Skip to content

Gestão de Tempo – Pare de Culpar o Tempo

Luis Charneca - 16/07/2019

Quantas vezes ouvimos as pessoas dizer “Não tenho tempo suficiente para …” ou “Se ao menos conseguisse arranjar tempo para …” ou ainda “Estou muito ocupado para …”.

 

Talvez a pessoa a quem ouve dizer isto, ou outras frases semelhantes, seja a mesma que olha para si, todos os dias, quando se vê ao espelho. Chegou a hora de PARAR DE CULPAR O TEMPO! Fazer a gestão do nosso tempo não é tarefa fácil.

 

O tempo é um valor absoluto, todos temos 24 horas (1440 minutos, 86400 segundos) num dia. E isso nunca vai mudar. Não podemos “gerir” o tempo. O que podemos gerir é o que vamos fazer nos próximos 60 minutos. O que podemos é gerir as nossas prioridades.

A forma como utilizamos  o tempo é um dos fatores preponderantes para o nosso sucesso, tanto pessoal como profissional. Todos nós empresários, desde o Bill Gates ao dono de uma microempresa, temos por dia o mesmo tempo: 24 horas.

Como está a fazer a gestão do seu tempo?

 

Se a sua resposta a esta pergunta não lhe agrada, Fantástico! Estou aqui para o ajudar. Vou partilhar 8 ações para que deixe, já hoje, “Pare de culpar o tempo”:

 

1. Aceite que não existe tempo demais ou de menos. Existe sim tempo suficiente para atingir o seu sucesso. Outros fizeram-no exatamente com o mesmo tempo que você tem. Seja dono do seu tempo. Responsabilize-se pelos seus resultados e pelas suas ações.

 

2. Decida o que deseja realizar. Quer ser bem-sucedido em quê? Para alguns pode ser a empresa faturar um milhão de euros, para outros ter mais saúde, enquanto outros ambicionam ter mais tempo de qualidade com a família e amigos. Decida! E esse passa a ser o seu principal objetivo. Perceba também quais os benefícios quando o atingir. E esse passa a ser o seu propósito. Aconselho a visualização (pesquisem no YouTube) da palestra “Start With Why” – Simon Sinek.

 

3. Determine quais as atividades necessárias para atingir o seu objetivo. O que é que tenho de fazer? Quantas horas devo alocar, por dia, por semana, por mês ou mesmo por ano? O que preciso de ajustar / sacrificar / reduzir / delegar, de forma a ter o tempo necessário para executar as atividades identificadas? Lembre-se, se fosse fácil, toda a gente, incluindo você, já o teria feito. Aquilo que separa os “ricos em tempo” dos outros é a disciplina e a determinação em atingir os objetivos, sempre com o fim em mente. Como diz Vince Lombardi: “Vencedores nunca desistem e desistentes nunca vencem”.

 

4. Compreenda que na vida e nos negócios é tudo sobre escolhas. É você que escolhe como gasta/investe o seu tempo – em que atividades e quanto tempo em cada atividade. Lembre-se: isto é uma maratona, não um sprint. Ser bem-sucedido em várias áreas implica esforço e tempo. O sucesso vem quando nos focamos em 1 ou 2 objetivos. Uma vez realizados, é passar para o(s) próximo(s) e repetir o ciclo.

 

5. Tenha uma Agenda por Defeito. Prepare a sua agenda semanalmente, bloqueando slots de tempo para realizar as tarefas identificadas. São sempre as primeiras tarefas a agendar. Trate estas tarefas como se fossem o seu cliente mais importante. Afinal, é você que gere a sua agenda ou é a sua agenda que o gere a si?

 

6. Seja militante sobre a sua agenda. Se não se importa como o seu tempo é gasto, porque razão se vão importar os outros?

No livro “7 Hábitos para pessoas altamente  eficazes” Stephen Covey divide as atividades em quatro categorias, Não Importante/Não Urgente, Não Importante/Urgente, Importante/Urgente, Importante/Não Urgente.  O perigo para a maioria das pessoas é a categoria Não Importante/Urgente. Aqui estamos a responder às urgências de outras pessoas, a “apagar fogos”. Cuidado com o tempo e esforço dedicado a estas tarefas. Cada minuto que deixar as tarefas “Não Importantes” e se focar nas “Importantes” aproxima-o cada vez mais dos seus objetivos.

 

7. Reveja a sua agenda semanal e diariamente. E ajuste, quando necessário. Harry Beckwith, no livro “Selling the invisible” explica que o sucesso de cada dia começa no dia anterior. Reserve, todos os dias, um período para preparar o dia seguinte. Vai dormir mais descansado. Acredite!

 

8. Encontre um parceiro de confiança ou um mentor que o mantenha focado. Todos precisamos de ajuda, mesmo que não seja constante. Não é uma fraqueza admiti-lo.

 

Resumindo, PARE DE CULPAR O TEMPO, seja dono do seu próprio tempo e comprometa-se com a disciplina e o rigor necessários para ser o vencedor desta maratona.

 

SIM, A GESTÃO  DO SEU TEMPO ESTÁ NAS SUAS MÃOS!

 

Se gostou deste artigo, ficou com alguma dúvida ou quiser colocar uma questão terei todo o gosto em receber as suas partilhas e comentários.

Dê-me o seu feedback (luischarneca@actioncoach.com)

Gostou deste artigo?
A Gestão do seu tempo (ou melhor, a sua Autogestão) é, provavelmente, a competência mais importante que
pode ter como Empresário; faz parte do Passo 1 do sistema de 6 Passos da ActionCOACH para ter um negócio comercial, rentável e vendável sendo por isso um pilar fundamental que deve trabalhar já hoje!

 

Descubra no ebook "Trabalhe menos 10 horas por semana e prospere financeiramente!" as melhores estratégias para gerir o seu negócio e alavancar o seu Negócio.

 

Preencha os seus dados e tenha acesso imediato:

Luis Charneca

Luis Charneca

Posted in

Partilhar:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!