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Alavancagem: Uma solução para fazer crescer o seu negócio

Artigo é da autoria de ActionCOACH Lisboa
15 Julho 2021

Como é que uma PME cresce no contexto atual? O que é que as Pequenas e Médias Empresas e Negócios Familiares precisam de fazer para se posicionarem para expandir?

As respostas podem ser variadas consoante o tipo de negócio mas um factor comum é a utilização de alavancagem. Uma empresa que aplica alavancagem vai necessariamente ganhar vantagem sobre a concorrência no seu mercado, tanto financeiramente (alavancagem financeira é o termo mais comum quando alguém se refere a alavancagem) como nas outras áreas do negócio. 

No sistema de 6 Passos da ActionCOACH, a alavancagem é o 3º passo do processo e é fundamental para o domínio e crescimento dos negócios.

alavancagem

Para a ActionCOACH, alavancagem é simplesmente “cada vez mais com cada vez menos”, ou seja, o esforço adicional para ter um resultado é cada vez menor e o resultado alcançado em função desse esforço é cada vez maior. E com isto, ganhamos uma vantagem enorme.

Sistematizar o Negócio

Uma forma de pensar em conseguir alavancagem de forma sistemática no negócio é através dos Sistemas. 

Os Sistemas nas empresas melhoram a eficiência, alavancando sobre dados, investimentos de marketing e até sobre as competências dos colaboradores. Ao estabelecer sistemas, a empresa opera de forma mais metódica e as tarefas repetitivas são sistematizadas para assegurar que as melhores práticas são alavancadas. Assim, não só se aumenta a produção, como também se diminui a necessidade de corrigir erros e é possível uma melhor utilização de recursos; em suma: mais produtividade. 

Os sistemas permitem que os colaboradores operem a empresa num nível mais alto de capacidade de entrega e para tal é necessário uma base sólida para assegurar que a alavancagem pode ser aplicada em toda a empresa:

  1. Visão – qual o objetivo a longo prazo?
  2. Missão – como vamos alcançar a Visão?
  3. Pontos de Cultura: lista de princípios/valores que toda a gente na empresa segue para poder alcançar os objetivos
  4. Objetivos SMART – ter sempre objetivos mensuráveis, atingíveis, que se traduzam um resultado e bem definidos no tempo
  5. Qual o organigrama da empresa? Não só o atual mas o futuro 
  6. Acordos posicionais – é muito mais do que os famosos job descriptions: definem a área de influência do colaborador, a sua responsabilidade, as suas rotinas e como são avaliados
  7. KPIs – são os indicadores de performance que avaliam a performance da empresa e alinham resultados com os lucros obtidos
  8. Manuais, Checklists, etc – descrição de operações e métodos de trabalho em cada área/departamento 

Utilizar Alavancagem

Como resultado, assim que um negócio tem estes elementos fundamentais no lugar, está em condições de ter alavancagem. Noutras palavras, isto permite alcançar melhores resultados! Tal como uma alavanca que pode ser usada para levantar um objeto, utilizar a alavancagem no seu negócio significa usar os seus sistemas para mover o seu negócio para o próximo nível.

Mas atenção: é preciso envolver toda a equipa e as suas competências e maximizar o poder dos dados existentes. E também é necessário ter em conta duas coisas:

1) Os aspetos mencionados não são imutáveis; é necessário melhoria contínua
2) Ter sempre em conta que sistemas a mais podem prejudicar a produtividade retirando flexibilidade e espírito de inovação – é necessário criar os sistemas necessários que maximizam a produtividade; é simples mas não é fácil.

Agende uma sessão gratuita connosco para que possamos avaliar o nível de sistematização que tem na sua empresa e o que é necessário para ter a alavancagem a trabalhar para si e para o seu negócio.

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