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Como aplicar uma estratégia de negócio competitiva na sua empresa

Artigo é da autoria de ActionCOACH Lisboa
18 Agosto 2022

Ter um plano de negócios bem definido e estruturado é crucial ao sucesso de qualquer negócio. Há vários benefícios em ter uma estratégia de negócio abrangente, no entanto, no mercado competitivo dos dias de hoje, é importante que um plano de negócios siga uma estratégia específica e personalizada às vantagens competitivas de cada empresa.

Mas quais são, de facto, os benefícios? Porque deve investir numa estratégia de negócio competitiva? Neste artigo, exploramos a importância de uma estratégia competitiva e como pode desenvolver um plano de negócios competitivo personalizado à sua empresa.

Vantagem competitiva: o que é?

Uma vantagem competitiva refere-se a qualquer aspeto do seu negócio que o diferencie da concorrência — desde produto ou serviço a preço ou localização. 

Diferentes tipos de vantagens competitivas trazem consigo diferentes tipos de riscos e oportunidades: enquanto algumas funcionam meramente como simples vantagens sob a sua concorrência, outras têm o poder de transformar todas as vertentes do seu negócio.

Estratégias Internas vs Estratégias Externas

Vantagens competitivas derivadas de estratégias internas referem-se a processos que a sua empresa domina em relação à concorrência, como cultura de empresa ou processos de fabrico. 

Por outro lado, vantagens competitivas derivadas de estratégias externas estão relacionadas a fatores externos, como localização ou acesso a matérias primas. Este tipo de vantagens tende a ser passageiro, sendo importante planear uma boa estratégia de aproveitamento das mesmas.

Porquê investir em vantagens competitivas?

Vantagens competitivas são ferramentas essenciais na construção de valor de marca e quota de mercado. Além disso, protegem a sua empresa contra novos concorrentes no mercado ao, simultaneamente, manterem os lucros do seu negócio, mesmo durante épocas económicas mais desafiantes.

Adicionalmente, vantagens competitivas funcionam como âncora, possibilitam a atração de talento para a sua empresa e proporcionam ao seu negócio oportunidades de sucesso a longo prazo. 

Outros benefícios incluem: 

  • Melhor compreensão sobre a sua concorrência e o mercado em que se insere
  • Desenvolvimento de objetivos a longo-prazo para o seu negócio
  • Criação de um plano de resposta a mudanças no mercado
  • Construção de quota de mercado e valor de marca
  • Organização pensada dos recursos da sua empresa

Como obter vantagens competitivas?

Uma vantagem competitiva eficaz é aquela que se verifica sustentável a longo-prazo. Este tipo de vantagens refere-se a qualquer aspeto difícil, ou mesmo impossível, de replicar, como uma proposta de valor única ou tecnologia patenteada. 

Para desenvolver uma vantagem competitiva sustentável e proporcionar benefícios duradouros para a sua empresa, precisa de uma estratégia de negócios competitiva bem delineada e focada nos seus objetivos profissionais. O segredo está na criação de uma proposta de valor única para os seus consumidores, ajudando-o a manter uma posição de liderança no mercado.

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4 tipos de estratégias competitivas

Segundo Michael Porter, existem quatro tipos de estratégias competitivas que explicam as várias formas como uma empresa pode criar uma vantagem competitiva sustentável:

  • Estratégia de liderança de custo
  • Estratégia de melhor preço
  • Estratégia de diferenciação
  • Estratégia de nicho de mercado

Estratégia de liderança de custo

Este tipo de estratégias é indicado para mercados abrangentes, onde a concorrência oferece produtos ou serviços semelhantes aos da sua empresa. Refere-se a estratégia de liderança de custo quando uma empresa procura ter o preço de produção mais baixo no mercado, tendo como objetivo produzir mais produtos ou serviços a um menor preço que a concorrência, mantendo sempre a qualidade.

Estratégia de melhor preço

Semelhante à estratégia de liderança de custo, este tipo de estratégias foca-se num mercado específico, ou nicho, e tem como objetivo proporcionar aos consumidores um produto ou serviço de qualidade a um preço menor que o da concorrência, ao mesmo tempo que garante uma boa proposta de valor.

Estratégia de diferenciação

Este tipo de estratégias é indicado para mercados abrangentes, em que os concorrentes da sua empresa proporcionam aos consumidores produtos ou serviços semelhantes aos seus. O objetivo de uma estratégia de diferenciação é oferecer aos consumidores uma proposta de valor única e não replicável, aumentando a competitividade da sua empresa.

Estratégia de nicho de mercado

Este tipo de estratégias é indicado para mercados específicos e de nicho, pois envolve o desenvolvimento de competências exclusivas para um determinado mercado. O objetivo das estratégias de nicho de mercado é tornar o seu negócio no líder de mercado. Ao utilizar esta estratégia, é importante compreender o seu público-alvo e as suas necessidades, assim como a atual oferta de mercado.

Estratégia Competitiva vs Estratégia de Negócio

Uma estratégia de negócio global lida com a forma como uma empresa tenciona alcançar os seus principais objetivos, tendo sempre os seus recursos, ambiente externo e capacidades em consideração. Este tipo de estratégias tem como objetivo encontrar o melhor posicionamento para a sua empresa, de modo a alcançar os seus objetivos. 

Já uma estratégia competitiva foca-se nas formas como uma empresa pode construir uma vantagem competitiva dentro do seu mercado e competir contra a concorrência. Este tipo de estratégias tem em consideração ações específicas e envolve criar novos produtos ou serviços, entrar em novos mercados ou adotar novos modelos de negócio, de forma a maximizar o sucesso da sua empresa.

Ao desenvolver uma estratégia de negócio competitiva, é fundamental alinhar-se práticas de negócio de modo a alcançar vantagens competitivas na indústria e alcançar resultados de sucesso para a sua empresa.

Estratégia de negócio competitiva: como criar e aplicar

Agora que já conhece alguns dos benefícios de ter uma estratégia de negócio competitiva bem delineada, eis como criar e personalizar um plano à medida da sua empresa:

  1. O primeiro passo é analisar o mercado em que se insere e identificar os seus principais concorrentes. Analise os serviços ou produtos que estes oferecem aos seus consumidores, assim como o seu posicionamento no mercado;
  2. Defina objetivos para o seu negócio! Tenha em consideração a regra SMART e estabeleça objetivos específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e globalizados no tempo;
  3. Com os seus objetivos definidos, chegou a altura de começar a desenvolver as suas vantagens competitivas. O que é que torna o seu negócio único? Seja criativo e utilize as suas forças a seu favor;
  4. Depois de definir a sua vantagem competitiva, o último passo passa por analisar temas como preço, marketing e desenvolvimento de produto, de modo a finalizar o desenvolvimento da sua estratégia de negócio competitiva.

Definir uma estratégia de negócio competitiva é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. É necessário analisar a sua concorrência e desenvolver vantagens únicas, certificando-se de que o seu negócio está corretamente posicionado para construir quota de mercado e valor de marca.

Já está esclarecido sobre vantagens competitivas e os diferentes tipos de estratégias onde as pode aplicar? Os nossos Coaches estão aqui para o ajudar! Marque uma reunião connosco e dê início ao futuro do seu negócio.

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