
Sou empresário! E agora?
Artigo é da autoria de Emília Alves, Business Coach da ActionCOACH Lisboa.
30 Janeiro 2019
Ser empresário não é ser dono de uma empresa!
Ser empreendedor não é ter uma visão, vontade e ambição de lançar um negócio, por ter uma ideia diferente, por vezes mesmo disruptiva!
Ser empresário pode ser um percurso que se inicia fruto da insatisfação com o que se tem, a visão de uma vida mais equilibrada e com mais dinheiro, criando o seu próprio emprego: auto-emprego!
E no seu caso? Estava insatisfeito com o seu emprego ou herdou uma empresa?
Auto-emprego significa auto-gestão da sua vida e do seu negócio e se este evolui, rapidamente se apercebe que tem que contratar outras pessoas e começa a formar uma equipa, tralhando ao lado daqueles que contratou e como eles recebendo um salário, tendo ainda que gerir o seu trabalho e o deles. Finalmente é um gestor, mas na grande maioria dos casos ainda não se consegue ver como um empresário porque continua a ter um emprego muito absorvente, a ser o técnico, trabalhando muitas horas e não usufruindo mais do que um bom salário….
Foi o que lhe aconteceu?
A transição de gestor para empresário faz-se da criação de uma equipa, com as devidas competências e soft skills, em quem possa delegar, libertando-se do que são todas as atividades que não deve estar a fazer, pois tem de parar para pensar, planear e implementar o plano de acção que o vai levar à alcançar a visão que teve quando criou a sua empresa. Além disso, para que tudo possa funcionar como uma máquina bem oleada, vai precisar de sistematizar o seu negócio e são estes sistemas que vão gerir a sua equipa. A liderança cabe-lhe a si desenvolvê-la.
Ser empresário é ter um mindset de empresário, a identidade de empresário, em primeiro lugar. Ter a capacidade de crescer e de se desenvolver, transformando a visão que tinha de si mesmo como o bom profissional, o técnico, para o empresário que lidera equipas, desenvolve estratégias, planeia o futuro e executa o plano de acção que delineou com essas equipas
Mais fácil de dizer do que fazer! Mas não tem que o fazer sozinho.
A sistematização do seu negócio vai proporcionar transformar a empresa na tal máquina bem oleada e a funcionar com a equipa que escolheu, treinou, e que deverá partilhar a sua visão e os objetivos empresariais. Mas para que tudo isto aconteça tem que desenvolver uma cultura de disciplina e de excelência na organização.
Os nove passos para sistematizar o seu negócio passam por:
- declaração de Visão
- declaração de Missão
- cultura: valores
- objectivos Smart
- organograma
- acordos Posicionais
- KPIs – Indicadores de Desempenho
- manuais de procedimentos
- gestão de objectivos
Estes, vão proporcionar-lhe a estrutura de que precisa para que a empresa possa funcionar sem a sua presença, alinhando a sua equipa, liderando-a. Mas não chega.
Ser empresário significa trabalhar o seu ser; desenvolver as suas competências, as suas soft skills, através de leitura, da visualização de vídeos, de participação em workshops e conferências, eventos com os seus pares, que partilham as suas dores e visões similares à sua, alterar os seus hábitos que o impedem de avançar e adquirir novos hábitos, eliminar crenças limitadoras…..
Se não crescer, como é que quer que o seu negócio cresça?
Os seus resultados surgirão na medida em que conseguir ser melhor e fizer o que tem que ser feito e isto, por vezes, significa não só fazer mais, mas melhor, e mesmo deixar de fazer certas coisas que pode, por exemplo, delegar, ou mesmo erradicar.
Parece-lhe bem?
Difícil fazê-lo sozinho?
Ser empresário significa desenvolver a sua liderança, procurando estratégias inovadoras, ter a humildade de reconhecer os seus pontos fracos, aproveitar as oportunidades de os transformar em fortes e desenvolver os seus pontos fortes, estar ao serviço da sua equipa, através do exemplo, consistência e congruência e criando outros lideres na organização.
Se não consegue fazê-lo sozinho pode pedir ajuda de um coach ou de um mentor, mas o primeiro passo pode passar mesmo por começar a sua formação e pelo desenvolvimento das suas competências, criando assim a identidade de Empresário!
Partilhar: