Palestras Motivacionais

Luis Charneca - 25/03/2019

Palestras Motivacionais – 6 dicas para falar em público

 

Se foi convidado ou está nos seus objetivos e/ou sonhos ser o facilitador de uma Palestra Motivacional, escrevi este artigo a pensar em si. Um orador, numa Palestra Motivacional pode, e com certeza vai, alterar vidas. Na assistência alguém o vai ouvir e perceber que o seu discurso faz todo o sentido.

 

Provocando o “clique” necessário para que (nem que seja apenas uma pessoa) entrem em ação e percebam quais os comportamentos a alterar de forma consistente, até se tornarem um hábito e causarem um verdadeiro impacto positivo nas suas vidas.

 

Palestras Motivacional

 

Mas, uma Palestra Motivacional não é um discurso retórico. É sobre estrutura, tempo, mensagem, conteúdo, contexto e outras componentes. Vou partilhar 6 pontos como preparar e realizar uma brilhante Palestra Motivacional. Não se esqueça, os minutos duram uma eternidade quando ouvimos um orador “chato”.

 

  • Defina um TEMA específico. Quantas vezes esteve numa palestra em que a maioria pergunta: “Mas do que é que ele está a falar?”.
    Este é o pecado principal nas Palestras Motivacionais. Mesmo que a assistência não tenha pago, está a fazê-los gastar o bem mais precioso: o Tempo. Defina uma temática principal e não mais do que 2 a 3. Demasiados temas resultam no mesmo problema que é não ter tema nenhum.

 

  • Pense na estrutura. Tal como uma boa história, a sua Palestra tem de ter início, meio e fim. Durante a Palestra a audiência reage melhor se a mesma tiver pontos de ligação.
    Quando iniciar a Palestra diga por exemplo: “Hoje vou falar sobre 3 tópicos…”, mais tarde, na passagem de um para outro é só dizer: “E este foi o primeiro tema, que nos leva ao segundo, através de …”.

 

  • Ligações, Ligações, Ligações. Apesar da Palestra ser conduzida por si e ser o principal orador, pense como se fosse uma conversa: tem de ter dois sentidos. Chegue mais cedo, fique até mais tarde. Converse com as pessoas. Afinal investirem tempo para assistir à sua Palestra Motivacional.
    Perceba o seu publico. Duas dicas: tenha muita confiança na sua mensagem, mas também muito respeito pelas expectativas da audiência. Transforme as suas palavras em linguagem confortável para todos.

 

  • Escreva Poesia, não Prosa. O texto escrito funciona diferente do falado. Algumas coisas ficam brilhantes no papel, mas, quando ditas, não funcionam. O inverso também é uma realidade.
    Quando escrever a versão final do seu discurso, cada ideia deve ficar numa nova linha. Ao observar, a folha deve parecer-se mais com um poema do que com a página de um livro.

 

  • Conte uma história. Lembre-se das crianças. O que querem antes de se deitarem? Que lhes contem uma história. Qualquer ser humano reage melhor a histórias que a recitações.
    Existem milhares de exemplos, vou relembrar apenas um. O famoso discurso de Steve Jobs, em Stanford (2005). Um discurso impactante, centrado em 3 histórias da sua vida.

 

  • Deixe-os querendo mais. A sua Palestra Motivacional deve provocar um sentimento, em cada um dos presentes, de “querer mais”. No ponto 3 falei de “ficar até mais tarde”. É isso, faça com que todos queiram “ficar até mais tarde”.

 

Hoje escolhi falar de um tema que tem o poder de ajudar muitas pessoas a sentirem-se muito mais motivadas na sua vida, que são as Palestras Motivacionais.

 

Acredito que, tanto para quem realiza a Palestra, como para quem tem a oportunidade de assistir, existe a real possibilidade de sair transformado desse evento.
Se necessitar de alguma ajuda para definir como implementar estas 6 dicas, ou ainda se gostou deste artigo, ficou com alguma dúvida ou quiser colocar uma questão terei todo o gosto em receber as suas partilhas e comentários.

Dê-me o seu feedback (luischarneca@actioncoach.com)

Luis Charneca

Luis Charneca

Partilhar: