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Inovação à Velocidade da Luz

Artigo é da autoria de ActionCOACH Lisboa
16 Outubro 2020

No início dos anos 1960, o presidente John F. Kennedy desafiou a comunidade científica dos Estados Unidos e as mentes mais brilhantes do país, a levar um homem à Lua em tempo recorde. Muitos acreditavam que o cronograma para esse feito extraordinário era inatingível e irracional. Foi apenas a abraçar a incerteza e a acelerar o ciclo de inovação que os Estados Unidos conseguiram derrotar o seu rival e plantar primeiro a bandeira na Lua. As missões Apollo criaram um ambiente de inovação que mudou não apenas a NASA, como também acelerou a tecnologia da computação, as práticas de engenharia e teve impacto na vida de todos os cidadãos do mundo. Novos alimentos, novos materiais e novos produtos surgiram durante a corrida ao espaço. “Inovação à Velocidade da Luz” levou o país a um lugar que ninguém imaginava ser possível.

Hoje, à medida que as empresas começam a aceitar as novas regras operacionais e as novas condições de mercado, forçadas pela pandemia COVID 19, promover este mesmo ambiente de inovação, é fundamental para o sucesso.

Como proprietário de uma empresa, incentivar a sua equipa a “chegar à lua” em primeiro lugar e apresentar novos produtos, novas ofertas e inovações de negócios pode parecer uma tarefa impossível, visto que o mundo muda tão rapidamente. O pensamento mais tradicional é que, para alcançar a verdadeira inovação de planeamento e uma construção inicial de processos e sistemas, é necessário, em última instância, atingir os resultados desejados. Essa abordagem metódica e medida leva tempo. Tempo que, num mercado que está em rápida mudança, falta às empresas.

Mas forçar a inovação à “Velocidade da Luz” é arriscado e pode custar caro.

Vale a pena estreitar o prazo de inovação da sua empresa para ficar à frente dos seus concorrentes?

Considere o seguinte. Quanto custará se não o fizer? O que é que a sua concorrência está a fazer e o que está a fazer mais rápido? Qual é a pior coisa que pode acontecer se a “inovação de velocidade” falhar? Se está confiante de que o risco de ficar parado ou se mover lentamente é maior do que se adaptar aos desafios à medida que a sua equipa aumenta a inovação, então tem que tentar ir e “just do it”, como diria a Nike.

“No meio do caos, também há oportunidade”, diz Sun Tzu no famoso livro A Arte da Guerra. Uma nova pesquisa sugere que se deseja promover a “inovação de velocidade” dentro da sua empresa, é necessário abraçar um pouco do caos. É hora de libertar a energia criativa e desafiar a sua equipa a inovar mais rápido do que nunca, de modo a garantir que a sua empresa fica à frente da concorrência e continua a oferecer aos seus clientes os melhores produtos e serviços.

Sun Tzu também disse: “As oportunidades multiplicam-se à medida que são aproveitadas”. Agora é hora de beneficiar da aceleração das mudanças na tecnologia e tendências dos clientes. Para que a sua equipa tenha sucesso em estabelecer uma mentalidade de “inovação de velocidade”, deve definir algumas regras básicas.

  1. Aceite os erros e recompense os riscos assumidos. Veja o fracasso como algo positivo em vez de um revés. Use os erros para impulsionar o seu caminho em vez de interromper o progresso.
  2. Incentive a sua equipa a minimizar a coordenação adaptativa. Isto significa que eles têm que se sentir confortáveis para experimentar e partilhar o que aprendem à medida que avançam, para que outros beneficiem dos seus resultados e descobertas.
  3. Incentive novos fluxos de processo e/ou abandone os padrões tradicionais. Pode parecer pouco natural deixar os processos estabelecidos para trás, mas a “inovação de velocidade” precisa de processos novos e inesperados para guiar a sua equipa para novos horizontes.
  4. Promova a flexibilidade e dê espaço à sua equipa para ampliar o escopo ou os seus objetivos iniciais. À medida que eles experimentam, testam, medem e encontram o seu novo caminho de inovação, poderá descobrir que agarrar-se a um propósito ou resultado esperado pode sufocar a mesma criatividade que está a tentar cultivar.
  5. Abrace a ambiguidade. Não lute contra o desconhecido, descubra-o. Crie um ambiente de colaboração interativa onde os membros da sua equipa aprendam uns com os outros.

A Harvard Business Review publicou recentemente um artigo de professores da NYU e UVA que afirmava: “Embora possa ser contra-intuitivo, a nossa pesquisa mostra que equipas ad-hoc encarregadas de inovar sob extrema pressão de tempo serão mais eficazes se minimizarem a coordenação inicial e evitarem tentar comprimir processos de trabalho estabelecidos para caber num período de tempo acelerado. É completamente natural procurar ordem e limitar-se ao que é familiar quando as coisas ficam caóticas. Mas às vezes, a única maneira de ter sucesso é abraçar o caos” (Assaft & Lebovitz, 2020). Assim, adicionar restrições de tempo e acelerar o ciclo de inovação pode ser muito produtivo e lucrativo para o seu negócio a longo prazo.

Adicionar pressão de tempo para a inovação pode ser arriscado e caro, mas a alternativa será a estagnação. Se o seu setor está a inovar à “velocidade da luz”, evoluindo rapidamente para atender às novas necessidades dos clientes, tem de entrar na onda!

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