Mede regularmente o desempenho do seu negócio?

Susana Costa - 27/05/2019

Tem métricas definidas para o seu negócio, que analisa com regularidade?

 

Consegue reagir de forma rápida e eficaz aos desafios do mercado?

 

Os KPI’s (Key Performande Indicators) são métricas que nos permitem avaliar, regularmente, como está a evoluir o negócio relativamente aos objetivos estabelecidos. Estes indicadores devem dizer-lhe de forma rápida quais os desafios pelos quais a empresa está a passar, devem dar-lhe uma perspetiva geral da saúde do seu negócio e permitir-lhe agir de forma rápida e eficaz.

 

Esta monitorização é fundamental para que a possamos fazer correções e reagir atempadamente porque nos negócios, tal como no universo estamos em constante mutação, seja em expansão ou em contração.

 

Utilizando estas ferramentas e enquanto dono de uma PME que procura aumentar continuamente lucros precisa de olhar para o espelho e certificar-se de qual é a melhor forma de:

· Potenciar faturação;

· Reduzir despesas desnecessárias;

· Aumentar os resultados da sua equipa.

 

Monitorizar estes resultados é o grande objetivo da definição de KPI’s.

 

KPI’s verdadeiramente eficazes devem dar-lhe uma perspetiva geral e clara de para onde caminha o seu negócio e de quanto tempo demora a chegar ao seu destino.

Assim podemos definir 5 características fundamentais na definição de KPI´s:

 

1. Simplifique

Os KPI’s têm que ser fáceis de compreender, o que ajuda a manter o foco no negócio e não a tentar perceber que indicador está a analisar.

 

2. Utilize apenas dados reais e precisos

Não se consegue resolver o que não conseguimos rastrear. Defina os seus KPI´s apenas de acordo com o que consegue medir exatamente. O sistema de recolha de dados não precisa de ser complexo apenas exato e fiável. Dados que não correspondem à realidade são ainda piores do que a falta deles porque nos dão uma perspetiva distorcida da realidade.

 

3. Contextualize

O que é que os números querem dizer?

É fundamental ter objetivos claros e simples (“O quê?”). O contexto torna claro “O porquê?”, isto é, a importância e relevância de atingir os objetivos estabelecidos para o negócio.

Sem contexto os KPI’s não têm significado tanto para o dono do negócio como para a sua equipa. Especialmente no que diz respeito às metas de curto e longo prazo e de como estes indicadores podem transmitir situações de contração ou expansão do negócio.

 

4. Envolva a equipa

Atingir KPI’s vai fazer o negócio crescer e tornar-se mais rentável.

Mas qual é o benefício de quem ajudou a empresa a atingir estes patamares? Para além da compensação base, qual é o incentivo para que cada membro da equipa se supere a ele próprio.

O ser humano age de forma mais eficaz quando motivado por interesses pessoais, por isso use este facto para alimentar o sucesso do seu negócio. Responde de forma eficaz ao: ” O que é que eu ganho com isto?” e motive a sua equipa fazendo a ponte entre o benefícios e progressão de cada membro com os do seu negócio.

 

5. Audite regularmente

Os negócios são dinâmicos, por este motivo convêm verificar com regularidade se estes indicadores nos levam na direção certa.

 

 

Estabeleça KPI’s eficazes, monitorize o seu negócio e tenha uma imagem clara de onde está rumo aos objectivos estabelecidos pra o seu negócio. Opte por fazer esta jornada de olhos bem abertos e nunca de olhos vendados.

Susana Costa

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