como um plano de negocios pode ajudar o a empresario

Como um Plano de Negócios pode ajudar o(a) empresário(a)?

Artigo é da autoria de Sandra Matias, Business Coach da ActionCOACH Lisboa.
4 Março 2022

A maioria das pessoas olha para um Plano de Negócio como um documento que se destina a entidades externas, não para uso interno. É visto como um mal necessário, e surge quando é preciso um financiamento bancário ou um apoio junto de alguma entidade. Se também pensa assim, talvez seja hora de alterar esta ideia.

Um Plano de Negócios não visa apenas a obtenção de recursos financeiros.

Ter um Plano de Negócio e utilizá-lo como uma ferramenta de gestão, de tomada de decisão sobre futuros investimentos, é um fator crítico para ter sucesso como empresário(a). Afinal, não é essa uma das razões pelas quais começou o seu negócio?

Se uma estratégia de negócios é um guia, um Plano de Negócios é um roteiro com decisões tomadas a partir de várias opções levadas em consideração.

Há vários benefícios para ter um Plano de Negócios para o seu negócio, esteja a iniciar, a lançar um novo produto/serviço, pronto para expandir a empresa, passar ao próximo nível, realizar investimentos para upgrade tecnológico, ou a pensar numa Estratégia de Saída. O Plano de Negócios decorre da sua estratégia de negócio.

O exercício da construção de um Plano de Negócio permite:

  • Definição e clarificação de objetivos;
  • Foco e desenvolvimento de ideias;
  • Identificar as prioridades;
  • Planear como seguir em frente;
  • Identificar possíveis obstáculos e prever formar de superá-los, economizando tempo;
  • Análise de informações sobre o seu mercado-alvo;
  • Apresentação de estratégias de marketing;
  • Planear as operações de venda, marketing e negócio;
  • Identificar necessidades de financiamento e estudo do seu impacto;
  • Projeções económico-financeiras, seja para estudo da Viabilidade Económico-Financeira ou para avaliação de uma estratégia de investimento ou apuramento do ROI (Return On Investment) de um novo investimento (ex: novo produto/serviço, upgrade tecnológico, …)
  • Angariação de novos investidores, para apoio de um projeto específico, ou da empresa, no caso de querer abrir o capital da empresa.

Em que consiste um Plano de Negócios?

O Plano de Negócio é um documento de planeamento e análise composto pelos seguintes temas:

  • Apresentação da empresa e história do negócio;
  • Organograma e Estrutura de Recursos Humanos;
  • Produtos/serviços. Que soluções são oferecidas aos clientes-alvo?
  • Proposta Única de Valor;
  • O mercado-alvo da empresa: natureza e distribuição dos clientes, quando existentes;
  • Sector: Quais as principais características da indústria, do mercado onde se insere a empresa;
  • Concorrência: análise de concorrentes; quais são os produtos ou serviços concorrentes? Quem os fornece?
  • Análise SWOT: do negócio, do produto/serviço, no caso de lançamento de novidades;
  • Estratégias de marketing e vendas: posição de mercado, como vai promover e vender; plano de marketing;
  • Financiamento: definição do plano de financiamento necessário à boa execução das necessidades identificadas;
  • Estudo de Viabilidade Económica e Financeira

O Plano de Negócio deve ter um ainda um Sumário Executivo, sobretudo se for para utilização externa.

Concluindo, é um processo de planeamento do negócio que ajudará a sua empresa a crescer de forma estruturada, com base em decisões tomadas sobre opções tidas em linha de conta, nas quais se considera o mercado, sem descurar a aposta na diferenciação.

Tenho um Plano de Negócios e agora?

Um Plano de Negócio a partir da estrutura apresentada é um documento estratégico que deve ser usado, consultado, numa base anual, semestral, trimestral e mensal, para tomada de decisões e definição das prioridades de ação. É um documento-chave que deve ser consultado e atualizado, sempre que surja algo que implique uma reanálise da situação apresentada, ao contrário do que acontece, na maioria das vezes, quando este documento existe, eles foram apenas criados para entrega numa entidade externa, não tem qualquer uso interno, está desatualizado e acumula poeira numa prateleira de uma estante da empresa.

É um documento dinâmico, que mostra o porquê e o como.

Sendo um roteiro, a empresa deve usá-lo para ir de onde está hoje para onde quer estar no futuro. É um documento formal que define seus objetivos de negócios, detalha como você vai atingir esses objetivos e tem um prazo dentro do qual você vai alcançá-los.

Porque isto é importante?

Além de fornecer um direcionamento claro ao negócio, também serve para avaliar o desempenho da sua empresa. Se decidiu aumentar lançar um novo produto/serviço, um novo ciclo de investimento, ou levar o negócio numa nova direção, ter um plano de negócios vai ajudar a manter seu foco.

Partindo do Plano de Negócios, constroem-se os Planos de Ação anuais, semestrais, trimestrais e mensais. Se, durante o planeamento a 90 dias, surgir ideias para ações fora desse período, como muitas vezes acontece, devem ficar anotadas e serão revisitadas no momento apropriado. Estas grandes ideias costumam trazer distração do que precisa ser feito no momento presente. Ancorá-las no futuro é uma maneira de transformá-las em motivadores em vez de distrações temporárias.

Concluindo: apesar de ser uma ferramenta que exige pesquisa, análise e cuidado na elaboração, o Plano de Negócios ajuda a reduzir falhas e prejuízos, oferecer orientações mais eficientes e assertivas para traçar melhores estratégias, tomar decisões mais seguras e expandir a atividade e a rentabilidade da empresa.

Ter um Plano de Negócios, e adotando este mindset, permite equilibrar os esforços e evitar sobrecarga, mantendo uma visão clara do que se quer alcançar, quais as ações que precisam acontecer para se tornar realidade. E isto, trará segurança, melhora a confiança e o engagement com todos os players envolvidos.

Transmite segurança a quem irá apoiar o seu negócio, no momento em que procura fontes externas de financiamento.

Se pretende abrir o capital da empresa a um novo sócio, ou atrair um investidor em Fundos de Capital de Risco, ou um Business Angel, ter um Plano de Negócios vai acelerar significativamente todo o processo, pois, antes de investir, os potenciais interessados vão querer ver e analisar o plano.

Está preparado para fazer o seu Plano de Negócios para ter mais sucesso com a sua empresa?

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Sandra Matias

Com mais de 20 anos em consultoria empresarial, a Sandra, tem como principal objetivo enquanto coach, desenvolver e treinar competências para se criar uma nova geração de Líderes, de Empresários, com o foco na obtenção de melhores resultados, através do trabalho de excelência e sem se comprometer o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

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