A sua Empresa é Vendável?

Emília Alves - 04/12/2019

A sua Empresa é Vendável?

Artigo é da autoria de Emília Alves, Business Coach da ActionCOACH Lisboa.

“Lisboa está na moda e Portugal está na moda há já alguns anos e, portanto, tenho sempre a minha casa à venda numa imobiliária….” Estas foram as palavras de um amigo meu há dias, numa conversa de fim de tarde frente a um café, numa zona frequentada por turistas.

De facto, Lisboa e Portugal tornaram-se atrativos para muitos estrangeiros; mas o posicionamento dele fez-me refletir e perguntar:  …E tua empresa? Também está à venda?  E aqui o silêncio foi significativo. Nunca tinha pensado nisso!

Se ter sempre um bom apartamento ou casa à venda significa que ela está pronta para ser vendida, é porque está em bom estado e apetecível para alguém que quer comprar, e o mesmo deveria acontecer com a sua empresa; o que não quer dizer que tencione vender; que algum dia queira vender ou que alguma vez sequer isso lhe tenha passado pela cabeça.

Uma empresa para ser vendável tem que estar independente de si, que é o proprietário dela, e quero partilhar consigo alguns aspetos essenciais para que isso possa acontecer:

Em primeiro lugar, a sua empresa tem que ser financeiramente saudável, com liquidez a um ano, e com um crescimento de 2 dígitos, preferencialmente 20% ou mais. Todavia, para que isto seja uma realidade tem que ter a empresa a funcionar com uma equipa alinhada em torno da missão e dos valores da empresa; o que significa com uma cultura organizacional que não reflita uma presença autocrática do dono da empresa e que sobreviva para além dele. Uma equipa alinhada transpira confiança e disciplina porque sabe o que deve fazer, quando e como fazer através de todos os sistemas implementados e  que a gerem, pela linha de reporting clara e bem estabelecida, com uma delegação em permanente atualização e com a formação necessária para se sentir segura e motivada.

A liderança tem que se sentir transversalmente em toda a empresa, nos seus diversos níveis, sem que o seu estilo de liderança como dono da empresa se torne sufocante ou perturbador em caso de uma venda, até porque a sua empresa só é vendável se não depender de si.

Se após ter controlado o básico; a estabilidade financeira e o crescimento espectável, sistematizado tudo o que é viável, respeitando o que são e serão sempre as exceções;  demonstrando consistência clara na entrega dos seus produtos ou serviços, tiver impresso a sua marca diferenciadora e a sua garantia no mercado , e se tiver um Diretor Geral que possa continuar à frente da empresa após a sua venda, garantindo assim o seu funcionamento e a transição de propriedade faz-se de uma maneira fluída, porque a continuidade está garantida.  Caso contrário, poderá ter a surpresa duma oferta pouco atrativa, condicionada à sua continuação na empresa como dono e Diretor Geral, durante um período significativo, e que pode ser mesmo de 2 ou 3 anos…

Já tinha pensado nisto?

Onde é que se encontra a sua empresa? Gostaria de a tornar vendável? 

Se acha que está no bom caminho, mas ainda tem muito a fazer para tornar a sua empresa atrativa, e independente de si, fale com um Business Coach que o ajude a acelerar esse processo, tornando-a empresa autónoma num período confortável, o que lhe permitirá ter um rendimento garantido no futuro!

Emília Alves

Emília Alves

Partilhar: