Imagem Melhor Comunicação, Mais Produtividade, Mais Resultados

Melhor comunicação, mais produtividade, mais resultados

Artigo é da autoria de Susana Costa, Business Coach da ActionCOACH Lisboa.
22 Outubro 2020

Fica frustrado quando a sua equipa não responde como espera?

Falharam um prazo por causa de uma falha na comunicação?

Gerir pessoas requer um conjunto de competências totalmente diferente do que gerir apenas projetos.

Não se pode controlar tudo e todos e liderar equipas nem sempre é fácil!

Entender melhor o comportamento humano melhora a comunicação, a dinâmica da equipa e a produtividade. Além disso melhora as relações com clientes e fornecedores, particularmente porque as torna mais eficazes.

Utilizando como base a análise comportamental DISC baseada na teoria do DISC do psicólogo americano William Moulton Marston podemos analisar as diferenças comportamentais dos intervenientes no nosso negócio, adaptar o estilo de comunicação e solidificar relações sejam elas de equipa ou comerciais.

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Esta análise centra-se em quatro características comportamentais diferentes:

  • Dominante (D)

A confiança é o traço comportamental chave de pessoa nesta categoria. Um grande foco na obtenção de resultados e na orientação para objetivos são comuns nestes indivíduos. Podem ser simples e diretos, abertos à diversidade, e aventureiros por natureza, aceitando qualquer situação desafiante que surja com entusiasmo.

  • Influenciador (I)

Estes tipos de perfil são grandes líderes. Influenciam e mobilizam os outros. Gostam de ser o centro das atenções. Orientados para a relação e persuasivos por natureza, estas pessoas são muito colaborativas e vêm sempre o lada mais positivo em qualquer situação.

  • Estável (S)

Os perfis que caem nesta categoria são persistentes no comportamento. Não gostam de ser apressados ou empurrados para além dos limites uma vez que têm naturalmente um comportamento calmo. São também características que os definem a cooperação e, em certa medida, a capacidade de se ajustarem a circunstâncias invulgares, tratando as coisas de forma subtil. Apoiam muito os seus colegas e subordinados e são humildes.

  • Consciencioso (C)

O nome diz tudo! Este tipo de perfil é focado na precisão e qualidade do trabalho produzido bem como em reforçar as suas competências. Gostam de ser de confiança e responsáveis. São muito orientados para o pormenor, com uma boa capacidade de raciocínio e conhecimentos especializados. São   perfeccionistas e têm medo de errar…

Ao identificar estes quatro tipos de personalidade diferentes permite-nos entender melhor o comportamento humano em várias situações, identificar pontos fortes e fracos e adaptarmo-nos na forma a fazer chegar a nossa mensagem de forma mais eficaz a cada perfil.

Na sua empresa pode e deve alavancar esta informação na medida em que melhora a comunicação, a dinâmica e produtividade da equipa para além de que percebendo como comunicar de forma mais eficaz com o seu interlocutor vai alavancar vendas.

Por exemplo:

Quem tem um comportamento dominante de “C” é consciente. É analítico e muitas vezes motivados pela informação e pela lógica.

As pessoas com o estilo C respondem bem e têm um bom desempenho quando lhes são dadas expectativas detalhadas e o “porquê” por detrás de um projeto.

Estes indivíduos primam por papéis onde pesquisam e analisam dados.

Inversamente, as pessoas com um traço primário de “I” preferem não se concentrar em detalhes. Estes “influencers” destacam-se em alinhar as pessoas para fazer as coisas.

Focam-se no “quem” dos projetos e estão muitas vezes em papéis onde comunicam frequentemente com outras pessoas. As influências são motivadas pelo elogio, popularidade e aceitação dos outros.

Quer saber como é que alguns empresários contratam – e retêm – as melhores pessoas?

Só pode criar uma “equipa de sonho” se souber o que falta na dinâmica atual da sua equipa.  

Que tipo de personalidades precisam de se unir para alimentar os seus objetivos de negócio?

Se reconhecer isso desde cedo, terá sucesso na gestão da sua equipa (e de quaisquer conflitos que venham!).

Deixo-lhe aqui outros benefícios em utilizar as ferramentas baseadas no perfil DISC na comunicação mais eficaz e produtiva, na sua empresa:

  • Desenvolver gestores, supervisores e líderes eficazes
  • Treine uma poderosa força de vendas
  • Melhorar o atendimento ao cliente
  • Ajuda com a mudança e gestão de conflitos

Faz sentido para si, enquanto empresário?

Partilhe comigo a sua opinião: susanacosta@actioncoach.com

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Coach de Negócios Susana Costa ActionCoach Lisboa

Susana Costa

É uma economista e empresária com mais de 15 anos de experiência na liderança de departamentos comerciais, e tem o foco inabalável de ajudar empresários a atingirem os seus objetivos, mesmo nos ambientes mais desafiantes.

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