BLOG

Invista o seu tempo, não o desperdice!

9 Janeiro 2020

Gestão de Tempo

Invista o seu tempo, não o desperdice!

Artigo é da autoria de Susana Costa, Business Coach da ActionCOACH Lisboa.

“O tempo voa!”

Quando foi a última vez que utilizou esta expressão?

Foi na semana passada, ontem, ou (provavelmente) hoje?

Costuma-se dizer-se que: o tempo voa quando nos divertimos…. Está a divertir-se?  O seu negócio está a retribuir-lhe tudo o que esperava? É divertido para si olhar para a última linha da sua Demostração de Resultados?

Se o tempo voa e não se está a divertir é porque está a gastar o seu tempo em tarefas que não estão a acrescentar valor ao seu negócio ou à sua vida.

Não é tão interessante a semelhança entre tempo e dinheiro? Podemos gastá-lo, desperdiçá-lo ou investi-lo.

Pense nisso… Por qual vai optar?

Por outro lado, pode desperdiçar o seu dinheiro e eventualmente recuperá-lo; mas se perder o seu tempo, fica sem ele, para sempre. Portanto tempo é mais do que dinheiro, é a sua vida.

Então, como é que está a investir o seu tempo no seu negócio? Consegue fazer cada segundo valer a pena?

Seja honesto…

Quantas das suas atividades têm impacto no negócio? Mesmo que não perca tempo a navegar na internet, quantas vezes verifica o seu e-mail, por dia? Quantas vezes executa tarefas que não tinha planeado e que podia perfeitamente ser outra pessoa a executar? E quantas vezes chega ao final com dia, exausto, sem parar um segundo, mas, com a sensação de não ter feito nada?

 Então como é que pode ter a certeza de que está a investir o seu tempo (realizando atividades que acrescentam valor) em vez de apenas a gastá-lo (realizando atividades que acrescentam pouco valor) ou pior, desperdiçá-lo (realizando atividades completamente inúteis)?

A resposta é simples: autodisciplina.

A autodisciplina é, na realidade, o primeiro passo para que possa maximizar o seu investimento em tempo. Ao trabalhar a sua autodisciplina está a trabalhar comportamentos e a criar hábitos focados no objetivo e no resultado do seu negócio.

Deixo-lhe 4 dicas para trabalhar a sua autodisciplina com vista a maximizar o seu investimento, em tempo:

✔︎ Planeie seu tempo.

E não me refiro apenas a agendar férias, reuniões e ocasiões especiais. Planeie tudo! Saiba antes de começar cada dia o que vai fazer e quando. Quanto menos disciplinado for, mais detalhada terá de ser a sua agenda. Claro, que tudo isto pressupõe que tem um plano de ação bem delineado, para si e para o seu negócio e com objetivos bem definidos.

✔︎ Elimine os “desperdiçadores” de tempo.

Descubra quais atividades que causarão o maior impacto em seu negócio. Avalie cada atividade de acordo como impacto no valor que gera e classifique prioridades (A: fazer agora; B: fazer se tiver tempo; C: delegar). Este é o truque para tornar cada dia um investimento.

✔︎ Não se esqueça da diversão.

Crie um jogo em que atribui pontuação aos 3 tipos de tarefas (naturalmente que as mais bem pontuadas serão as tarefas A) e veja quantos pontos consegue ganhar num dia e bata o seu próprio record…

✔︎ Preste contas.

É difícil perante os desafios constantes do dia a dia manter o foco no que é realmente importante. Prestar contas vai ajudá-lo a percorrer o seu caminho, sem desvios nem distrações.  

Deixo-lhe ainda uma dica extra: Aprenda a dizer NÃO!

Invista o seu tempo – seu negócio agradecer-lhe-á por isso!

Gostou deste artigo?
A Gestão do seu tempo (ou melhor, a sua Autogestão) é, provavelmente, a competência mais importante que
pode ter como Empresário; faz parte do Passo 1 do sistema de 6 Passos da ActionCOACH para ter um negócio comercial, rentável e vendável sendo por isso um pilar fundamental que deve trabalhar já hoje!

 

Descubra no ebook "Trabalhe menos 10 horas por semana e prospere financeiramente!" as melhores estratégias para gerir o seu negócio e alavancar o seu Negócio.

 

Preencha os seus dados e tenha acesso imediato:

Susana Costa

Susana Costa

Últimos artigos de Susana Costa

Posted in

Partilhar:

Destaques

Agende já a sua sessão grátis

Experimente a nossa sessão de coach individual sem risco nem compromisso