ondeestawally blogimage

Onde está o Wally? Encontrar o Melhor Talento

Artigo é da autoria de ActionCOACH Lisboa
7 Julho 2021

Por vezes, o recrutamento pode parecer um exercício de “Onde está o Wally?”. A procura por inúmeros currículos, a realização de entrevistas por telemóvel, a marcação de entrevistas com os melhores candidatos. Tudo isto para no final eles já terem encontrado outro emprego ou simplesmente não compareceram à entrevista. Quando acha que encontrou um bom candidato, ele desaparece.

Lembre-se que o mercado de trabalho passou por uma mudança radical. A pandemia mudou drasticamente a maneira como as pessoas procuram e avaliam as oportunidades de emprego. É claro que, para muitos candidatos a emprego, trabalhar remotamente é agora uma alternativa aceitável ao deslocamento diário. No entanto, muitos trabalhos não podem ser realizados de forma eficaz remotamente e o “catálogo” de candidatos tornou-se mais baixo devido a vários fatores, por isso será complicado encontrar bons talentos por algum tempo.

Então, como pode ajustar-se e quais os tipos de mudanças e práticas que deve implementar no processo de recrutamento?

Existem três coisas a serem consideradas sobre o mercado de trabalho atual que podem torná-lo mais fácil de gerir:

1) A demografia mudou

Atualmente, a geração Y representa cerca de 35% da força de trabalho na Europa. Em 2030, serão 75%. E lembre-se, os mais jovens desta geração (nascidos em 1996) têm 25 anos e a maioria já está no mercado de trabalho. As alterações demográficas não dizem tanto respeito ao número de Millennials que entraram no mercado de trabalho, mas sim ao número de Baby Boomers e trabalhadores da Geração X que já saíram dele.

2) É um mercado competitivo

Para atrair e reter funcionários excelentes, as empresas terão de realizar um trabalho melhor, destacando os benefícios das suas empresas e as funções que procuram preencher. Isso significa focar na cultura, remuneração total e formação e desenvolvimento dos funcionários existentes.

3) As expectativas tradicionais de carreira já não existem

A escada tradicional da carreira foi descontinuada; apenas 19% das empresas ainda a possui. Uma carreira é cada vez menos uma progressão constante para cima e cada vez mais um desenvolvimento de conjuntos de habilidades que podem ser traduzidas em muitas oportunidades diferentes. As empresas que procuram reter os seus funcionários deveriam concentrar-se em desenvolvê-los por meio de projetos extensos, movimentos laterais, educação contínua, recompensas ou outros caminhos que permitam o crescimento dos funcionários.

Para ter a certeza que está a atrair os melhores talentos, considere o seguinte:

  • Divulgue a sua empresa. Coloque anúncios nas plataformas tradicionais e conteúdos nas redes sociais. Envie avisos para os seus principais contactos de rede e informe-os de que está a contratar.
  • Defina o seu PVF. Uma Proposta de Valor do Funcionário (PVF) permite que os candidatos se concentrem nos principais benefícios e vantagens de trabalhar para a sua organização.
  • Certifique-se de que os seus valores essenciais são refletidos. Ao longo do processo de recrutamento, estabeleça os valores essenciais e pontos de cultura e demonstre-os em todas as fases do processo de recrutamento e integração.
  • Não prolongue o processo. Não complique demais o processo de recrutamento, nem adie as entrevistas ou o processo de seleção, pois pode perder bons candidatos para as empresas que estão a contratar com mais rapidez.
  • Demonstre que valoriza os funcionários. Ao investir no treino e educação contínuo, fornecer benefícios flexíveis e oferecer acesso à tecnologia para tornar o trabalho mais eficiente e eficaz, demonstrará que o capital humano da sua organização é o ativo mais importante.

Lembre-se que os candidatos que entram em contacto com a sua organização por meio de um processo de inscrição provavelmente também estão a realizar pesquisas sobre si. Portanto, certifique-se que o seu website e perfil das redes sociais estão atualizados. Se conseguir realizar entrevistas pessoalmente, atualize a sua página do Google MyBusiness. É um ótimo recurso para os candidatos chegarem rapidamente ao local. Cada ponto de contacto com um candidato é uma oportunidade para aumentar o conhecimento da sua marca e deixar uma impressão duradoura, mesmo com aqueles que não chegam longe no processo de contratação.

Contratar o candidato certo é caro e demora. Não corte atalhos. Faça a devida diligência nas referências. Verificações de antecedentes e outros diagnósticos de avaliação para garantir que está a escolher o melhor ajuste possível para a sua empresa. Se a rotatividade de funcionários for alta e a estabilidade no cargo for insuficiente, precisa de reexaminar não apenas os processos de recrutamento, mas também o ambiente de trabalho que está a criar. Pode continuar a procurar sem rumo ou pode tornar a jornada de recrutamento mais proativa e produtiva.

Na ActionCOACH, temos um processo de recrutamento único e detalhado. Desde a redação do anúncio de emprego até as fases de entrevista e práticas de integração, garantimos que os melhores candidatos aparecem na sua pesquisa. Se quiser saber mais sobre a metodologia de recrutamento da ActionCOACH, agende uma sessão de coaching gratuita com um dos nossos Business Coaches. Contacte-nos hoje mesmo.

A ActionCOACH é a maior e mais bem-sucedida empresa de coaching de negócios do mundo. Com mais de 1.000 coaches em mais de 70 países, sistemas comprovados e testados para expandir negócios e torná-los uma organização mais lucrativa, eficiente e dinâmica.

Descubra as melhores estratégias para adquirir competências de liderança e motivar as suas equipas para o sucesso!

 

Preencha os dados para receber o nosso eBook “Como atrair e constuir uma equipa de sonho!”.

GESTÃO DE EQUIPAS

lm equipas ebook preview
EBOOK GRÁTIS

Partilhar:

ActionCOACH Lisboa

Últimos artigos de ActionCOACH Lisboa