PNL – O que é a Programação Neurolinguística?

Teresa Teles - 01/03/2019

PNL – O que é a Programação Neurolinguística?

A Programação Neuro Linguística ou PNL teve origem nos anos 70 como forma de tentar distinguir, estudar e aplicar o pensamento e comportamentos que que permitiam (e ainda hoje permitem) a alguns iluminados ter êxito e os outros não. Sabendo que vivemos num mundo de relações, o que torna alguém um bom comunicador que consegue os resultados que ambiciona?

Mais do que à teoria, a PNL dedica-se ao prático, e é esta característica que lhe tem conferido um crescente número de adeptos e uma evolução na sua aplicabilidade que permite aos dias de hoje uma transformação interna que permite recriar e conquistar uma vida mais significativa, com acções mais eficazes.

Tendo em conta a origem num matemático e num terapeuta e a sua aplicabilidade prática, não é de estranhar que se fale de programação, remetendo aos processos mentais conscientes e inconscientes responsáveis pelos nossos comportamentos.

o-que-é-PNL-Programação-Neurolinguística

 

Isto nada significa sem a indicação que estes processos que resultam em comportamentos, dependem da percepção, da emoção, do pensamento que se deve ao modo de funcionamento do nosso sistema nervoso que permite a distorção, generalização ou omissão dos estímulos exteriores de forma a que nós os possamos compreender. Cada um de nós recria a sua realidade em função das experiências passadas e é isso que este N de Neuro nos transmite.

Se até agora tudo é muito teórico, mesmo que resultando em manifestações práticas, o L de linguagem reflecte a expressão. O “código” pelo qual todos nós somos programados a responder seja através da linguagem verbal ou não verbal. Exemplo disto foi uma experiência onde foram apresentadas expressões a crianças pequenas ou a povos indígenas com cultura claramente diferente e qualquer um dos indivíduos identificou as 7 micro-expressões básicas como raiva, medo, alegria, surpresa, tristeza, desprezo ou aversão. Se os estímulos para a sua manifestação podem mudar consideravelmente entre diferentes grupos ou culturas, a forma como se expressam, o “código” mantém-se comum e universal.

 

pnl-o-que-é

 

Então qual é a vantagem de estudar, aprender ou compreender os princípios base do PNL?

Se até agora não ficou convencido da sua importância, pense num momento que lhe criou tensão. Como é que reagiu? Pense agora numa entrevista. Fosse do lado do recrutador ou do candidato, com que facilidade escolheu a pessoa certa ou a empresa certa? Pense num sonho. O que é que está a impedir de atingi-lo? Porquê? Agora reflicta, não gostaria de ter ferramentas para saber como interpretar a situação, agir, ultrapassar os seus limites?

Como é isto possível? Ganhando ferramentas que permitam, que promovam o desenvolvimento pessoal e a sua relação com os outros.

Gostaria de saber como aplicar isto no seu negócio? Quer perceber como o seu negócio vai permitir ter tempo e dinheiro para aproveitar e viver os seus sonhos? Quer conhecer as chaves de ouro para uma equipa de sucesso?

PNL é só a ponta do lençol!

Teresa Teles

Teresa Teles

Partilhar: