Artigo Actioncoachlisboa Dono Do Negocio

É realmente Dono do seu Negócio?

Artigo é da autoria de Luis Charneca, Business Coach da ActionCOACH Lisboa.
8 Outubro 2020

Conheço muitos empresários que, apesar de serem donos do seu negócio, ainda têm mentalidade de empregado. Na maioria dos casos porque, anteriormente, foram colaboradores noutras empresas antes de iniciarem os seus próprios negócios e não estão a conseguir mudar os hábitos e as rotinas. Grande parte cai nesta “roda do rato” e não consegue sair dela

Está na hora de voltar a relembrar os motivos pelos quais iniciou o seu negócio.

O Sonho…

  • Mais liberdade;
  • Consegue fazer melhor que o seu antigo patrão;
  • Segurança financeira;
  • Escolhas;
  • Autonomia;
  • Equilíbrio entre a vida profissional e pessoal;
  • E porque não queria apenas um emprego!

No entanto a realidade é mais…

  • O mais mal pago do negócio;
  • Sente-se culpado quando não está presente;
  • Trabalha demasiadas horas;
  • Continua a fazer tarefas que não adicionam valor e que não gosta!

Muitos donos de negócios subestimam o seu valor e fazem aquilo que deveriam ser os colaboradores a fazer.

Se é empresário e se identifica com o que leu até aqui, faça o seguinte exercício: Escreva TODAS as tarefas que executa e classifique-as em A, B, C, D conforme:

  • Tarefas A – Baixo valor e baixas competências
  • Tarefas B – Alto valor e baixas competências
  • Tarefas C – Baixo valor e altas competências
  • Tarefas D – Alto valor e altas competências

Existem muitos empresários – demasiados até – que não conseguem estar focados em tarefas que lhes dão um retorno de muitas centenas ou milhares de euros à hora – como trabalhar estrategicamente o negócio, fidelizar clientes, aumentar o lucro, planeamento e outras formas de trabalhar “O” negócio – por não terem tempo. E não têm tempo porquê? Porque estão a executar tarefas que podem delegar e que valem apenas alguns euros ou dezenas de euros.

Precisamos de parar e olhar para onde agregamos valor e fazer mais. E parar urgentemente de investir o tempo em tarefas que podem ser feitas pela equipa ou mesmo em outsourcing.

Pare de se sentir culpado por deixar a sua equipa a trabalhar enquanto trata da expansão do seu negócio! Não foi para isso que o criou? E que contratou a sua equipa?

Está na hora de se voltar a apaixonar pelo seu negócio! Comece a pensar como um verdadeiro dono, agregue o máximo de valor à sua equipa, aos seus clientes – atuais e futuros -, deixe de pensar que poupar um salário é uma excelente estratégia e largue o seu autoemprego.

Espero ter ajudado a clarificar e a potenciar melhores empresas e empresários.

Se necessitar de alguma ajuda para perceber como pode delegar sem abdicar e transformar-se no empresário que sempre sonhou ou se gostou deste artigo e ficou com alguma dúvida ou quiser colocar uma questão, terei todo o gosto em receber as suas partilhas e comentários!

Dê-me o seu feedback para luischarneca@actioncoach.com.

O tempo é o seu ativo mais valioso. Descubra como aumentar a sua produtividade, trabalhar menos 10 horas por semana e conseguir mais tempo para a sua família e amigos!

 

Preencha os dados para receber o nosso eBook “Trabalhe menos 10 horas por semana e prospere financeiramente!”.

GESTÃO DE TEMPO

lm tempo ebook preview
EBOOK GRÁTIS

Partilhar:

Luis Charneca

Tem um lema pessoal: “Ter desafios é o que faz a vida interessante, superá-los é o que faz a vida ter sentido”, daí adorar todo os desafios que o levem a crescer fazendo os outros crescerem também. Ser Business Coach é o mesmo que ser o treinador de uma grande equipa desportiva – para esta ser de excelência, necessita de quem a ajude a potenciar e atingir os seus objetivos ao mesmo tempo que seja uma força de alavancagem para os seus negócios.

Últimos artigos de Luis Charneca