Transformar Clientes em Fãs Incondicionais

Luis Charneca - 18/06/2019

As empresas e os comerciais focam-se demasiado, e por vezes apenas, na obtenção de novos clientes.

Desde a identificação como Suspeito até à primeira compra.

Fantástico, já temos mais um Cliente.

 

Investimos tempo e energia na passagem do Suspeito (alguém que está no nosso mercado-alvo) a Lead (alguém que se interessa pelos nossos serviços e/ou produtos) e a Comprador (alguém que nos compra pela primeira vez).

 

E depois? A maioria fica satisfeita com esta etapa. UAU! Alguém nos comprou alguma coisa! Fantástico!

O Caminho não acaba aí.

Ainda existem alguns degraus para subir na escada da lealdade do nosso público-alvo.

Próximo objetivo – transformar o Comprador em Cliente (alguém que nos compra mais do que uma vez), o Cliente em Membro (alguém que tem um sentimento de pertença em relação à nossa empresa), o Membro em Promotor (alguém que promove os nossos serviços e/ou produtos junto de outros) até ao FÃ INCONDICIONAL (alguém que faz a venda por nós).

 

Os fãs incondicionais são clientes que adoram o seu negócio e o serviço prestado, não só falam de si a todos os seus amigos e colegas, trazendo-os até ao seu negócio, como acabam por fazer a venda por si.

A verdade é que as empresas continuam a gastar cerca de seis vezes mais dinheiro a atrair novos clientes do que a cuidar e reter os clientes existentes.

 

Outro facto assustador é que 67% dos clientes que deixam de comprar a uma determinada empresa é por PERCEÇÃO DE INDIFERENÇA. Não há nada de errado com o negócio, o cliente simplesmente sente que a organização não se preocupa o suficiente. E vai comprar à concorrência.

 

Aqui estão oito dicas simples que pode/deve introduzir no seu negócio. Vão ajudar a que os seus clientes, não só continuem a comprar repetidas vezes, mas também passem a trazer os seus amigos com eles:

1. Trate sempre os clientes pelo nome.

2. Envie-lhes cartões de agradecimento.

3. Peça-lhes para voltarem.

4. Apresente-lhes a gama completa de produtos e/ou serviços que comercializa.

5. Pergunte-lhes como se sentem pelo produto/serviço adquirido.

6. Ligue quando tiver novidades que sabe que eles gostariam.

7. Defina e implemente um calendário de comunicação.

8. Supere as expectativas – SEMPRE.

 

Tente implementar algumas dessas dicas. E  transforme os seus Clientes em Fãs Incondicionais.

A realidade é que, se você cuidar dos seus clientes, os seus clientes irão cuidar do seu negócio e ajudá-lo a fazer crescer a sua empresa. É tão simples como isso.

 

Espero ter ajudado a clarificar e a potenciar melhores empresas e empresários.

 

Se necessitar de alguma ajuda para definir e segmentar o seu mercado-alvo, perceber como superar expectativas, ter uma estratégia para transformar clientes em fãs incondicionais, definir e implementar um calendário de comunicação ou ainda se gostou deste artigo, ficou com alguma dúvida ou quiser colocar uma questão terei todo o gosto em receber as suas partilhas e comentários.

 

Dê-me o seu feedback (luischarneca@actioncoach.com)

 

 

Luis Charneca

Luis Charneca

Partilhar: