
SER x FAZER = TER
Artigo é da autoria de Miguel Bragança, Business Coach da ActionCOACH Lisboa.
10 Maio 2018
É bastante comum falar-se neste tema. É bastante comum falar-se na sua importância e como temos de pensar no “why” antes de tudo o resto.
Mas será que é mesmo assim?
Encontro, na prática, imensas empresas em que a visão é algo como: “Empresa número UM no mercado x servindo produtos de qualidade superior (…)”, etc., etc., etc…
Comecemos pelo mais simples: a minha forte convicção é que a visão começa por olhar para fora e, em especial, para o sonho que se tem para a comunidade, país, mundo, etc., ou seja: começa por olhar para o público-alvo e não para dentro!
Na ActionCOACH usamos uma fórmula de alcançar resultados muito simples:
SER x FAZER = TER
O primeiro passo é o TER: que sonho é esse? Que impacto tem? Que propósito está subjacente a essa visão? A minha sugestão para escrever a sua visão passa por fingir que entra numa máquina do tempo, ande uns bons anos para a frente e descreva de forma cristalina o que vê. Porque isso é aquilo em que você acredita e – como diz o Simon Sinek – as pessoas vão segui-lo pelo que você acredita.
A missão é precisamente o como e o que vamos FAZER e SER para chegar à visão – é, na prática, o plano a muito longo prazo escrito de uma forma simples. Quando a escrever verifique a seguinte check-list:
- Clarifica o propósito e a direção a tomar?
- Inspira entusiasmo e compromisso de todos?
- É ambiciosa o suficiente?
- É diferenciadora de alguma forma?
- Reflete a nossa identidade, crenças e valores?
O último elemento na check-list é particularmente importante, pois é o SER não só das pessoas mas também das organizações. E agora repare: se o SER for zero, zero vezes qualquer coisa é zero, e se o FAZER for zero então também não chegamos a lado nenhum. Ou seja, tem de haver um alinhamento entre quem somos, o que fazemos e como fazemos para chegar à nossa visão final e sempre que não há esse alinhamento as organizações perdem-se algures no caminho…
Se em algum destes tópicos sente que a sua missão não atinge o que se pretende, então a reescreva até que esteja clara, porque uma coisa é certa: esta é daquelas questões que são realmente importantes e não urgentes, ou seja: aloque tempo, debata com a sua equipa até que fique concluído e, claro, revisite o tema quando necessário (embora não se esteja à espera que mude de visão todos os dias, semanas ou até anos…)
Há um ponto na forma como se escreve a visão e a missão, onde normalmente sou bastante exigente com os nossos clientes: escrever no presente e não no futuro; escrever como se aquilo que queremos alcançar para o nosso público-alvo fosse já hoje uma realidade. É difícil? É. Mas permite uma coisa tão simples como esta: a mudança, o crescimento, o desconforto, a inconformidade por ainda não termos chegado lá e é precisamente isso que nos faz mexer!
Se quiser debater, pessoalmente, a sua visão e missão tenho todo o gosto em fazê-lo, basta mandar-me uma mensagem e podemos agendar para verificarmos os passos para que tenha claro o destino onde quer chegar! Para saber mais como posso ajudar, basta clicar no link http://bit.ly/sessaocoaching-actioncoach e marcar um diagnóstico, feito por mim ao seu negócio!
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