
Como planear estrategicamente o crescimento do seu negócio
Artigo é da autoria de ActionCOACH Lisboa
15 Setembro 2022
Como empresário, um dos seus maiores objetivos para a sua empresa é, certamente, o de alcançar crescimento orgânico e sustentável. Com o desenvolvimento do plano certo, estratégias de negócio podem ser determinantes para alcançar, não só os seus objetivos, como garantir que se mantem um passo à frente da concorrência.
Neste artigo, explicamos-lhe como pode implementar planos de estratégia focados no crescimento da sua empresa. Exploramos o que está incluído num plano estratégico eficaz e oferecemos-lhe insights chave para que consiga garantir o crescimento do seu negócio.
Porque usar planos estratégicos para crescer o seu negócio?
Planear de forma estratégica é uma ferramenta essencial para que os negócios cresçam e tenham sucesso. Ao desenvolver um plano estratégico claro e abrangente, é-lhe possível identificar quais as ações que mais irão ajudar a sua empresa a alcançar os seus objetivos, assim como a aproveitar potenciais oportunidades que se apresentem no mercado.
Alguns dos benefícios aliados ao planeamento estratégico do seu negócio incluem:
- Foco e clareza: Planos estratégicos permitem-lhe definir a visão e missão da sua empresa, assim como analisar quais as ações que necessita de por em prática para alcançar os seus objetivos. Este foco ajuda-o a tomar as decisões certas e a manter o seu negócio no caminho mais adequado ao seu crescimento.
- Mais oportunidades: Planos estratégicos proporcionam-lhe a vantagem de fazer conexões entre diferentes aspetos do seu negócio, como marketing e vendas. Ao identificar potenciais oportunidades de crescimento, pode capitalizar em novas oportunidades assim que estas surgem no mercado.
- Melhor organização de recursos: Ao desenvolver um plano estratégico, pode organizar, de forma mais eficiente, os recursos da sua empresa para áreas com maior impacto no crescimento do seu negócio.
Como desenvolver o seu plano estratégico
Para garantir que o sue plano é abrangente e considera todos os aspetos da sua empresa, existem alguns elementos chave que devem estar incluídos no seu processo de desenvolvimento.
1. Defina os seus objetivos
O primeiro passo em qualquer processo de planeamento estratégico é definir quais os objetivos que quer alcançar. Defina o significado de sucesso para o seu negócio – o que deseja alcançar e quais os passos necessários para lá chegar.
2. Analise a sua concorrência e tendências de indústria
É importante rever a sua concorrência e analisar as tendências da indústria em que se insere, de modo a compreender melhor o panorama do seu mercado. Esta análise ajuda-o a identificar novas oportunidades e ameaças, assim como a garantir que o plano de crescimento do seu negócio é realista e apelativo para os consumidores.
3. Analise os seus recursos
Analise quais os recursos à sua disposição e qual a melhor forma de os utilizar para atingir os seus objetivos.
4. Desenvolva a sua estratégia
Após analisar os seus recursos e o panorama de mercado, chegou a altura de começar a desenvolver a sua estratégia de crescimento. Defina quais as ações a tomar para alcançar os seus objetivos e como alocar e organizar os seus recursos.
5. Crie um plano de implementação
Por fim, assim que a sua estratégia esteja desenvolvida, é importante criar um plano de implementação para a mesma. Este plano deve incluir, de forma detalhada, ações específicas que garantam que atinge os seus objetivos, assim como timeline e orçamento disponível.
Através destes passos, pode desenvolver um plano estratégico compreensivo e eficaz, focado no crescimento da sua empresa. Dedique parte do seu tempo para definir os seus objetivos e mercado alvo, assim como para analisar os seus recursos e as tendências presentes na sua indústria, de modo a criar uma estratégia que o ajude a capitalizar novas oportunidades e a alcançar os seus objetivos.

Tipos de planos estratégicos e como utilizá-los
Existe uma grande variedade de diferentes tipos de modelos de planeamento estratégico. O modelo que escolher para desenvolver a estratégia de crescimento da sua empresa deve ser adequado às suas especificidades e objetivos.
1. Análise SWOT
A análise SWOT é um modelo de planeamento estratégico bastante utilizado para avaliar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do seu negócio. Este tipo de análise especializa-se na identificação de áreas do seu negócio que necessitam de melhoria, assim como potenciais oportunidades de crescimento no mercado.
2. Modelo das 5 Forças de Porter
O modelo das 5 Forças de Porter é utilizado para analisar o panorama competitivo do seu negócio. Este modelo de planeamento ajuda-o a compreender quais os principais players da sua indústria, assim como a desenvolver estratégias de crescimento eficazes.
3. Matriz Crescimento vs Lucratividade
A matriz crescimento vs lucratividade é um modelo de planeamento estratégico utilizado para avaliar as vantagens entre os diferentes tipos de crescimento de negócios. Este modelo pode ser utilizado para avaliar as vantagens entre os diferentes tipos de crescimento de negócio, assim como ajudá-lo a compreender como as suas decisões podem impactar a sua lucratividade.
Independentemente do modelo de planeamento estratégico escolhido, é importante analisar todos os aspetos do seu negócio, de forma a desenvolver uma estratégia de crescimento eficaz. Após a escolha do modelo, garanta que pesquisa, de forma extensiva, o mesmo, para que compreenda como o utilizar de forma correta.
4 formas de medir o crescimento do seu negócio
Assim que a sua estratégia de crescimento esteja desenvolvida, é importante implementar um sistema que meça o seu progresso. Este sistema irá ajudá-lo a avaliar o seu progresso e a fazer os ajustes necessários à sua estratégia.
Existem algumas métricas chave nas quais se pode focar para medir, de forma eficaz, o crescimento do seu negócio e garantir que está a alcançar os seus objetivos, incluindo:
Aumento de lucros
Uma das formas mais comuns de medir o sucesso de um negócio é através da medição do aumento dos seus lucros – desde o rendimento global ao rendimento de produtos ou serviços específicos. Podem também utilizar esta métrica para avaliar o funcionamento da sua estratégia de marketing e iniciativas de vendas, assim como compreender a performance do seu negócio em comparação à concorrência.
Aquisição de clientes
Outra métrica chave que o pode ajudar a medir o crescimento do seu negócio é a aquisição de clientes. Isto inclui o número de novos consumidores que está a adquirir mensalmente ou trimestralmente, assim como o rendimento total destes consumidores durante um determinado período de tempo. Esta métrica ajuda-o a traçar a origem do seu crescimento e a identificar potenciais áreas de melhoria à medida que revê e otimiza a sua estratégia de aquisição de clientes.
Retenção de clientes
Outra métrica importante para medir o crescimento de um negócio é a retenção de clientes. Isto refere-se à percentagem de consumidores que continuam a realizar negócios com a sua empresa durante um determinado período de tempo. Analisar esta métrica pode ajuda-lo a compreender a lealdade dos seus consumidores, assim como identificar áreas onde seja necessário melhorar de forma a reter mais clientes.
Quota de mercado
Por fim, medir a sua quota de mercado pode ser uma forma bastante eficaz para avaliar o crescimento do seu negócio. Esta métrica refere-se à percentagem do mercado global controlado pela sua empresa. Medir o desenvolvimento da sua quota de mercado pode ajudá-lo a entender a sua posição em relação à concorrência, assim como identificar novas oportunidades para crescimento sustentável.
Existem diversas métricas utilizadas para quantificar o crescimento de um negócio, escolher as métricas certas depende dos seus objetivos e prioridades. Ao analisar as métricas escolhidas durante um vasto período de tempo, irá desenvolver um conhecimento claro sobre a performance do seu negócio e estará à altura de dar os passos certos para a melhorar.
Agora que já sabe como planear estrategicamente o crescimento do seu negócio, está pronto para começar a aventura. Se precisa de ajuda para delinear um plano estratégico personalizado à sua empresa, agende uma reunião com um dos nossos Coaches e dê início ao futuro do seu negócio.
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