
Planear Trimestralmente o Negócio
Artigo é da autoria de Luis Charneca, Business Coach da ActionCOACH Lisboa.
19 Setembro 2019
Na maioria dos casos, os atuais empresários de pequenas empresas, limitam-se, de forma reativa, a gerir o seu negócio na base do dia a dia.
Um plano estratégico abrangente, no mínimo de três a cinco anos, é essencial para o crescimento e para onde quer levar o seu negócio. No entanto, não há duvida de que, como proprietário de uma empresa, a realidade da gestão do dia a dia pode assumir o controlo, e é muito fácil perder o foco do que precisa de realizar “agora” para alcançar esses objetivos de longo prazo. Esse é um dos motivos porque o planeamento trimestral é fundamental para o manter focado e garantir o sucesso do seu negócio a médio e longo prazo.
O planeamento trimestral do negócio cumpre dois objetivos críticos para as empresas:
1. Estabelece um foco REAL para os próximos três meses, de acordo com o plano estratégico definido a longo prazo;
2. Cria a OPORTUNIDADE de analisar o trimestre anterior, em relação aos objetivos traçados, e ajustar o seu plano para o manter no caminho certo.
É fácil perder o controlo e o foco se não tiver rotinas específicas para testar e medir o seu progresso. Só se pode gerir o que se mede e não há sucesso no que não se gere.
Partilho consigo cinco dicas que o vão ajudar a planear o seu negócio para o próximo trimestre:
- Alocar tempo suficiente. O tempo necessário para o processo de planeamento pode variar de acordo com o tamanho do negócio. Defina na sua agenda por defeito slots específicos para trabalhar O negócio e não NO negócio.
- Avalie os resultados do trimestre anterior. Com esta avaliação vai ter uma visão clara do que está e do que não está a funcionar no seu negócio. Esta parte é crítica para o crescimento futuro.
- Afine o seu plano. Com base nos resultados dos trimestres anteriores, analise como a abordagem pode ser melhorada para gerar maior produtividade e melhores resultados no próximo trimestre.
- Identifique objetivos pessoais e empresariais. Para alcançar o equilíbrio entre a parte profissional e pessoal que ambiciona, analise os objetivos que traçou para o próximo trimestre. Vai-lhe dar uma ideia concreta e realista do que pode alcançar no tempo disponível.
- Objetivos definidos no tempo. Quando tiver estabelecido os objetivos que espera alcançar no trimestre, determine um prazo para a conclusão. Muito importante: registe na sua agenda, para que não sejam esquecidos no dia a dia da gestão do seu negócio.
Ter um plano de negócios trimestral é fundamental para o crescimento do seu negócio. Vai mantê-lo concentrado, focado e pronto para o sucesso. Não foi isso que ambicionou quando resolveu criar um negócio?
Espero que estas dicas possam dar um impulso ao seu negócio, agora que estamos tão perto de planear o ultimo trimestre de 2019.
Se gostou deste artigo, ficou com alguma dúvida ou se quiser colocar uma questão terei todo o gosto em receber as suas partilhas e comentários.
Dê-me o seu feedback através do email luischarneca@actioncoach.com
Partilhar: