
Controlo Financeiro: Conheça o Passado e o Presente da sua empresa e construa o Futuro que quer alcançar!
Artigo é da autoria de Susana Bugalho, Business Coach da ActionCOACH Lisboa.
15 Dezembro 2020
O que o motivou a abrir o seu negócio?
Podem ser várias as razões… realização pessoal, independência, mais tempo, busca de novos desafios e, inevitavelmente ganhar mais dinheiro.
Se dinheiro foi um dos motivos que o levou a dar o passo, então, porque não o controlar?
O descontrolo financeiro é um dos desafios mais comuns dos empresários, que faz com que seja bastante penoso manter o negócio…. Controlando o dinheiro, conhecendo e analisando os números da sua empresa, é a única forma de o poder gerir e garantir que alcança todas as outras razões que lhe levaram a dar o passo de se tornar empresário!
Faz sentido?
Pois bem, estamos a falar de controlo financeiro e, certamente que já se lembrou do seu contabilista: o detentor dos dados financeiros da sua empresa, aquela pessoa com quem apenas fala quando precisa de lhe entregar as faturas para contabilizar e saber quanto de imposto tem de entregar ao Estado… acertei??!
Ora aí está um ponto que tem de mudar, e já. O principal interessado em conhecer os números da sua empresa é você!
É muito importante a relação com o seu contabilista. Deve contar com a ajuda dele para analisar a saúde financeira do seu negócio, e não vê-lo apenas como alguém com quem conta porque é obrigado, por questões fiscais.
Neste artigo vai ficar a conhecer os 4 Relatórios Financeiros que todos os donos de empresas devem ter sempre nas suas mãos, perfeitamente atualizados e analisados.
Vamos começar pelos relatórios que deve receber do seu contabilista, trimestralmente e sempre que possível, mensalmente: o famoso Balanço e a Demonstração de Resultados.
O Balanço (BS) avalia a situação financeira e patrimonial da sua empresa, a uma determinada data e a Demonstração de Resultados (DR) demonstra o desempenho económico, evidenciando os rendimentos (ganhos) e os gastos ou perdas (custos), um determinado período.
Mas na prática, que tipo de informação pode retirar destes dois documentos? Indico aqui alguns dos dados que, no mínimo deve controlar:
Demonstração de Resultados:
- Conhecer evolução das vendas e respetivas margens;
- Conhecer a totalidade de custos, tanto variáveis (diretamente associados às vendas) como os fixos (não dependem das vendas);
- Conhecer o valor mínimo que tem de vender para garantir que os custos são cobertos.
Trata-se no fundo de saber, se o negócio é ou não rentável.
Balanço:
- Saber que dinheiro está no banco;
- Saber que valores tem para receber de clientes;
- Saber que valores estão pendentes de pagamento a terceiros;
- Saber que valor está “parado” em stocks.
- etc…
Todos estes números demonstram-lhe a realidade da sua empresa e ajudam-no a tomar consciência do rumo que as coisas estão a levar, mas… já agora …qual é o rumo que pretende tomar? Para onde quer levar a sua empresa?
É que até agora vimos apenas o Passado e o Presente.
Qual é o Futuro? É no Futuro que está o seu sucesso e o do seu negócio.
Que resultados quer alcançar?
Vamos então falar de outros dois documentos que terá de ter nas suas mãos, e que o ajudarão a construir o Futuro: Orçamento (ou Budget) e o Mapa de Tesouraria.
No Orçamento, irá identificar o Lucro que pretende alcançar para um determinado período, definindo o seu objetivo de vendas e todos os custos previsíveis.
Comparando este documento mensalmente com a Demonstração de Resultados, irá perceber se está ou não no bom caminho, e terá oportunidade de pôr em prática estratégias para melhorar o desempenho da sua empresa.
O Mapa de Tesouraria, tem por base os valores existentes no banco a determinada data, a previsão dos montantes que irá receber dos seus clientes e dos que irá pagar ao cumprir todas as suas obrigações ao longo do tempo. Aconselhamos que esta análise seja feita a 13 semanas, garantindo a previsão de pagamento de uma das maiores dores de cabeça dos empresários: o IVA.
Este mapa permite-lhe identificar atempadamente possíveis desafios, dando-lhe oportunidade de gerir os seus pagamentos ou implementar estratégias a curto prazo, como por exemplo, alavancar vendas associadas a recebimentos imediatos, ou pôr em marcha um plano de cobranças efetivo que irá baixar os valores pendentes de receber, atualmente nos bolsos dos seus clientes.
Um negócio pode ser bastante rentável, mas isso não é sinónimo de dinheiro no banco, pelo que deve dar o máximo de atenção à sua tesouraria.
Com estes quatro documentos, sabe qual o caminho que está a percorrer, sabe qual o rumo a seguir e sente que tem o controlo da sua empresa nas suas mãos!

A minha mensagem para si é…
…Não deixe o futuro da sua empresa nas mãos da sorte, esperando que tudo corra bem e que melhores dias virão.
Defina você o Futuro, para onde quer ir, o que quer alcançar e mantenha-se a par do Passado e do Presente, avaliando sempre qual o melhor caminho, rumo aos seus objetivos!
Se pretende preparar um Futuro de Sucesso para si e para a sua empresa, pode contar com a minha ajuda, estou à sua disposição através do email susanabugalho@actioncoach.com e convido-o a participar na próxima edição do GrowthCLUB Lisboa! Inscreva-se já!
Excel Grátis
Mapa de Tesouraria
Avalie corretamente a situação financeira do seu negócio, preveja as suas necessidades de tesouraria e controle as finanças da sua empresa com 13 semanas de antecedência!
Preencha os dados para receber o nosso Mapa de Tesouraria.

Partilhar: