Serendipidade Imagem

Serendipidade

Artigo é da autoria de ActionCOACH Lisboa
28 Janeiro 2021

Às vezes parece que não consegue controlar nada. Tudo está fora de sintonia e totalmente fora de sincronia. Sente-se impotente. É enlouquecedor. A maioria de nós quer controlo e mesmo quando sabemos que não podemos afetar o clima ou o trânsito, stressamos e preocupamo-nos. Mas raramente procuramos outras possibilidades.

Alguns dos empresários mais famosos do mundo deliciam-se realmente com os momentos em que têm menos controlo. De doidos, certo? Esses visionários veem o possível nos momentos não planeados e descontrolados da vida.

Steve Jobs, Richard Branson e Mark Cuban sofrem com o que o autor Christian Busch chama de ‘Serendipity Mindset’. Ele escreve no seu livro “The Serendipity Mindset, The Art and Science of Creating Good Luck”, que estar aberto ao possível, mesmo em altura de circunstâncias impossíveis, pode revelar um mundo de opções que nunca teria considerado antes.

Este ‘Serendipity Mindset’ significa que encontrará o sucesso nos momentos aleatórios da vida. “O sucesso é baseado em fatores que não pode controlar: estar no lugar certo à hora certa. Encontrar a pessoa certa à hora certa. Experimentar algo que não está necessariamente à procura” (Haden, 2020). Claro, isso significa sair mais, fazer mais, conhecer mais pessoas e tentar mais coisas, mas pergunte-se, o que tem a perder?

Cada um dos homens de negócios extremamente bem-sucedidos mencionados acima, encontrou oportunidades por necessidade. Sobreviveram, enganaram e manobraram os seus concorrentes. Busch diz: “Cultivar a serendipidade é, antes de mais nada, olhar para o mundo com olhos abertos e ver oportunidades que outros não veem. Não se trata apenas de estar no lugar certo à hora certa e esperar que algo nos aconteça (sorte pura), mas sim de um processo no qual podemos estar ativamente envolvidos.”

Muitas pessoas perderam o emprego devido à pandemia COVID. Os estilos de vida mudaram e muitas vezes não para melhor. Então, o que está a impedi-lo de iniciar o seu próprio negócio? Por necessidade absoluta, agora é o momento perfeito para abraçar a ‘Serendipity Mindset’ e traçar o seu próprio novo caminho. O financiamento para pequenas empresas existe e se escolher um parceiro sólido, como uma franquia bem conhecida e comprovada, terá maior probabilidade de obter assistência financeira. Agora pode ser a hora de pedir favores ou pedir apoio à família, mas não é altura de se sentar e esperar que a oportunidade surja. Construa a sua própria porta e passe por ela!

As pequenas empresas na sua comunidade estão à procura de especialistas em negócios para ajudá-las neste período sem precedentes. Pode-se tornar um coach de negócios certificado e abrir uma empresa de coaches de negócios profissionais na sua própria comunidade numa questão de meses. Não está apenas a retribuir à sua comunidade, mas também será o seu próprio patrão, a trabalhar com o cliente que escolher e encarregado do seu próprio futuro. Não soa aleatório.

Nunca é bom perder o emprego ou passar por dificuldades, mas se procurar as oportunidades e se mantiver aberto ao possível, poderá encontrar o pote de ouro no final do novo arco-íris. Richard Barnson abriu uma companhia aérea por causa de um voo cancelado. Steve Jobs abriu uma empresa de computadores na sua garagem que o levou a uma nova era em tecnologia. Existem inúmeros exemplos ou visões que conduzem à mudança.

Até o proprietário da ActionCOACH, Brad Sugars, começou o seu império de coaching de negócios na Austrália a partir de um quarto vazio em sua casa. Agora com mais de 1.000 treinadores em mais de 70 países, a ActionCOACH trabalha com mais de 18.000 empresas todas as semanas. Tornar-se um ActionCOACH é acessível e viável e há oportunidades de franquia na sua área.

Portanto, se se sentir fora de controlo, procure mais. Há oportunidade nas circunstâncias mais aleatórias se estiver com a mentalidade certa para a ver. Aproveite e dê uma oportunidade. Só se pode surpreender.

O tempo é o seu ativo mais valioso. Descubra como aumentar a sua produtividade, trabalhar menos 10 horas por semana e conseguir mais tempo para a sua família e amigos!

 

Preencha os dados para receber o nosso eBook “Trabalhe menos 10 horas por semana e prospere financeiramente!”.

GESTÃO DE TEMPO

lm tempo ebook preview
EBOOK GRÁTIS

Partilhar:

ActionCOACH Lisboa

Últimos artigos de ActionCOACH Lisboa