Artigo Tempo Acl Imagem

Tempo é o que faz com ele

Artigo é da autoria de Emília Alves, Business Coach da ActionCOACH Lisboa.
30 Dezembro 2020

Confesso que estou farta de receitas sobre gestão de tempo. Formações para todos os níveis e gostos, cursos online, que se podem comprar e consumir à velocidade do freguês, e ainda por cima para todas as idades. Mas o tempo não se gere, usufrui-se, e todos temos 24 horas por dia…. A decisão é sobre o modo como o vamos fazer e gerir as nossas prioridades nessas 24 horas, é que vai ditar a satisfação com que as vivemos.

As nossas escolhas dependem de nós, do nosso mindset, do nosso poder de decisão e acção. As nossas escolhas sobre o tempo têm, todavia, um cariz completamente diferente de todas as outras, dado o tempo ser um recurso que não se comercializa e que não se recupera. Passou, acabou! Se o aproveitou da melhora maneira, a satisfação é directamente proporcional, se o desperdiçou a amargura pode ser exponencial, pois vai influenciar as próximas decisões, qual hamster na roda.

Olhar para o tempo como um recurso irrecuperável deverá dar-nos a pauta correcta para o apreciarmos e valorizarmos; gerindo as nossas prioridades e conseguindo cumpri-las com disciplina. Planear é só o primeiro passo, que de pouco servirá se não nos empenharmos em implementar o plano, corrigindo sempre que necessário, com a rapidez imposta pelas circunstâncias, e com um olhar focado no objectivo final. Imprevistos são as surpresas que nunca nos abandonam ao longo da vida e é com elas que temos que lidar diariamente. A capacidade de superação é imprescindível e, mais uma vez, ela vai depender do nosso mindset; a nossa estrutura mental, ditada pela nossa educação, valores e pelas nossas crenças.

O tempo é! E para conseguirmos fazer tudo o que queremos precisamos de disciplina; a disciplina que nos permite criar tempo através da delegação, de um agendamento adequado aos recursos que temos à nossa disposição como seres humanos, a nível pessoal e profissional, à nossa capacidade de aprender a fazer melhor, de sermos melhores; no fundo a disciplina de nos focarmos no que é importante; no nosso desenvolvimento.

E para mim disciplina é a capacidade que vai permitir o desenvolvimento humano acelerado, a liderança pelo exemplo, a infinita capacidade que o homem tem de se superar a si mesmo e de se tornar melhor. Para ter mais não temos necessariamente que fazer mais, mas teremos certamente que nos tornarmos melhores; melhores pessoas melhores empresários, melhores leaders.

Se esta reflexão faz sentido para si, e se quiser enviar os seus comentários, terei todo o gosto em responder-lhe: emiliamalves@actioncoach.com

O tempo é o seu ativo mais valioso. Descubra como aumentar a sua produtividade, trabalhar menos 10 horas por semana e conseguir mais tempo para a sua família e amigos!

 

Preencha os dados para receber o nosso eBook “Trabalhe menos 10 horas por semana e prospere financeiramente!”.

GESTÃO DE TEMPO

lm tempo ebook preview
EBOOK GRÁTIS

Partilhar:

Emília Alves

Licenciada em Línguas e Literaturas modernas, Inglês e Alemães, aprofundando a área da formação através de uma Pós-graduação e Certificação em Liderança Estratégica por Valores e Coaching, na Universidade Carlos III, em Madrid, homologada pela International Coaching Federation, de que é membro e Coach certificada. Carpe diem é o seu motto e sente que gostaria de ter muitos anos de vida para fazer tudo aquilo que gostaria de fazer como pessoa e como Coach, na senda da excelência e da maximização do seu potencial e dos seus coachees.

Últimos artigos de Emília Alves