BLOG

Quer ganhar mais dinheiro no seu negócio?

29 Janeiro 2020

Workshop 5 Formas Para Aumentar A Rentabilidade Do Seu Negócio Artigoblog

Quer ganhar mais dinheiro no seu negócio?

Artigo é da autoria de Susana Costa, Business Coach da ActionCOACH Lisboa.

A maioria dos empresários começa um negócio por uma razão: ganhar dinheiro. E para ganhar mais dinheiro e aumentar a quantidade de clientes, o que precisa?

Mais leads, claro!

Antes de desatar a gastar dinheiro em campanhas publicitárias para atrair mais leads para o seu negócio, é essencial parar e fazer um balanço de quem está a tentar atrair, quantos leads precisa para atingir o seu objetivo e como o vai fazer?

📌 Quem?

Quem é o seu cliente ideal?

Quem é que quer atrair para o seu negócio?

Se não sabe exatamente quem é o seu mercado-alvo ou cliente ideal, como é que espera conseguir atraí-los para o seu negócio?

Um produto ou serviço brilhante sem a abordagem de marketing ou de geração de leads certa falha, na grande maioria das vezes. Está a gastar tempo e dinheiro em publicidade ou promoção com pessoas que nunca comprarão. Pode achar que se enviar uma única mensagem ampla para um público amplo, talvez através de um anúncio publicitário na imprensa, rádio ou através de uma campanha de marketing direto, vai atingir um número tão grande de pessoas que de certeza alguns deles vão morder a isca! Mas na realidade, o que acontece é um grande desperdício de recursos porque se os investir de forma mais direcionada para o seu público alvo terá resultados muito mais concretos e eficazes. Isto porque o marketing deve ajudá-lo a separar os suspeitos (pessoas que podem interessar-se pelo seu produto/serviço) dos prospects (pessoas realmente se interessam pelo seu produto/serviço). Se as suas campanhas de marketing não conseguirem fazer esta seleção, não estão a funcionar de forma eficaz. 

É importante lembrar, portanto, que os veículos que seleciona, as campanhas que faz, a estratégia criativa e a forma como comunica todos desempenham um papel chave na triagem de suspeitos e na criação de leads de elevado potencial.

📌 Quanto?

Quantos leads tem atualmente e quantas mais precisa para alcançar seu objetivo?

Citando Stephen Covey, no seu livro ”Os 7 Hábitos de Pessoas Altamente Eficazes” dever sempre começar com o fim em mente. Portanto para além de saber quem quer atrair, para o seu negócio precisa de saber concretamente o que quer atingir.

O termo leads ou prospects refere-se ao número total de potenciais compradores com os quais entrou em contato, ou que entraram em contato consigo. A maioria das pessoas confunde respostas, ou o número de potenciais compradores, com resultados.

Pode-lhe parecer surpreendente, mas, são muitas as empresas que não sabem quantas leads recebem por semana. E se não sabe quantas leads tem atualmente, como pode saber de quantas mais precisa para atingir seu alvo?

É de extrema importância saber os seus números. Mantenha um registo do número de leads/telefonemas/visitas recebidas e como chegaram até si. O facto de o telefone tocar não significa que a sua conta bancária esteja a crescer…

Só monitorizando estes números conseguirá analisar a sua taxa de conversão – a percentagem de pessoas que realmente compram comparativamente aos que poderiam ter comprado.

Exemplo: imagine que 10 pessoas entram numa sapataria porque viram uma campanha numa revista a anunciar uma venda flash. Desses 10 leads, 3 compraram. Nesse dia, a sapataria teve uma taxa de conversão de 3 de 10, ou seja 30%.

📌 Como?

Como é que faz para despertar interesse no seu produto/serviço?

A lista é interminável quando se trata de escolher entre estratégias de geração de leads para implementar, a fim de aumentar as vendas e fazer crescer o seu negócio, sugiro-lhe, aqui, 3 que funcionam em praticamente todos os tipos de negócio:

✔︎ Referências de clientes

As referências de clientes são um dos mais poderosos geradores de leads. Clientes que partilham a sua experiência são uma das formas mais eficazes e baratas de geração de leads. Obviamente, as referências só se conseguem oferecendo valor e serviço de exceção, mas podem também ser promovidas com programas especiais de referenciação aos seus clientes mais fiéis.

As leads referenciadas tem uma probabilidade alta de se tornarem clientes, uma vez que foram recomendadas por alguém que conhecem e confiam e que conhece bem o seu produto/serviço.

✔︎ Alianças Estratégicas

Muitas das pequenas empresas acreditam que esta é uma estratégia para grandes empresas, mas não é o caso – funciona igualmente bem para ambas.

A ideia aqui é unir forças com outras empresas complementares e não competitivas para trocar leads e promover os produtos e serviços uns dos outros.

Um bom exemplo é um hotel local e uma empresa de serviços turísticos unirem forças para promover os serviços uns dos outros criando um pacote mais atraente para um potencial cliente.

Uma dica útil é que qualquer que seja a sua indústria deve haver grande sinergia entre as duas empresas, tanto a nível profissional e pessoal, e deve ser uma situação em que ambos os intervenientes ganhem com a parceria.

✔︎ Telemarketing

Pode ser assustador, mas não podemos subestimar o poder dos telefonemas! O telemarketing é uma estratégia rápida e de relativamente de baixo custo que pode gerar resultados maciços para o seu negócio, se praticado regularmente.

É uma ótima maneira de definir compromissos e obter novos clientes. Apenas duas chamadas por hora, todos os dias úteis, por exemplo, produzirão resultados ao longo do ano.

Algumas dicas importantes para ser bem-sucedido com o telemarketing:

  • Certifique-se de ter uma lista de leads qualificadas;
  • Use operadores experientes ou vendedores que capazes de criar empatia ao telefone;
  • Certifique-se de que tem um ótimo guião que inclui uma oferta atraente que desperte interesse no interlocutor.

Agora que falamos de algumas das melhores estratégias de geração de leads para o seu negócio, lembre-se é de extrema importância ser consistente.

Muitas vezes, as empresas dependem de uma ou duas estratégias e pô-las em prática esporadicamente quando as vendas baixam não gera resultados…

Seja consistente na sua estratégia de marketing e de geração leads e lembre-se de testar e medir para mais e melhores resultados.

Agora é seguir em frente e multiplicar resultados …

Se quer aprofundar o seu conhecimento sobre este tema, junte-se a nós no próximo Workshop «5 formas para aumentar a rentabilidade do seu negócio». É já no dia 13 de Fevereiro. Saiba mais aqui.

Susana Costa

Susana Costa

Últimos artigos de Susana Costa

Partilhar:

Destaques

Agende já a sua sessão grátis

Experimente a nossa sessão de coach individual sem risco nem compromisso