
DISC – Dicas para gerir a sua Equipa em Teletrabalho
Artigo é da autoria de Susana Bugalho, Business Coach da ActionCOACH Lisboa.
21 Maio 2020
Face a esta nova realidade em que lutamos contra a pandemia do COVID-19, fazendo tudo para salvaguardarmos a nossa saúde, a saúde das nossas equipas e respetivas famílias, importa zelar também pela sobrevivência dos nossos negócios e dos postos de trabalho.
Focando agora uma realidade em que a sua equipa poderá estar totalmente ou parcialmente em Teletrabalho, é extremamente importante ter em atenção quais as necessidades da empresa e quais os seus desafios, no que respeita a duas áreas: a Equipa e os Clientes, sendo que o pretendido é que seja a sua Equipa a lidar e a gerir os desafios dos seus Clientes, através dos sistemas já existentes e adaptados à nova realidade.
No quadro abaixo, identifico algumas das principais necessidades e desafios, de uma empresa, no que respeita à equipa e aos seus clientes:
EQUIPA
Necessidades:
- Tarefas Asseguradas
- Prazos Cumpridos
- Comunicação Eficaz
- Equipa FOCADA!!
Desafios:
- Problemas Saúde
- Pânico, Medo
- Dificuldades com Tecnologia
- Sistema não adaptado à realidade
- Crianças em Casa
- Tarefas Domésticas
- Demasiadas Distrações
CLIENTES
Necessidades:
- Comunicação Positiva e Eficiente
- Gestão de Expectativas
- Conhecer as suas Necessidades
- Adaptar às novas Necessidades
- Transmitir Tranquilidade e Confiança!
Desafios:
- Atrasos nas entregas \ processos
- Equipa em Teletrabalho (ou parcial)
- Dificuldades com Tecnologia
- Equipa desorganizada
- Equipa DESFOCADA
Podemos concluir que, indo de encontro às necessidades que existem relativamente à Equipa, conseguindo ultrapassar os seus desafios, mais facilmente conseguirá responder às necessidades dos seus Clientes!
E agora a grande questão… Como?!?
Mais do que nunca, aliando à gestão uma forte liderança!!
Indico abaixo algumas dicas práticas, que devem ser aplicadas em qualquer altura, mas principalmente se estiverem perante uma realidade de Teletrabalho. O grande objetivo destas medidas é garantir que está focado em ter uma Equipa Competente e Produtiva, que estará preparada para enfrentar qualquer que seja o desafio e ir de encontro às suas necessidades e às necessidades dos Clientes:
16 Dicas para uma melhor Gestão da Equipa em Teletrabalho (e não só!!)
- Lista de todos os colaboradores com nome, perfil DISC, principal receio, descrição do ambiente envolvente e principais desafios (apoio aos filhos, apoio aos pais, problemas saúde, problemas financeiros…)
- Partilhe com a equipa quais os desafios da empresa, promova reuniões de equipa para definir estratégias e um plano.
- Defina novos objetivos, KPIs e KAI’s para a sua Equipa, adequados à situação atual.
- Agenda por Defeito para todos os colaboradores, partilhada consigo
- Planeamento semanal
- Reuniões de Equipa Semanais (+/-1h)
- Pequenas reuniões diárias individuais (+/-15 min)
- Estrutura LION em todas as reuniões (Last day\week, Issues, Opportunities, Next day\week)
- Mantenha ativo o modelo “Stop, Keep, Start”, incentive a sua equipa a atualizá-lo durante esta crise COVID-19, e discuta nas novas sugestões semanalmente.
- Implementação do WIFLE no início de cada reunião (What I Feel Like Expressing)
- Analise, simplifique e defina novos processos se necessário, crie checklists, sistematize as áreas onde sente que tem menos controlo.
- Envolva os colaboradores por áreas e melhorem os vossos sistemas. Esta será uma excelente oportunidade para se tornarem mais eficientes agora e no pós-crise!
- Faça uma lista das TOP 10 tarefas que cada colaborador deverá estar a fazer; peça a cada um que lhe envia as suas TOP 10 tarefas que tem de assegurar. Cruze as duas listagens e conclua se cada pessoa está a ser produtiva e focada, ou se precisa de a alinhar.
- Para cada dificuldade apresentada pelos seus colaboradores, peça-lhes 3 soluções possíveis. Esta dica permite que se tornem cada vez mais competentes e com uma postura positiva, orientada para resultados.
- Mantenha sempre presente a Cultura da Empresa: Visão, Missão e Valores. Certifiquese que todos os estão a viver diariamente e, certifique-se que são identificadas oportunidades de melhoria, individualmente e em equipa.
- Proporcione um momento FUN da semana, p.e. ao final de Sexta-Feira, com um brinde via Zoom, Skype, descontraindo e comemorando mais uma semana ultrapassada!
Estas medidas terão um impacto bastante positivo na sua Equipa, independentemente de qual seja perfil DISC! Todos se sentirão mais focados, tranquilos e terão uma adaptação mais fácil à nova realidade, porque…

Encare esta crise como uma excelente oportunidade de evolução, no que respeita a à sua empresa, mas principalmente (e porque empresas são pessoas) uma oportunidade de evolução de si mesmo como gestor, como líder, como pessoa, assim como também dos seus colaboradores.
Já pensou que todos estão a ser pressionados a alargar as suas zonas de conforto?
E já pensou que, aumentando a zona de conforto de cada elemento da equipa e permitindo a sua evolução individual, que impacto isso permite terá na sua organização?
É de facto uma oportunidade para melhorar a sua empresa, tornando-a mais forte e prosperando no futuro muito próximo!
Se quiser saber mais sobre Perfis Comportamentais DISC e quais as suas aplicações, ou precisa de ajuda e orientação nesta fase tão desafiante, entre em contacto comigo via email susanabugalho@actioncoach.com, ou por mensagem, pois estou disponível para ajudar!
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