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Quatro estratégias para aumentar o valor da sua empresa

Artigo é da autoria de ActionCOACH Lisboa
11 Agosto 2022

Uma das principais características de um líder de uma empresa é conseguir articular quais os recursos necessários ao sucesso do seu negócio e como estes afetam os lucros do mesmo, independentemente das condições de mercado. É crucial compreender, de forma abrangente, os principais fatores que impulsionam o valor da sua empresa.

Neste artigo, analisamos quais as práticas que aumentam, efetivamente, o valor do seu negócio.

O que são impulsionadores de valor?

São considerados impulsionadores de valor todas as variáveis que aumentam, ativamente o valor de um serviço ou produto numa empresa. Este tipo de estratégias ajuda a determinar as principais competências e vantagens competitivas de uma empresa.

É vital para o sucesso de um negócio analisar e concluir quais as principais variáveis impulsionadoras de sucesso dentro de uma empresa, de modo a construir uma estratégia de negócio a longo-prazo personalizada e orgânica.

Existem quatro impulsionadores de valor que o podem ajudar a construir uma estratégia de negócio para a sua empresa:

  • Aumento de lucros
  • Expansão de margens
  • Inovação de produtos ou serviços
  • Eficiência operacional

Como identificar os principais impulsionadores de valor do seu negócio

Todas as empresas têm um conjunto personalizado de impulsionadores de valor, no entanto, é frequente verificar-se o domínio de duas variáveis. Analise os dados financeiros da sua empresa, assim como os seus KPIs e OKRs, de forma a perceber quais as métricas que mais estão a contribuir para o aumento do valor do seu negócio.

Por exemplo, caso o seu negócio seja na área das vendas, os impulsionadores de valor referentes ao aumento de lucros e expansão de margens têm, provavelmente, uma maior relevância que os referentes à inovação de produtos ou serviços e eficiência operacional.

Este tipo de análise de métricas são uma ferramenta essencial para garantir que as estratégias delineadas e as decisões tomadas estão em linha com os impulsionadores de valor mais indicados a cada negócio. Desta forma, existe uma diminuição de riscos causados por investimentos em áreas erradas da sua empresa, ao garantir que está a focar os seus esforços nas áreas mais eficazes.

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Quais são as quatro estratégias impulsionadoras de valor?

Aumento de lucros

Focada no aumento dos preços ou serviços, assim como o tamanho e valor de mercado, esta é uma das estratégias impulsionadoras de valor mais comuns. É através desta estratégia que são analisados KPIs de forma a identificar a viabilidade de oportunidades de investimento.

O aumento de lucros reflete a satisfação dos clientes relativamente a um determinado produto ou serviço. Quando acontece de forma consistente, demonstra que os consumidores têm uma opinião positiva do seu negócio em comparação à concorrência.

Algumas formas de impulsionar um aumento de lucros passam pela aposta no desenvolvimento de novos produtos ou serviços, diversificação geográfica da sua empresa e compra de negócios complementares.

Expansão de margens

Esta estratégia refere-se ao crescimento global de lucros operacionais ou aumento da velocidade à qual diferentes objetivos de receitas são alcançados.

Ao analisar e medir as diferenças das margens permite detetar alterações no poder de compra dos seus consumidores, custo do seu negócio e quota de mercado. Caso se verifique que os seus lucros brutos estão a crescer a uma velocidade mais elevada que o total dos seus custos, é possível explorar a oportunidade de expandir as margens operacionais da sua empresa.

As margens operacionais são dependentes, em parte, da estratégia impulsionadora de valor relativa à inovação de produtos ou serviços. No evento da sua empresa investir neste mercado, existe a possibilidade de aumentar os seus lucros brutos e crescer as receitas simultaneamente.

Inovação de produtos ou serviços

A inovação de produtos ou serviços é uma das estratégias impulsionadoras de valor mais cruciais ao sucesso de uma empresa, pois permite que esta se diferencie da concorrência e conquiste quota de mercado.

As empresas devem continuamente, e de forma consistente, introduzir novos produtos ou serviços que respondam às necessidades e desejos dos seus consumidores, de modo a alcançarem um crescimento sustentável.

A inovação de produtos ou serviços pode ser realizada através de departamentos de pesquisa e desenvolvimento (R&D), assim como através da compra de negócios donos de uma oferta inovadora. É importante que todas as empresas tenham um processo de inovação forte, que lhes permita avaliar e selecionar novas ideias, visto nem todas as inovações alcançarem sucesso e muitos produtos ou serviços lançados ou planeados falharem.

Eficiência operacional

Por último, a estratégia impulsionadora de valor referente à eficiência operacional engloba todos os processos de gestão de um negócio a um custo mais baixo do que a concorrência.

Ao combinar a eficiência operacional com o aumento de lucros e expansão de margens, é criado um ambiente saudável ao negócio, proporcionando um aumento na lucratividade e valor dos acionistas.

Este tipo de estratégias pode ser alcançado através do melhoramento da produtividade laboral, redução de desperdício ou implementação de processos que aliem, de forma positiva, o custo ao benefício.

Compreender a importância de estratégias impulsionadoras de valor

As estratégias impulsionadoras de valor são essenciais para que as empresas consigam alcançar sucesso a longo-prazo. É através da compreensão destas variáveis e foco nas suas áreas referentes, que a sua empresa pode criar valor a longo-prazo para os seus acionistas.

Cada negócio tem aliado a si um conjunto de oportunidades únicas e fatores de risco que influenciam os seus impulsionadores de valor. Deste modo, compreender as estratégias impulsionadoras de valor mais presentes na sua indústria é essencial para a gestão do seu negócio. Por exemplo, negócios maduros e com pouco espaço para crescimento através do aumento de lucros ou margens podem ver-se obrigados a focarem-se em melhoramentos operacionais.

Além de auxiliar gestores a priorizar atividades e direcionar recursos para onde estes mais são necessários, saber quais as estratégias impulsionadoras de valor mais indicadas para a sua empresa proporciona também investidores e acionistas informação-chave à saúde e bem-estar da sua empresa.

Agora que já sabe tudo sobre este tipo de estratégias, está pronto para as aplicar à sua empresa? Contacte os nossos Coaches e construa um plano personalizado ao seu negócio!

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