
Como pode melhorar o seu negócio rapidamente?
Artigo é da autoria de Sandra Matias, Business Coach da ActionCOACH Lisboa.
7 Dezembro 2021
A maneira mais rápida para melhorar um negócio é através do aumento do DESEMPENHO das vendas, e não, do simples aumento das vendas!
Como assim?
Acredito que seja esta a pergunta que surgiu na sua mente…
Eu passo a explicar?
Na maioria das vezes, a empresa não precisa de despender mais dinheiro em anúncios de publicidade, o que precisa é rastrear a sua taxa de conversão para descobrir onde poderá economizar dinheiro.
Por exemplo, se 30% a 40% das pessoas que entram numa loja saírem sem comprar nada, existe aqui uma enorme oportunidade para descobrir as principais razões de isso acontecer, e, a empresa poder atuar sobre a sua taxa de conversão.
E isto aplicasse também a todas as pessoas que ligam ou enviam um email com um pedido de cotação para algo.
E, como se pode melhorar este desempenho?
Por exemplo, revendo a forma como os colaboradores interagem com essas pessoas, para se poder aumentar o número de pessoas que acaba por comprar algo.
Vamos a um exemplo prático:
Alguém entra numa sapataria e o(a) colaborador(a) da loja aborda a pessoa da seguinte forma: “Bom dia, posso ajudar em alguma coisa?”
Perante isto, o mais habitual é receber como resposta: “Não, obrigada. Só estou a ver.”… e o diálogo tornasse mais difícil de continuar.
Ora, em vez desta abordagem, podemos treinar a equipa para passar a abordar da seguinte forma: “Bom dia! Está à procura algo para si ou para outra pessoa?” ,… e depois… “Estava a pensar algo de que género?”,…
Ao utilizar estas questões abertas, a equipa consegue quebrar a barreira inicial com a pessoa e abre um diálogo que trará uma maior probabilidade de fecho da venda, e, como resultado, terá um melhor desempenho das vendas no fim do dia.
Vamos agora ver como a taxa de conversão se relaciona com o custo de aquisição de um comprador, e como é importante para se analisar como se pode aumentar o desempenho das vendas:
Olhando para o exemplo de um anúncio publicitário, temos:
- Valor do anúncio = 1.000€
- Respostas recebidas = 10
- Resultado: o anúncio teve uma taxa de conversão de 1%
- Das 10 pessoas atendidas, a equipa conseguiu converter 2, fechando 2 vendas.
- Ou seja, a taxa de conversão de uma lead (potencial cliente) foi de 20%
- Neste caso, a empresa teve um custo de aquisição de um novo comprador de 500€ com este anúncio e com o desempenho da equipa.
Perante isto, a empresa poderá melhorar a sua taxa de conversão para obter mais lucro em cada venda se:
1 analisar e melhorar o script que a equipa está a utilizar no atendimento das pessoas,
2 criar uma proposta única de venda,
3 criar uma garantia de venda,
entre outras ações…
Neste exemplo, vamos imaginar que, após estas melhorias, a empresa coloca de novo o mesmo anúncio, alocando outros 1.000€, e recebendo outras 10 respostas ao anúncio, mas desta vez consegue converter 5 delas (em vez das 2 iniciais).
Aumentando a taxa de conversão para 50%, consegue fechar 5 vendas, pelo que o custo de aquisição de um novo comprador passou a ser agora de 200€.
E com um custo de aquisição de um novo comprador de 200€, em vez de 500€, a empresa consegue agora ter investimento que lhe garante uma margem de lucro de 300€ em cada venda.
Com este exemplo, percebe-se que é mais eficaz atuar-se na melhoria da taxa de conversão em vez de se duplicar o valor do anúncio com o objetivo de se concretizar mais vendas, pois o custo de aquisição manter-se-ia e a empresa iria elevar o valor na rubrica de publicidade.
Concorda comigo?
Já aplica isto no seu negócio?
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Se achou útil estas estratégias e ainda não as aplica no seu negócio, vamos lá pôr isto em prática.
Uma nota ainda: também é possível melhorar a taxa de conversão do anúncio em respostas ao mesmo, mas ficará para outro dia ?
Sou Sandra Matias, da AcionCOACH, e se precisa de algum apoio para aplicar estas ou outras estratégias, marque já uma sessão gratuita comigo através deste link: https://bit.ly/3cWoGX5
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