
Pesquisa de mercado: o que é e porque é importante
Artigo é da autoria de ActionCOACH Lisboa
1 Setembro 2022
Na era digital, há quem argumente que a realização de pesquisas de mercado já não relevante ao sucesso de um negócio – afinal, com tanta informação disponível à distância de um click, porquê investir em inquéritos ou entrevistas?
A resposta, por sinal, é bastante simples: apesar de serem uma excelente ferramenta, dados e métricas digitais são apenas úteis caso sejam bem interpretados e utilizados de forma vantajosa. É esse o papel da pesquisa de mercado.
Neste artigo, exploramos algumas das razões pelas quais uma boa pesquisa de mercado é crucial ao sucesso de qualquer negócio – incluindo o seu!
A importância de uma boa pesquisa de mercado
Pesquisa de mercado é processo de angariar e analisar dados sobre uma determinada audiência. Esta técnica pode ser utilizada para analisar as necessidades e desejos dos clientes, compreender os níveis de satisfação dos consumidores e identificar novos mercados.
Apesar das constantes inovações digitais, pesquisas de mercado são ainda ferramentas essenciais para a construção do marketing mix de qualquer negócio, pois ajudam-no a compreender melhor diversos aspetos da sua empresa.
Conheça e compreenda os seus consumidores
Uma pesquisa de mercado ajuda negócios a compreenderem o seu público-alvo e atuais consumidores – quem são, o que querem e o que pensam. Esta é considerada informação essencial para o sucesso de qualquer negócio, na medida que o auxilia na criação de produtos e serviços adequados ao seu público.
Receba insights sobre o seu mercado alvo
Uma pesquisa de mercado eficaz proporciona-lhe uma vantagem competitiva ao informá-lo sobre o seu mercado alvo – incluindo os desejos dos seus consumidores, quanto estão dispostos a pagar pelos mesmos e onde estão localizados.
Este tipo de informação é essencial no processo de tomada de decisões sobre desenvolvimento de produtos, preço, marketing, processos de venda ou estratégias.
Alcance a sua audiência no lugar certo
Com uma pesquisa de mercado, consegue alcançar potenciais consumidores no local certo, garantindo que tomam decisões informadas sobre o seu produto ou serviço. Apostar numa pesquisa de mercado pode também ajudá-lo a alcançar a sua audiência através dos seus esforços de marketing.
Verifique alterações no comportamento do consumidor
Uma pesquisa de mercado permite a negócios acompanhar as constantes mudanças associadas ao comportamento do consumidor e adaptar os seus produtos ou serviços e estratégias de marketing às mesmas, mantendo a sua posição de líder de mercado.
Tome decisões de negócio informadas
Ao realizar uma pesquisa de mercado está a adquirir informação necessária para a tomada de decisões relativas aos seus produtos ou serviços e estratégias de marketing. Tomar decisões informadas é crucial para qualquer negócio se manter competitivo e alcançar sucesso no mundo corporativo.

6 tipos de pesquisa de mercado
Pesquisa de mercado-alvo
Compreender o seu mercado-alvo é um dos fatores mais importantes para o bem-estar de uma empresa. Desta forma, pesquisar o seu mercado-alvo é vital para a criação de personas que o auxiliem a definir o seu público e compreender os seus consumidores, assim como identificar mercados potencialmente interessados nos seus produtos ou serviços.
Para realizar uma pesquisa de mercado-alvo, pode:
- Fazer uma pesquisa de consumidores e nas redes sociais
- Marcar presença em eventos relativos à sua indústria
- Realizar focus groups, inquéritos online ou entrevistas com potenciais consumidores
Análise de concorrência
Analisar a sua concorrência e as marcas associadas à mesma representa um tipo de pesquisa de mercado que lhe permite compreender o posicionamento dos seus concorrentes. Com estes dados, e através da construção de uma análise competitiva, está a garantir que consegue oferecer aos seus consumidores algo único, posicionando atrativamente a sua empresa.
Para realizar uma análise de concorrência, pode:
- Pesquisar online
- Marcar presença em eventos relacionados com a sua indústria
- Realizar inquéritos aos seus consumidores sobre os seus concorrentes
Análise SWOT
Uma análise SWOT é um tipo de pesquisa de mercado que permite aos negócios compreender as suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Este tipo de informação é essencial para tomar decisões informadas sobre a sua empresa.
Para angariar dados para realizar uma análise SWOT, pode:
- Pesquisar, de forma interna, informações sobre a sua empresa
- Pesquisar, de forma externa, informações sobre a sua indústria e mercado
- Entrevistar clientes, colaboradores e outras partes interessadas
Pesquisa secundária
Este tipo de pesquisa refere-se ao processo de agregar dados já existentes, ao invés de procurar nova informação. Enquanto uma pesquisa de mercado tradicional se baseia em inquéritos e entrevistas, uma pesquisa secundária permite-lhe construir no que já foi feito, além de lhe proporcionar uma melhor compreensão sobre o seu mercado.
Para realizar uma pesquisa secundária, pode:
- Pesquisar bases de dados online
- Ler relatórios de indústria
- Fala com profissionais de renome na sua área
- Realizar uma revisão de literatura
Pesquisa de tendências de mercado
Compreender quais as tendências verificadas na sua indústria a qualquer altura, assim como trabalha-lhas na sua estratégia de marketing, garante que o seu negócio se mantém sempre à frente da concorrência. Uma pesquisa de tendências de mercado ajuda-o a identificar novas tendências em tempo real, de forma a adaptar a sua estratégia e oferecer aos sus consumidores produtos e serviços atrativos.
Para realizar uma pesquisa de tendências de mercado, pode:
- Observar os seus concorrentes
- Monitorizar as redes sociais e outras plataformas online
- Estar subscrito, através de notificações, a fontes chave na sua indústria
Segmentação de público-alvo
Um dos aspetos mais importantes da pesquisa de mercado é a segmentação de público-alvo. Este processo refere-se à divisão de consumidores em vários grupos, tendo em consideração características comuns. Este tipo de informação é vital para garantir que os seus esforços de marketing estão a alcançar o público desejado.
Pode realizar diversos tipos de segmentação de público-alvo, incluindo:
- Segmentação Demográfica: Refere-se à divisão dos seus consumidores em grupos como idade, género, rendimentos, entre outros.
- Segmentação Psicográfica: Envolve dividir os consumidores em grupos como
- lifestyle, personalidade, valores, entre outros.
- Segmentação Comportamental: Este tipo de segmentação envolve dividir os seus consumidores em grupos comportamentais, utilizando métricas como histórico de compras, lealdade à marca, entre outros.
Como criar um plano de pesquisa de mercado
Existem múltiplas formas de realizar uma pesquisa de mercado, incluindo através de inquéritos, entrevistas, focus groups e pesquisa secundária. No entanto, para perceber qual o método mais adequado à sua empresa, é recomendado criar um plano que delineie os objetivos da sua pesquisa, assim como os métodos a serem utilizados.
Ao desenvolver um plano de pesquisa abrangente, é crucial ter em conta as seguintes questões:
- Defina os seus objetivos: Considere os objetivos globais do seu negócio, assim como o que espera atingir com a sua pesquisa de mercado.
- Escolha os métodos adequados: Analise os diversos métodos disponíveis ao seu negócio e escolha aqueles que mais o vão ajudar a atingir os seus objetivos.
- Decida como angariar dados e informação: Escolha as métricas que quer analisar e quais os passos que vai tomar de forma a garantir que a informação angariada é verdadeira e viável.
- Determine a melhor forma de análise de dados: Após a angariação de informação, é crucial analisá-la da forma mais adequada. Escolha um método de análise que lhe permite tornar pesquisa qualitativa em dados quantitativos.
- Crie uma timeline para a sua análise de mercado: Defina uma data objetivo para completar a sua pesquisa de mercado.
- Decida a finalidade dos dados adquiridos: Defina a sua estratégia de implementação dos dados que adquiriu.
Como realizar uma pesquisa de mercado
Após elaborar um plano de pesquisa, chegou a altura de começar a sua angariação de dados — que pode ser feita através de vários métodos:
- Inquéritos: Este é um dos métodos mais comuns no desenvolvimento de uma pesquisa de mercado. Os inquéritos podem ser realizados online, por telefone ou pessoalmente e representam uma excelente forma de angariar dados relativos a um elevado número de pessoas, de forma rápida e eficiente.
- Entrevistas: Tal como os inquéritos, são método de pesquisa de mercado bastante utilizado, podendo ser realizados em pessoa, telefone ou online. As entrevistas são uma excelente forma de angariar informação detalhada relativa a um diminuto grupo de pessoas.
- Focus Groups: Um focus group é um tipo de entrevista realizada com um pequeno grupo de pessoas. Este método representa uma excelente forma de angariar dados relativos aos sentimentos de um determinado produto ou serviço, de forma a melhorar a qualidade dos mesmos.
- Business Coaching: Business coaching de qualidade é uma ferramenta bastante útil durante a realização de uma pesquisa de mercado, pois um business coach pode auxilia-lo na identificação do seu mercado-alvo, na escolha dos métodos de pesquisa adequados e na interpretação dos dados recolhidos. Ao recorrer a um business coach, está a garantir que a sua pesquisa de mercado é realizada de forma eficiente e eficaz.
Agora que já conhece todas as vantagens de realizar uma pesquisa de mercado para o seu negócio, está pronto para entrar nesta aventura? Contacte um dos nossos coaches e garanta que o seu investimento entrega resultados de sucesso ao seu negócio!
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