Comecar Um Negocio Hoje Imagem

Começar um negócio hoje. Parece de loucos, certo?

Artigo é da autoria de ActionCOACH Lisboa
27 Outubro 2020

Enquanto a Crise COVID persiste e os países lutam para reabrir e/ou têm de fechar novamente, alguns diriam que essa incerteza é a pior condição possível para começar um negócio. ERRADO!

São muitos os empreendedores que estão a olhar para este momento como a MELHOR ALTURA para começar um negócio! Isto porque existem condições únicas no mercado de hoje que não existiriam, se não fosse esta crise. Tenha em conta que algumas das empresas mais poderosas e bem-sucedidas começaram em tempos de crise ou crises financeiras. General Motors, Disney, HP e Toyota são exemplos de empresas que aproveitaram as situações de crise para se erguer como uma fénix num monte de cinzas. Embora montar um negócio se possa ter tornado um pouco mais complexo (dependendo do setor), o começo de um negócio para a maior parte das pessoas nunca foi tão flexível ou de custo tão baixo.

Brad Sugars, empreendedor de sucesso, autor de best-sellers, CEO e fundador da ActionCOACH, a maior e mais bem-sucedida franquia de coaching de negócios do mundo, descreveu as razões pelas quais agora é o melhor momento para começar um negócio. Sugars descreve cinco razões pelas quais agora é a hora de entrar no jogo dos negócios. Ele diz o seguinte:

  • O mercado está a mudar rapidamente
  • O custo de fazer negócios é substancialmente mais baixo
  • O marketing é acessível
  • Menos competição
  • Funcionários disponíveis

A rápida mudança para um mercado virtual evoluiu e continua a evoluir. As linhas geográficas estão ofuscadas e não há necessidade de grandes escritórios ou salas caras. Passeios virtuais, Webinars e reuniões Zoom são agora a norma. O consumidor está a aceitar uma nova forma de fazer compras e fazer negócios com mais facilidade e está mais apto a fazê-lo com uma empresa que demonstra inovação e preocupação com seu bem-estar. Agora é a hora de criar um negócio que preencha o espaço de onde muitas empresas, que não conseguiram adaptar-se, saíram. As necessidades ainda devem ser atendidas. Porque não atender à chamada dos consumidores?

O marketing de novos negócios também se tornou menos caro e mais acessível. Houve uma altura em que as empresas com pequenos orçamentos não podiam competir. Não tinham como passar a sua mensagem e, se o fizessem, a maioria dos proprietários das empresas não poderiam realmente medir a eficácia dos gastos. Apenas gastaram o dinheiro e esperavam que isso trouxesse mais clientes. Hoje, o advento da publicidade nas redes sociais tornou possível que uma nova empresa divulgue a sua mensagem por uma fração daquilo que poderia ter custado há um ano. Testar e medir a eficácia de anúncios pode ser feito num dia e o seu orçamento pode ser tão baixo quanto 1€ por dia. As opções de anúncios do Facebook, YouTube Ads, LinkedIn, Instagram e Twitter fornecem plataformas para alcançar todos os tipos de clientes instantaneamente. A segmentação e o direcionamento específico permitem que, como empresário, atenda ao público-alvo ideal para os seus produtos ou serviços e fale diretamente com eles, eliminando todo o ruído.

Os concorrentes têm-se dissolvido durante a noite. Qualquer operadora em terreno já instável provavelmente foi eliminada pela crise do COVID. Os proprietários de negócios incapazes de gerir ou se ajustar às novas condições normais acabaram com as suas operações em vez de continuarem a lutar. Isso significa que provavelmente há espaço no seu conjunto competitivo. Tempos como estes exigem uma ação ousada. Comprar um concorrente talvez seja uma estratégia para crescer e dominar o mercado.

Enquanto o desemprego aumenta devido aos confinamentos, há uma base de talentos que está à sua disposição. Com o fim do apoio do governo e novas dispensas iminentes, os bons candidatos estão disponíveis, caso precise. Oferecer horários flexíveis, opções de trabalho em casa e pacotes de benefícios criativos pode gerar uma base de talentos para atender às suas necessidades de contratação.

Eric Ries, autor de The Lean Startup, diz que os tempos de crise são os melhores para considerar a propriedade de uma empresa.

“Isso ocorre em parte porque os fatores de entrada – os custos necessários para produzir um produto ou serviço – são baixos durante uma recessão, o que é uma vantagem para o empresário”, diz Ries. Ries oferece três ideias principais para o ajudar a começar.

  • Comece com o cliente primeiro, baseando-se em entrevistas e feedback para obter uma imagem clara do que ele deseja.
  • Crie um produto minimamente viável para divulgar a sua ideia rapidamente.
  • Teste e repita esse produto continuamente para solucionar quaisquer falhas.

Juntando-se a Sugars e Ries, está o fundador da NerdWallet, Tim Chen. Este CEO e cofundador do negócio de 500 milhões, que também nasceu durante a última crise financeira, diz que está “a resistir à tempestade [do coronavírus]” assim como outras empresas, mas ainda está otimista. Chen disse à CNBC recentemente que “há uma verdadeira onda de esperança aqui” e acredita que há oportunidades para a próxima geração de empreendedores.

Chen reproduz o pensamento de Sugars sobre a aquisição de talentos, opções de marketing mais baratas e menos concorrentes como sinais de que a propriedade do negócio agora é inteligente. Chen lembra-nos que os novos negócios costumam ser mais ágeis do que as organizações já estabelecidas. “A vantagem que as empresas num estágio inicial têm é que são muito mais ágeis e podem mover-se muito mais rapidamente e responder a essas oportunidades melhor do que os titulares que agora estão a tentar demitir ou que realmente se preocupam com o futuro.”

A oportunidade raramente surge duas vezes e com o distanciamento social, se ficar à espera disso, pode ser tarde demais. É hora de entrar no jogo e fazer parte da recuperação económica.

A ActionCOACH oferece oportunidades de franquia de baixo custo inicial em todo o mundo. Como principal franquia na indústria de Business Coaching, a ActionCOACH está a ter um crescimento incrível durante a pandemia porque os proprietários de negócios precisam de ajuda. Como um business coach certificado, vai definir o seu próprio horário, trabalha a partir de qualquer lugar e colhe os benefícios de uma empresa de serviços de alta margem com pouca ou nenhuma concorrência. Transforme a sua experiência de negócios em lucro de negócios e descubra se o coaching de negócios é certo para si.

Partilhar:

ActionCOACH Lisboa

Últimos artigos de ActionCOACH Lisboa