
É hora de voltar ao trabalho
Artigo é da autoria de ActionCOACH Lisboa
29 Setembro 2020
Muitas grandes empresas como a Google, a Amazon e o Twitter afirmaram que o teletrabalho continuará no centro dassuas organizações pelo menos até ao final do ano. Algumas empresas descobriram que podem operar com eficácia fora das armadilhas tradicionais de um escritório.
Muitos trabalhadores sentiram que o teletrabalho veio misturar o trabalho e a vida pessoal e por isso, acabaram por trabalhar mais durante o período de isolamento. O “trabalho de escritório” como nós conhecemos mudou definitivamente para sempre.
A perspetiva dos CEOs
No entanto, alguns CEOs acreditam que trabalhar em casa traz mais aspetos negativos do que positivos e, embora cada empresa precise de avaliar as vantagens, é claro que fazer as pessoas regressar ao trabalho presencial deve ser uma prioridade para estimular a economia.
Os CEOs que desejam voltar a trabalhar no escritório, estão, provavelmente, a identificar falhas na dinâmica das suas equipas. Qualquer desconexão entre os principais membros da equipa ou rupturas interdepartamentais pode ser prejudicial para uma empresa que depende desses relacionamentos para impulsionar o crescimento e a inovação.
Embora as reuniões virtuais possam reduzir a lacuna de acessibilidade, pouco contribuem para compensar a falta de “engagement” entre as pessoas. A interação social no trabalho permite que os membros de uma equipa construam relações que não são apenas de teor laboral. Esta interação acaba por aliviar o stress e promover a criatividade. Isolados em casa, os seus trabalhadores mais carismáticos podem achar isso sufocante.
Regressar ao escritório com a sua equipa deve ser um processo feito com cuidado e cautela. Estabelecer políticas de distanciamento social, atualizar protocolos de limpeza e criar ambientes seguros e saudáveis é a chave para reunir a equipa novamente. Cumprir as ordens do governo para manter todos os funcionários seguros tem de ser o objetivo. Se os funcionários precisarem de interagir regularmente com os clientes, deve-se garantir que os padrões de segurança e saúde são seguidos a toda a hora.
“Cada pessoa tem dons, talentos e habilidades únicos”, diz John J. Murphy, especialista em transformação de negócios e autor de Pulling Together: 10 Rules for High Performance Teamwork. “Quando os colocamos na mesa e os partilhamos para um propósito comum, isso pode dar às empresas uma vantagem competitiva real” (Middleton, 2019).
Interação de equipa
A interação da equipa e dinâmicas de equipa saudáveis podem trazer muitos benefícios para uma organização. Para além da produtividade, existem algumas outras vantagens organizacionais que a interação da equipa traz, tal como:
● Colaboração
● Cultivo do génio
● Inovação
● Felicidade
● Crescimento Pessoal
● Burnout reduzido
● Aprimoramento de habilidades
Como os humanos são, por definição, animais sociais, o isolamento prolongado pode diminuir a eficácia de alguns membros da sua equipa. Ajudá-los a voltar ao escritório pode trazer de volta a centelha e as relações de que precisam para prosseguirem.
Como líder de negócios, não se apresse. Avaliar as necessidades da sua equipa e trabalhar num plano abrangente que convida os trabalhadores a voltarem quando se sentirem confortáveis garantirá a segurança de todos. Alguns cargos, devido a certas necessidades de negócios, podem precisar de voltar mais cedo, mas, no final de contas, devolver a todos algo familiar pode aliviar o stress e a ansiedade que sentiram durante a quarentena
Torne o regresso ao trabalho em algo divertido e interessante. Fazer dias temáticos pode trazer alguma diversão. Aproveite este período para fazer mudanças físicas no escritório – adicione divisórias, organize a desordem ou renove a pintura dentro do espaço. Estas mudanças podem encorajar os membros da equipa a voltar para uma experiência verdadeiramente nova.
Também será uma boa altura para trabalhar com um profissional e criar uma estratégia e um plano para este regresso ao escritório. Um Business Coach certificado pode ajudá-lo nesta meta. A ActionCOACH é a maior e mais bem-sucedida franquia de coaching de negócios do mundo. Com mais de 25 anos de experiência e 1.000 coaches a trabalhar em mais de 70 países, possui estratégias, opções de melhoria de processos e sistemas para ajudá-lo em qualquer desafio empresarial.
Para saber como podemos ajudar o seu negócio, agende um diagnóstico 100% gratuito e sem compromisso com um dos nossos Business Coaches.
Partilhar: