Tenha uma equipa focada nas prioridades do seu negócio 

Susana Costa - 29/04/2019

Não está satisfeito com o desempenho da sua equipa?  

 

A boa notícia é que consegue ter mais controlo sobre esta questão do que pode imaginar.  O desempenho da sua equipa pode simplesmente estar a ser afetados por falta de foco, isto é, de ter uma direção clara definida. 

 

A liderança eficaz começa exatamente por criar uma imagem atual do futuro do seu negócio, na forma de uma Visão.

Como dono e líder da sua empresa pode e deve determinar qual o destino do seu negócio, onde quer chegar, a longo prazo. Steven Covey, no seu livroOs 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazesdefine este processo de criar uma visão como começar com o fim em mentePense no impacto que pode ter no seu negócio uma equipa com um claro entendimento da sua visão de longo prazo, orientada para a sua concretização e energizada pela motivação de se sentir envolvida em alcançar um objetivo comum. 

 

Como é que comunico a visão do meu negócio de forma a que a minha equipa se sinta envolvida e energizada e se torne mais eficaz na sua concretização?  

 

Seguindo 3 passos:  

 

  1. Escreva a visão para o seu negócio de forma apaixonante;
  2. Comunique de forma regular e criativa essa visão à sua equipa;
  3. Para obter benefícios concretos utilize essa visão como filtro no processo de decisão e exija o mesmo da sua equipa – crie foco. 

  

 O que é a Visão de uma empresa? 

 

 

A visão é o sonho a mais longo prazo, que consegue imaginar para o seu negócio. 

De qualquer forma e para que seja eficaz tem de acreditar na sua visão e estar apaixonadamente comprometido na sua concretização. 

A sua visão para a sua empresa não tem de ser limitada no tempo ou ao seu tempo de vidaPor exemplo, a visão da ActionCOACH é: “Abundância mundial através da reeducação empresarial”. 

 A visão não é mais do que a intenção estratégica global para o seu negócio escrita de forma apaixonante e inspiradora para que possa ser facilmente recordada e se mantenha constantemente presente na mente da sua equipa. 

 

Como comunico a visão à minha equipa? 

 

visão deve ser vivida, por todos numa organização. Quer isto dizer que deve estar presente em todo lado, nas mais variadas formas (escritas, auditivas e visuais)Todos os membros da sua equipa devem conseguir transmitir a visão da empresa de forma exata e imediata, em qualquer situação! 

Quando contrata uma das primeiras questões que deve surgir é se o candidato se identifica com a visão da sua empresa. 

Como “dono” da visão o empresário tem o dever de procurar constantemente formas inovadoras de a comunicar de forma para que os seus objetivos sejam continuamente os objetivos da sua equipa, para que a equipa veja a visão como sua, lhe atribua significado e esteja focada diariamente na sua concretização. 

 

Quais são os benefícios práticos de uma visão? 

 

A visão de uma empresa, se bem construída e utilizada, pode tornar-se a Estrela do Norte de toda a estratégia e de todo o processo de decisão de uma empresa. 

O seu plano de negócio deve refletir a sua visão. Tanto o plano anual como os planos a 90 dias que devem ser congruentes com a visão estabelecida e devem traçar caminhos e definir metas intermédias, sempre com a visão em mente. 

Toda a equipa deve ter por hábito verificar se os seus planos e decisões estão alinhados com a visão, tal como os marinheiros alinhavam a sua direção com a Estrela do Norte. 

Quando não existe uma visão bem definida num negócio é difícil definir e estabelecer prioridades. A falta de visão e de foco nas prioridades para atingir o objetivo é uma das razões que levam muitos negócios a falhar.  

 

Uma equipa desmotivada, pouco envolvida pode ser um dos primeiros sinais de que a liderança precisa de clarificar a visão e definir as prioridades alinhadas com essa mesma visão. 

 

Tenha uma visão, venda essa visão e a sua equipa vai acompanhá-lo na sua concretização. 

Aprenda como pode atrair e construir uma equipa de sonho!

Preencha os dados a baixo para receber o nosso
E-book "Como atrair e construir uma equipa de sonho" no seu email..

Susana Costa

Susana Costa

Posted in

Partilhar: