Artigo Impactotemponavida

O Impacto do Tempo na sua Vida

Artigo é da autoria de Susana Bugalho, Business Coach da ActionCOACH Lisboa.
18 Janeiro 2021

Já pensou que o Tempo é o único bem que é distribuído da forma mais democrática? 

Independentemente da nossa condição, sejamos pobres, ricos, jovens, adultos, empresários ou empregados, todos os dias somos presenteados com 24h. No dia seguinte, novamente mais 24h e por aí em diante. Porém, essas 24h não são renováveis… elas desaparecem, não voltam mais. Os dias e as semanas vão passando, os meses voam, não nos damos conta dos anos passarem. 

o que aconteceu nos últimos 2 anos? Fez o que queria ter feito? Experienciou o que pretendia?  

… e no último mês? Pôs finalmente em ordem aquela área da sua empresa, que lhe está constantemente a dar dores de cabeça? Conseguiu falar com aquele contacto que lhe poderá trazer mais negócio? 

… e ontem? Saiu mais cedo para passar uma tarde de brincadeira com o seu filho, conforme prometeu?  Saiu da empresa a horas de fazer a sua corridinha? 

A resposta mais vulgar é: ” … não tive tempo, surgiu isto ou aquilo…” e na verdade, o que acontece na maior parte das vezes, é que se dá prioridade a tarefas que não têm de ser prioritárias e que acabam por ocupar o tão precioso tempo em que poderia estar a fazer algo realmente importante para si, para a sua empresa, para a sua família! 

A questão que muitas vezes é colocada é: “Mas como é que eu defino as minhas prioridades?” 

Existem muitos livros e artigos sobre “gestão” de tempo, eficácia, eficiência, muitas teorias e dicas que o podem ajudar. 

Neste artigo vou partilhar consigo um método que me faz sentido e que me ajuda a gerir as minhas prioridades sendo que a regra número um é: o que eu faço, tem de estar sempre associado a um grande objetivo

E é precisamente por aí que deve começar: os seus grandes objetivos! 

Na vida temos Pilares fundamentais: Saúde (física e mental), Relações (amor, família, amigos, comunidade) e Finanças (dinheiro, trabalho, negócios). Se dois deles estão a atravessar fases complicadas em simultâneo, inevitavelmente o terceiro pilar entra em falência e, portanto, é extremamente importante estar atento à sua realidade nestas 3 àreas e por outro lado, identificar o que pretende alcançar em cada uma delas: estabeleça os seus objetivos, a alcançar num determinado período! 

Além destes 3 pilares, podemos considerar um outro, também bastante importante: o seu Propósito de vida, a sua jornada. 

A minha dica para gerir as suas prioridades e sentir que tem o controlo do seu tempo é simples: planeie o seu trimestre, o seu mês, a sua semana, o seu dia seguinte com tarefas que sejam realmente importantes e que lhe permitirão alcançar estes seus objetivos, tão importantes para a sua vida! 

É simples, mas não é fácil. 

A sua felicidade e o seu equilíbrio, dependem essencialmente da sua disciplina, foco e firmeza em: 

– Planear e fazer o que realmente é importante para si 

– Deixar de fazer o que não interessa 

– Delegar o que não tem de ser feito por si 

– Saber dizer Não ou Agora Não 

Se este breve artigo lhe faz sentido, terei muito gosto em receber os seus comentários e ajudá-lo a estabelecer os seus grandes objetivos e a organizar o seu tempo. Poderá contactar-me através do email susanabugalho@actioncoach.com

O tempo é o seu ativo mais valioso. Descubra como aumentar a sua produtividade, trabalhar menos 10 horas por semana e conseguir mais tempo para a sua família e amigos!

 

Preencha os dados para receber o nosso eBook “Trabalhe menos 10 horas por semana e prospere financeiramente!”.

GESTÃO DE TEMPO

lm tempo ebook preview
EBOOK GRÁTIS

Partilhar:

Susana Bugalho

Licenciada em Contabilidade e Administração, com 18 anos de experiência acumulada na àrea de controlo de gestão e controlo financeiro em ambiente multinacional. Abraçou o business coaching com o intuito de participar ativamente na evolução e na reeducação empresarial, ajudando a criar empresas mais rentáveis, possibilitando uma vida mais equilibrada e feliz tanto para os seus donos como para as suas equipas. Através de planificação e identificação clara de ações a tomar, conte com o suporte e a motivação da coach Susana Bugalho para o mantêr focado nos seus objetivos e nas suas prioridades, alcançando o que realmente é importante na sua vida!

Últimos artigos de Susana Bugalho