imageblog reter&criartalentos

Como Reter E Criar Talentos Na Sua Empresa?

Artigo é da autoria de Hugo Monteiro, Business Coach da ActionCOACH Lisboa.
16 Julho 2021

Se é dono de uma empresa e esta ainda depende da sua presença, este artigo é para si!

Citando Jim Collins no seu livro Good to Great– “Aqueles que constroem ótimas empresas compreendem que, em última análise, a base do crescimento não são os produtos, os mercados, a tecnologia ou a concorrência. Trata-se de algo que está acima de tudo isto: a capacidade de contratar e manter a quantidade suficiente de pessoas certas.” 

Neste artigo vou focar-me apenas na retenção das pessoas certas e em como criar esses talentos usando uma simples técnica que é usada no Business Coaching – Alinhamento de equipa.

Alinhamento de Sócios

Antes de aprofundar o que é o alinhamento de equipa é importante realçar que este só deve acontecer após um alinhamento de sócios.

Um alinhamento de sócios é um processo onde os sócios falam abertamente da visão do negócio, das expectativas que cada um tem sobre o negócio, falam sobre os seus objetivos pessoais, e outros assuntos que podem ser relevantes para o alinhamento de todos os intervenientes. Este processo também se aplica aos negócios familiares que estão a preparar a geração seguinte.

Sugestão: Contrate alguém externo da sociedade da empresa para realizar o alinhamento de sócios, garantindo imparcialidade e racionalidade em todo o processo.

Alinhamento de Equipa

Uma vez chegada a esta etapa, está na altura de alinhar a equipa! Isto significa que é altura de alinhar a equipa com os objetivos dos sócios, alinhar o diretor geral ou sócios (caso ainda estejam presentes no negócio) com a equipa e unificar todos como equipa, independentemente do cargo que têm na empresa e perceber que estão todos presentes no negócio com uma visão unificada.

Mais uma vez, este momento deve ser liderado por alguém externo à organização e com experiência comprovada em alinhamentos de sócios e de equipas.

6 elementos críticos para alinhar e criar uma equipa vencedora

Existem vários elementos que são cruciais para um bom alinhamento de equipa. Neste artigo destaco os seis elementos críticos para alinhar e criar uma equipa vencedora, que devem ser discutidos de forma aberta e honesta entre todos os elementos da equipa.

  1. Forte liderança:  Qualquer líder de sucesso deve manifestar paixão e responsabilidade. Assim, a sua equipa irá procurar orientação, crescimento, tomada de decisões e desenvolvimento. Este é também o momento também em que a equipa partilha que estilos de liderança espera encontrar em diferentes contextos da empresa, o que facilita o diálogo entre a liderança e um forte alinhamento entre todos.
  2. Objetivo comum: por outras palavras, está relacionado com o propósito da empresa, visão e missão.
  3. Regras do jogo: mais conhecido pela cultura e valores dentro da empresa.  É importante definir quais os comportamentos esperados dentro de uma organização e vivê-los diariamente. Não se esqueça que a cultura da sua organização vai sempre sobrepor-se à estratégia, ou seja, o comportamento dentro da sua organização vai sempre vencer qualquer estratégia que tenha.
  4. Plano de Ação: dê a cada pessoa uma função apropriada e a possibilidade de escolherem o que mais gostariam de fazer. Entregue um acordo posicional escrito que descreva o trabalho a desenvolver, quais as responsabilidades, explique como o resto da equipa o vai apoiar e forneça um manual de normas e procedimentos que sirva como referência para toda a equipa. Defina indicadores chaves para todos saberem quando estão a fazer bem ou mal.
  5. Apoio ao risco: As equipas são como árvores, ou estão a crescer ou a morrer. Precisam de motivação e de novos desafios para alargarem os limites da criatividade e desempenho. Para crescerem e se desenvolverem, é importante romperem com convenções e saírem da zona de conforto para a zona do risco da recompensa, ou seja: serem incentivadas a pensar e agir pela própria cabeça, principalmente quando é preciso tomar uma decisão na hora. Este quinto elemento é o contrário de fazer micro gestão dentro da empresa.
  6. 100% envolvimento e inclusão: uma das principais armadilhas das empresas é continuarem muito fechadas como equipa, o que é bom mas, em vez de incluir e envolver outras pessoas que possam oferecer as suas capacidades, conduz à prática de uma política de secretismo e exclusão. As equipas precisam de envolver todos os colaboradores, as organizações precisam de manter a sua declaração de visão divulgada e visível, não secreta, e os líderes e empresários precisam de partilhar o controlo – caso contrário, acabarão por perdê-lo.

Para finalizar, todo este processo tem como objetivo criar uma comunicação entre todos os envolvidos para alcançar o sucesso, que foi a visão definida entre os sócios e que estará algures em impactar alguém na sociedade de forma positiva e com sucesso. Quer saber como implementar estes processos e realizar este alinhamento na sua empresa? Agende uma sessão de Business Coaching gratuita e sem qualquer compromisso! Explicamos-lhe tudo.

Descubra as melhores estratégias para adquirir competências de liderança e motivar as suas equipas para o sucesso!

 

Preencha os dados para receber o nosso eBook “Como atrair e constuir uma equipa de sonho!”.

GESTÃO DE EQUIPAS

lm equipas ebook preview
EBOOK GRÁTIS

Partilhar:

Hugo Monteiro

Hugo Monteiro em 2012 decidiu avançar para a certificação como Business coach da ActionCOACH no México, Monterrey. Hoje tem como Missão, fazer com que os empresários gerem mais dinheiro para a sua empresa, tenham mais tempo, desenvolvam valências a nível de liderança e gestão empresarial adaptada à conjuntura atual, garantindo a qualidade de vida.

Últimos artigos de Hugo Monteiro