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Como fazer crescer o seu negócio

Luis Charneca - 04/06/2019

Quando os nossos clientes se comprometem em ter um Business Coach da ActionCOACH Lisboa, eles esperam resultados.

 

Um dos indicadores de sucesso no mundo dos negócios, é aumentar lucros.

 

Se um dos seus objetivos para o negócio é aumentar o lucro, este artigo interessa-lhe. Vai ficar surpreendido como um pequeno esforço e aumento numa área do seu negócio vai provocar um aumento considerável nos lucros.

 

Deixe-me apresentar cinco formas   simples para aumentar os lucros da sua empresa. Tenho testemunhado, ao longo da minha carreira como ActionCOACH Business Coach, como a implementação desta fórmula simples origina resultados massivos nos meus clientes.

 

Vou explicar cada uma das cinco formas para perceber como pode, mais do que duplicar, o lucro no seu negócio. Ter uma noção clara do ponto onde está neste momento, em cada uma delas, dá-lhe um bom ponto de partida.

 

1. Número de Leads. Qual é o número de leads qualificadas que entra no seu “funil de vendas” em cada semana, mês ou ano? Se não está a medir este indicador, faça-o a partir de agora.

2. Taxa de Conversão. Quantas dessas Leads qualificadas se convertem em Clientes? Pode calcular a sua taxa de conversão através desta equação: Número de Vendas / Número de Leads = Taxa de Conversão (percentagem).

Por exemplo se fechar 100 novos clientes a partir de 500 leads, a sua taxa de conversão é de 0,2 ou 20%.

3. Número de Transações. Qual o número médio de transações que os clientes fazem por semana, por mês ou por ano?

4. Valor Médio de Venda. Em média, qual o valor que cada cliente compra em cada transação?

5. Margem de Lucro. Que percentagem de cada venda é lucro versus a percentagem que paga os recursos necessários para produzir o seu produto ou serviço? Pode usar a seguinte fórmula para calcular a sua Margem de Lucro: (Vendas – Custos) / Vendas = Margem (percentagem).

 

Por exemplo se lhe custa 100€ a produzir algo que vai vender por 115€, a sua Margem  vai ser  115€-100€=15€/115€=0,13.  Tem uma margem de lucro de 13%.

 

Como é que estas 5 variáveis vão impactar o seu negócio?

Vamos utilizar alguns números aleatórios:

Número de Leads     4.000  X  Taxa de Conversão   25%

=  Número de Clientes 1.000  X  Número de Transações 2  X  Venda Média 100€

=  Vendas 200.000€  X   Margem Lucro 25%

Lucro 50.000€

A percentagem pode parecer até ridícula, mas vamos aumentar apenas 10% em cada uma das cinco formas e perceber o efeito na “bottom line”:

Número de Leads  4.400  X  Taxa de Conversão 27,5%

=  Número de Clientes 1.210  X  Número de Transações 2,2  X   Venda Média 110€

=  Vendas 292.820€  X  Margem Lucro 27,5%

Lucro 80.525,50€

 

E o aumento no Lucro é de, aproximadamente, 61%.

Deixo como exercício fazerem o mesmo com um aumento de 100% em cada uma das cinco formas. Gostou do resultado? Se duplicar o esforço em cada uma das cinco áreas, aumenta o seu lucro em 32 vezes!!!

 

Quando somos donos de uma pequena empresa, parece sempre muito complicado fazê-la crescer, mas se pensar em alavancar o seu negócio usando o método que descrevi, pequenos negócios podem atingir resultados extraordinários.

 

Se desconhece como fazer para aumentar em 10% (ou 100%) cada uma das cinco formas, terei todo o gosto em ajudá-lo.

Espero ter ajudado a clarificar e a potenciar melhores empresas, empresários e empreendedores.

 

Se necessitar de alguma ajuda para definir quais as estratégias a utilizar, ou ainda se gostou deste artigo, ficou com alguma dúvida ou quiser colocar uma questão terei todo o gosto em receber as suas partilhas e comentários.

 

Dê-me o seu feedback (luischarneca@actioncoach.com)

Luis Charneca

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