
Desafios na vida de um empresário
Artigo é da autoria de Susana Bugalho, Business Coach da ActionCOACH Lisboa.
6 Maio 2019
Quando e Como nos tornamos Empresários?
Todos nós passamos pela fase de Estudantes. Para alguns esta fase prolonga-se e acompanha o nosso percurso profissional, para outros esta poderá ser uma fase bem mais curta.
O passo seguinte é tornarmo-nos Empregados, por conta de outrém, em que recebemos o nosso vencimento em troca de horas de trabalho. Estima-se que mais de 90% da população se mantém neste patamar durante toda a vida ativa.
Porém, alguns de nós decidem dar o próximo passo para o Autoemprego, porque:
- estão cansados de cumprir horários e/ou regras por vezes rígidas e sem fundamento;
- sentem-se desmotivados por trabalhar numa empresa onde o espírito de equipa não se faz sentir;
- não existe perspetiva de evolução profissional e muitas vezes nem sequer formação aos colaboradores;
- não há conhecimento da estratégia da empresa nem de um objetivo comum a todos os colaboradores, que permita um alinhamento da equipa;
- não se sentem reconhecidos;
- acreditam que são bons profissionais, bons técnicos;
- acreditam que vão ter uma vida mais equilibrada, com tempo para a família, etc.;
- acreditam que, apesar de continuarem a trocar horas por dinheiro, podem ganhar o mesmo ou mais num negócio próprio!
E este é o primeiro passo para uma grande aventura, repleta de aprendizagens e desafios!
Principalmente a partir do momento em que se dão conta que:
- Não são donos do seu TEMPO. São os clientes que mandam na sua agenda e ainda têm menos tempo para si e para a sua família, do que quando trabalhavam por conta de outrem.
- Não têm mais DINHEIRO e mal conseguem tirar o vencimento ao final do mês, pois têm prazos a cumprir com os fornecedores e têm clientes a pagarem tarde, além de impostos a pagar que não esperam…
O que fazer?!!!
Muitos dos que se aventuraram neste mundo, optam por voltar atrás, pela segurança de um emprego, um salário garantido e um horário mais ou menos fixo… mas … será esta a melhor opção? É mesmo esse o rumo que quer dar à sua vida Profissional e Pessoal?
A resposta está em si!
Se acredita que o seu propósito de vida passa por:
- Desenvolver um negócio
- Fazer a diferença na vida dos seus clientes
- Fazer a diferença na vida das pessoas que fazem parte da sua equipa
- Tocar de forma positiva a economia local
… o segredo está em fazer crescer o seu negócio de forma saudável e consistente!
Tal como uma árvore, se a sua empresa não tiver espaço para crescer, acabará por morrer. Por outras palavras, se limitar a energia do seu negócio à sua própria energia, não será possível alavancar e, portanto, está na altura de procurar um braço direito e começar criar a sua equipa.
Com este passo, deixará de estar no Autoemprego e tornar-se-á um Gestor!
Até agora tem estado a trocar horas de trabalho por €€, pois se não estiver no Ativo, a trabalhar “No Negócio”, ele não gera dinheiro. Porém, consideramos que um Negócio de Sucesso tem as seguintes características:
- Empresa Comercial e Rentável
- De Lucro Previsível
- Que Funciona
- Sem a presença obrigatória do dono,
- À máxima capacidade e segurança
- Com maior qualidade de vida para o empresário e para a sua equipa
Apenas com sistemas implementados, controlo de tempo, de dinheiro e de entrega, estratégias de marketing e com uma boa Equipa que cuida dos seus Clientes, será possível avançar para o próximo passo, em que deixará de trocar horas por dinheiro, mas começará a trocar dinheiro por dinheiro, tornando-se Empresário, tendo mais tempo para trabalhar O Negócio e, muito importante, tendo mais tempo livre para si e para a sua Família!
E com uma empresa rentável que funciona sem si, será possível tornar-se Empreendedor, onde continuará a trocar dinheiro por dinheiro, investindo não só nesse negócio, mas replicando e/ou avançando com negócios em áreas distintas.
Mediante um plano bem definido, através de uma Metodologia de Gestão concreta, sabemos que é simples fazer crescer empresas e torná-las lucrativas, dando lugar a uma melhor qualidade de vida.
A facilidade com que se alcança este patamar, depende do empresário, da sua visão, dos seus objetivos quer pessoais quer profissionais, das suas escolhas, das pessoas que o rodeiam, de quem quer ser e de quando pretende agir!
Do que é que está à espera???
Susana Bugalho, Business Coach
Partilhar: