4 passos para atingir os sonhos

Teresa Teles - 16/10/2018

Ontem estive a ter uma sessão muito interessante que me fez pensar na questão do direito à felicidade. E hoje parece-me fundamental pegarmos nesta questão.

Existe por aí a noção de que porque nascemos temos o direito a que tudo nos corra bem. Vocês concordam? Nós nascemos com o direito a ser feliz. Eu concordo com isto. O que eu não consigo concordar é com a noção que tudo tem de nos correr bem apenas porque existimos! Já pensaram bem no trabalho que dá a sorte? No trabalho que dá a conquista dos resultados que procuramos? E quem teve sucesso? Já pararam para imaginar nas noites sem dormir, nos projectos e planos, nas dores e alegrias do trajecto?

Como é que olhas para o teu dia? É mais fácil salientar o que correu bem ou o que correu mal? Ao fim do dia chegam a casa a pensar nos desafios que apareceram ou nas pequenas vitórias e conquistas do dia?

A verdade é que todos nascemos no mesmo mundo e não me venham com as desculpas do dinheiro ou do berço porque se teoricamente isso aumenta as possibilidades, de nada serve se não for bem gerido, aproveitado, utilizado. Nós construímos o nosso futuro, um passo de cada vez, uma acção de cada vez.

Olhemos para o fundador da ActionCOACH, vocês sabiam que em criança a família do Brad  Sugars passou dificuldades? Sabiam que foi porque foi gozado nessa infância por não poder comprar o mesmo que os outros que ele encontrou a força para se mexer? Bastou dizer “nunca mais vou ter de contar o dinheiro para poder comprar alguma coisa” e hoje é um multimilionário com diversas empresas e projectos de onde se salienta a ActionCOACH que ele construiu ensinando os outros a fazer o mesmo que ele fez.

 

 

Dito isto, a realidade é que existem algumas estratégias simples para conseguir atingir o que nos faz felizes. Melhor ainda, podemos reduzir a 4 passos ou a um acrónimo: IVVM!

  1. Imaginar

Se não souberes o que queres, como podes lá chegar? Como podes dizer se és ou não feliz? Sócrates disse que a forma mais simples de descrever algo é identificando, comparando ou decompondo no que não é. Então o que é felicidade para ti?

Não tenhas medo de sonhar. Os sonhos dão-te as asas, a motivação e a força para uma mudança.

  1. Visualiza

Não te limites a imaginar o que queres, coloca-te dentro dessa imagem. Fecha os olhos e vê exactamente o que estarias a fazer, ouve os sons, sente os cheiros… usa todos os teus sentidos para te colocares dentro do quadro. “Tão perto que consigo tocar”

  1. Verbaliza

Não guardes para ti os teus sonhos. Quem está à tua volta, quem gosta de ti vai-te ajudar. Até pode achar uma loucura no inicio e dizer-te que nunca vai acontecer, mas se tu souberes exactamente o que queres, as ferramentas, as pessoas e as oportunidades vão surgir. Não escondas os teus sonhos porque alguém te vai ajudar no teu caminho.

  1. Materializa

Só há uma maneira de tornar realidade e isso é agindo. Não te prendas ao que os outros pensam ou dizem. És tu que crias o teu destino.

 

Se quiseres saber como usar a tua empresa como ferramenta para atingires os teus sonhos envia-me um email para teresateles@actioncoach.com e terei todo o gosto em ter uma sessão de trabalho contigo.

Teresa Teles

Teresa Teles

Partilhar: