
Nicho de mercado: o que é e porque deve investir
Artigo é da autoria de ActionCOACH Lisboa
25 Agosto 2022
Um dos grandes problemas do mercado atual é o de existirem produtos ou serviços que visam responder às necessidades de um público-alvo demasiado abrangente.
Este tipo de negócios mostra-se, tendencialmente, resistente a estratégias de segmentação de mercado, por terem receio de perder potenciais consumidores. No entanto, quanto mais abrangente o público-alvo de um negócio, mais obstáculos se impõem à construção de uma estratégia de marketing de sucesso.
É favorável às empresas focarem os seus esforços num nicho de mercado, nomeadamente devido a três principais causas:
Apele às emoções dos seus consumidores
Estudos feitos ao cérebro humano têm vindo a provar que decisões as pessoas fazem decisões através de respostas emocionais, utilizando, posteriormente, argumentos lógicos para as justificar.
A sua empresa deve apelar às emoções do seu público. Ao focar os seus esforços de marketing num determinado nicho de mercado, o processo de apelar às emoções dos seus consumidores é simplificado, facilitando a tomada de decisões.
Aumento do foco da sua estratégia de marketing
Ao escolher um nicho de mercado como público-alvo do seu negócio, os seus esforços de marketing tornam-se mais consistentes. Isto significa que, ao invés de apontar para múltiplas direções em simultâneo, cada ação de marketing da sua empresa está focada em encontrar, e atrair, o público-alvo do seu produto ou serviço.
Uma estratégia de marketing focada aumenta a facilidade com que o seu negócio é descoberto pelos seus consumidores. Quando cria marketing dedicado a qualquer público, a maior parte das pessoas tende a ignorá-lo, tornando o seu produto ou serviço ‘apenas mais um’.
Seja diferente e específico nas suas estratégias de marketing!
Cresça o seu negócio a longo-prazo
Escolher um nicho de mercado não limita as vendas do seu negócio, pelo contrário. Ao possibilitar uma estratégia de marketing focada, a sua empresa poderá experienciar um crescimento sustentável e a longo-prazo.
Ao planear o seu plano de negócio e plano de marketing, não é obrigatório que escolha focar-se num único nicho. No entanto, caso opte por visar mais do que um, é vital certificar-se de que a sua empresa tem os recursos e capacidades necessárias para tal.
Focar-se em múltiplos nichos em simultâneo requer diferentes vias de marketing, com diferentes mensagens, estilos e público-alvo. Se a sua empresa ter os recursos necessários para embarcar neste tipo de estratégia, estará a segmentar o seu marketing e a apelar aos seus consumidores de forma mais direta.
Ao apostar num nicho de mercado e focar a sua estratégia de marketing, está a garantir que a sua empresa cresce de forma exponencial e sustentável! Se precisa de ajuda para delinear um plano de negócios personalizado à sua empresa, contacte-nos e agende uma reunião com um dos nossos Coaches.
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