imagemblog sortetrabalhoarduo

Sucesso: Sorte ou Trabalho árduo?

Artigo é da autoria de ActionCOACH Lisboa
8 Abril 2021

O sucesso é o produto da sorte e está fora do nosso controlo? Ou é o resultado de trabalho árduo? Surpreendentemente, muitas pessoas bem-sucedidas consideram-se, ao mesmo tempo, sortudas. Mas a sorte é guiada pelas suas ações e autodesenvolvimento.

“O trabalho árduo começa com a inspiração, que por sua vez chega de alguma forma pela sorte. Ou seja, quando realmente vemos a questão a fundo, trabalho árduo e sorte são inseparáveis”

(Digfly.com, 2020)

Sorte e trabalho árduo estão ligados de muitas maneiras. Quando alguém adiciona às suas competências a prática, aprendizagem ativa e dedicação, então pode estar preparado para tomar partido de quaisquer oportunidades inesperadas (que podem ser descritas como “sorte”). As pessoas bem-sucedidas normalmente estão em movimento e o seu autodesenvolvimento é um foco para garantir que as suas competências estão sempre a crescer. 

Mais do que sorte, olhando mais de perto para os comportamentos e tendências dos indivíduos bem-sucedidos, identificamos aspetos comuns. Exibem persistência, resiliência, coragem e perseverança que podem ser considerados como fatores necessários para o sucesso. Um propósito claro e o foco para transformar as suas vidas faz essas pessoas bem-sucedidas. É aí que a sorte encontra a sua oportunidade.

Algumas dessas características comuns: 

  • Foco 
  • Paixão
  • Integridade
  • Autoconfiança 
  • Otimismo 
  • Disciplina e força de vontade
  • Ligação aos outros 
  • Comunicação 

Vale a pena ver o vídeo do fundador da ActionCOACH, Brad Sugars, em que ele debate o equilíbrio entre sorte e trabalho árduo na sua própria vida. Como autor, entrepreneur, e filantrópico, o Brad trabalhou de forma metódica para que a sua vida fosse menos obra do acaso e mais baseada em resultados do seu trabalho árduo. O seu foco tem sido criar a sua própria sorte, baseado no trabalho que desenvolve sobre si próprio e nos seus negócios. Ele aponta também que é fundamental rodear-nos das pessoas certas, ter mentores e coaches, posiciona-o para estar melhor equipado para lidar com a “sorte”. Este foco em melhorar-se a si próprio “coloca-te no sítio certo na altura certa” diz o Brad.

A definição formal de “sorte” no dicionário: “Sucesso ou falhanço, aparentemente conduzidos pelo acaso em vez de ser pelas ações do indivíduo” (Dictionary.com, 2020) e “a sorte é considerada uma força que causa coisas boas ou más acontecerem”. Esta definição passiva das circunstâncias é muito menos apelativa do que cada um tomar nas próprias mãos as rédeas do seu sucesso. Esperar que a sorte aconteça é uma estratégia possível. Não é, no entanto, uma estratégia que a maior parte das pessoas bem-sucedidas confie. Por isso, sugerimos que celebre a sorte e defina o seu caminho, trabalhando arduamente e tirando partido dos benefícios que isso traz. O pote de ouro está no final do arco-íris, mas tem de estar preparado para encontrar o arco-íris e ficar com o pote de ouro através de foco, aprendizagem contínua e paixão.

“A diligência é a mãe da boa sorte”

Benjamin Franklin

Um coach pode ser a chave para que o seu foco abra as oportunidades da sorte. Aproveite uma sessão de business coaching gratuita connosco e prepare hoje mesmo o seu sucesso.

O tempo é o seu ativo mais valioso. Descubra como aumentar a sua produtividade, trabalhar menos 10 horas por semana e conseguir mais tempo para a sua família e amigos!

 

Preencha os dados para receber o nosso eBook “Trabalhe menos 10 horas por semana e prospere financeiramente!”.

GESTÃO DE TEMPO

lm tempo ebook preview
EBOOK GRÁTIS

Partilhar:

ActionCOACH Lisboa

Últimos artigos de ActionCOACH Lisboa