
Seis meses depois
Artigo é da autoria de Emília Alves, Business Coach da ActionCOACH Lisboa.
25 Setembro 2020
E já passaram 6 meses desde o início da pandemia e o fim do ano aproxima-se. Já pensou como vai encarar este último trimestre e como vai fechar 2020?
A realidade mudou. Estamos numa realidade diferente; volátil, ambígua, incerta, complexa… tudo aquilo que lhe queira chamar, mas isso não altera a realidade dos factos e a única certeza: vai ter que viver e lidar com ela! Perante factos, resta-nos encará-los de frente e começar a trabalhar para fechar o ano da melhor maneira possível, aprendendo a par e passo e desafiando-nos a fazer melhor, porque somos melhores, alterando o que é preciso e sendo cada vez mais flexíveis e atentos.
A mudança de paradigma obriga-nos a alterar internamente e adaptarmo-nos à alteração do meio ambiente em que vivemos. Já pensou quantas crenças, fortemente enraizadas, teve que alterar em relação a si próprio e aos outros? Em relação à maneira como trabalhava e se movia nos seus círculos pessoas e profissionais? E a adaptação e readaptação que teve que fazer a uma nova envolvente, altamente condicionada por restrições de comportamento e comunicação?
Pois é, é a vida!
Esqueça todas as notícias negativas e pessimistas. Deixe de ver notícias hora a hora e deixe de mergulhar em ondas negativas de informação e desinformação das redes sociais e invista em si! Questione-se:
- o que é que eu aprendi até agora com a evolução desta crise?
- o que é que eu melhorei e o que é que me pode fazer evoluir?
- como é que posso liderar num ambiente tão desafiante e que condiciona diariamente as minhas escolhas?
- que tipo de leader é que eu quero ser, estando a liderar equipas em teletrabalho ou presencialmente?
- que condições estou a proporcionar às minhas equipas e que tipo de prestação de contas estamos a fazer?
- onde é que dev0o investir para prosperar? Sobreviver, não chega!
E a lista de perguntas poderia continuar. Deixo-lhe a missão de as completar, de acordo com o seu sentir e a sua realidade actual. Somos o que pensamos e as escolhas que fazemos. As nossas decisões pautam as nossas acções e a primeira escolha é a de aprender para enfrentar o quotidiano, tornando-nos cada vez melhores, e com a disciplina necessária para não deixarmos de estar focados nos nossos objetivos primordiais. A relação entre disciplina e foco é que lhe vai permitir aprender, crescer, desenvolver-se e promover o desenvolvimento das suas equipas.
Disciplina é o que vai diferenciar entre o que planeia e o resultado da execução. Falhar planear, é planear o falhanço, mas um plano nunca é suficiente e é a disciplina que vai levar à sua implementação. Decisões sem disciplina não resultam! Disciplina permite-nos manter o foco e entrar em ação.
Já tinha pensado sobre isto?
Se esta reflexão faz sentido para si, e se quiser enviar os seus comentários, terei todo o gosto em responder-lhe: emiliamalves@actioncoach.com e continuar a conversar consigo.
Até lá!
Partilhar: