bom caminho:
1. As pessoas mal podem esperar para se juntar à sua equipa
Profissionais, os melhores dos melhores, já ouviram falar sobre a sua Cultura e a sua equipa. A sua reputação precede e não podem esperar para fazer parte de algo tão envolvente.
2. Os membros da sua equipa não saem
Se tem uma taxa de retenção de funcionários elevada é porque está a fazer algo bem feito.
3. Bisbilhotices não são toleradas
Há uma política de não tolerância a este tipo de comportamento. Em todos os níveis, a bisbilhotice é resolvida com um incentivo para falar diretamente com quem está envolvido.
4. Os membros da sua equipa sentem-se motivados pela missão
Acreditam, diariamente, no que fazem e a excelência do seu trabalho é a prova isso.
5. Há ambiente de equipa
Os membros da equipa sentem que realmente importam, que não são apenas meros funcionários mas parte de um todo.
6. A comunicação é fundamental
Do topo à base, a comunicação tem de fluir. Existe escuta ativa, partilha de ideias e a equipa sente-se ouvida.
Lembre-se, o dono constrói a equipa para que esta possa estar focada nos clientes e daqui resulte a construção do seu negócio. Crie uma Cultura da empresa que ajude os seus funcionários a atingir os resultados. Se gostou deste artigo, ficou com alguma dúvida ou se quiser colocar uma questão terei todo o gosto em receber as suas partilhas e comentários.
Partilhar: