acl timetotakethepulseofyourorganization

É altura de tomar o pulso à sua Empresa

Artigo é da autoria de ActionCOACH Lisboa
18 Fevereiro 2021

Sente-se o stress. Quando a sua equipa tem de estar numa chamada Zoom ou Teams, você consegue sentir a ansiedade. A mais pequena das discussões pode tornar-se um drama. Algum stress está a espalhar-se como um virus por toda a sua empresa. Em vez de o ignorar e esperar que desapareça por si, como responsável pelo seu negócio, deve lidar com isto e imunizar a sua equipa contra esta situação. 

Se não tomar, de imediato, os passos necessários, uma pandemia psicológica pode ter consequências enormes na produtividade. Tome o pulso da sua empresa de forma regular e tome ações preventivas se necessário: 

  • Está a notar que alguns membros da equipa estão a comportar-se de forma diferente? 
  • As pessoas que normalmente são expansivas estão, neste momento, retraídas?
  • O tempo necessário para trabalho está a diminuir e existem mais pessoas de baixa do que era suposto? 
  • As pessoas estão a levar assuntos demasiado para o lado pessoal? 

Normalmente estes sintomas começam com um membro da equipa e depois espalham-se. Os seres humanos adoram viver em comunidade e mesmo que o sentimento seja negativo, sentem-se atraídos pela ansiedade e descontentamento. Mesmo os que não alinham nesse ambiente, acabam por isolar-se o que, em si, cria os seus próprios problemas. 

Qual a cura para estes sintomas? 

Em primeiro lugar as reuniões individuais são importantíssimas para dar espaço às pessoas e percebermos as causas. Por outro lado, se tem membros da equipa que estão a trabalhar demais, o chamado “burnout” pode mesmo acontecer e é importante definir que exceções não são a regra; o equilíbrio entre entre trabalho e as outras dimensões da vida, é fundamental para manter a equipa saudável e satisfeita. 

Algumas sugestões adicionais: 

  • Quebre a monotonia: considere alterar a hora de algumas reuniões ou eliminar reuniões desnecessárias;
  • Se estiverem a trabalhar num escritório, porque não deixar que seja possível trazer os animais de estimação ou criar os dias de “traga o seu animal de estimação”?
  • Ainda no escritório, se tiver possibilidade, ter elementos de diversão incluindo consolas de jogos, etc podem ajudar bastante; 
  • Se estiverem a trabalhar a partir de casa, a oferta de vez em quando de almoços entregues ao domicílio e com uma sessão de formação a acompanhar;
  • Clubes de leitura, ou outros similares dentro da empresa são óptimos para libertar o stress e estimulam a comunicação ;
  • Oferecer flexibilidade de horários em que é o colaborador a escolher para poder acomodar com as necessidades pessoais/familiares;
  • Dar sempre o exemplo, tomando nós próprios opções saudáveis: a equipa é o reflexo do líder.

Quanto mais cedo, encarar esta situação, mais facilmente remove o contágio. 

Um business coach certificado é a pessoa ideal para poder fazer um checkup à saúde do seu negócio. Marque connosco aqui e vamos atribuir-lhe um coach – a primeira sessão é oferecida por nós.

Descubra as melhores estratégias para adquirir competências de liderança e motivar as suas equipas para o sucesso!

 

Preencha os dados para receber o nosso eBook “Como atrair e constuir uma equipa de sonho!”.

GESTÃO DE EQUIPAS

lm equipas ebook preview
EBOOK GRÁTIS

Partilhar:

ActionCOACH Lisboa

Últimos artigos de ActionCOACH Lisboa