
Líderes e Gestores em tempos de Pandemia
Artigo é da autoria de ActionCOACH Lisboa
4 Janeiro 2021
Nos tempos de hoje ficou claro que o papel do líder e o papel de um gestor estão de mãos dadas – ambos são críticos para uma organização e não são dissociáveis!
Se não sabe como… leia até ao final este artigo!
O gestor e o líder funcionam como os hemisférios esquerdo e direito do nosso cérebro, mas neste caso num contexto organizacional. O hemisfério esquerdo está focado na componente lógica do negócio, nos sistemas, processos, estratégias e táticas. O outro hemisfério está focado no processo criativo, emocional, relacional, inovador e ligado a um propósito.
O papel do gestor é tornar as tarefas complicadas em tarefas simples, criando sistemas e processos na organização para as suas equipas usarem por forma a torná-las mais eficientes e produtivas.
Sim, o papel do gestor é servir o seu melhor cliente que são os colaboradores da empresa, fornecendo ferramentas, formação e orientação para eles fazerem mais com menos esforço! O papel do gestor é também gerir esse mesmo sistema que desenvolveu e não gerir pessoas… ninguém gosta de ser gerido. O gestor gere as tarefas que têm de ser realizadas no sistema e monitorizar o sistema, testando e medido os seus indicadores chave.
“A tarefa dos líderes não é dar grandeza às pessoas, mas sim extrair essa mesma grandeza, pois a grandeza já lá está.” -John Buchan
A maioria concordaria que paixão e propósito são a marca registada de um líder com uma forte liderança. Estas duas qualidades diferenciam por natureza os líderes dos gestores. Essas qualidades inspiram outras pessoas, criando mais motivação e desempenho na equipa a usar os sistemas que existem e a apoiá-los nos momentos em que não existem sistemas que deem resposta as exceções que ocorrem.
Não se esqueça: Sistematize a rotina e humanize a exceção.
Quem faz o quê?
O gestor sistematiza a rotina e o líder humaniza a exceção dando apoio ao risco e a inovação
A questão é:
É possível ser gestor e líder ao mesmo tempo?
Sim, e devemos ter sempre essa postura na vida como empresários…mas são dois papeis diferentes!
Um dos conceitos sobre os quais orientamos donos de empresas e seus executivos é como desenvolver os 16 cilindros de alta performance na sua equipa. Os “16 Cilindros de Alta Performance” são distribuídos da seguinte forma:
- Corpo (3 cilindros)
- Mente (3 cilindros)
- Coração (5 cilindros)
- Espírito (5 cilindros)
O papel do gestor é focar-se no sistema e nos processos que vai ser usado pela equipa (corpo e mente) e garantir que este aumenta a produtividade de todos, criando assim um ambiente de confiança na empresa e previsibilidade nas áreas que são críticas na empresa. Não se trata de sistematizar tudo, mas sim criar sistemas e processos que são críticos na organização.
Grandes líderes trazem um nível contagiante de paixão e propósito para o ambiente de trabalho. Criam e vivem a cultura certa para todos serem bem-sucedidos!
É uma energia positiva que inspira toda a equipa a também encontrar a sua paixão e propósito pelo seu trabalho e contribuição. Vai mais além da simples execução de uma tarefa de um sistema! O líder trabalha a Inteligência emocional (coração) e a inteligência espiritual (espiritual) de cada elemento da sua equipa.
A questão é… O que está a fazer para tocar o coração e espírito de cada membro da sua equipa?
Ainda vai a tempo de se inscrever na próxima edição do GrowthCLUB onde desenvolveremos este e outros temas!
Partilhar: