Dicas para aumentar a produtividade em teletrabalho

Adaptabilidade…

Artigo é da autoria de Emília Alves, Business Coach da ActionCOACH Lisboa.
23 Março 2020

Na vida, a única certeza é a mudança contínua, o fluir… Por vezes, a mudança é disruptiva, acelerada, ambígua, complexa e inesperada. Estamos num desses momentos, com uma crise de saúde pública a nível planetário, já que a OMS, como todos sabemos, declarou a pandemia covid-19.

Novos desafios implicam adaptarmo-nos a novas abordagens na nossa qualidade de cidadãos e, portanto, de profissionais, também. Social e eticamente responsáveis, vamos ter que iniciar novas aprendizagens, já que é imperativo ficarmos em quarentena, criando novos hábitos de trabalho e de vida.

O desenvolvimento das novas tecnologias e a acessibilidade crescente a redes wi-fi, veio permitir que sectores específicos de atividade tenham começado a recorrer cada vez mais ao teletrabalho, ou home office, como é comummente designado na comunidade anglo-saxónica.  

Desde há alguns dias, em que entrámos em quarentena voluntária, todos aqueles que pudemos recorrer ao teletrabalho somos os grandes privilegiados, que podem minimizar o risco, ficando no conforto das nossas casas. Todos os outros terão que fazer novas aprendizagens, mitigando os riscos de estar a interagir e a trabalhar na comunidade.

Teletrabalho não é fácil, especialmente para perfis mais extrovertidos, menos disciplinados e em ambientes familiares em que há crianças pequenas. Os desafios são imensos para todos os que não são suficientemente disciplinados, focados, determinados e resilientes.

No meu caso, em que, por questões de saúde, me encontro a trabalhar em casa desde 11 de fevereiro, gostaria de partilhar convosco algumas dicas que me têm sido muito úteis, e que passo a enumerar:

1. Escritório em casa

Defina um espaço de trabalho, mesmo que seja um recanto no seu quarto, na sua sala, ou mesmo numa varanda, onde possa trabalhar tranquilamente. O seu espaço de trabalho!

2. Reorganize a sua agenda mantendo um horário diário

Organize a sua agenda de acordo com o seu perfil e com o horário de interação que possa vir a ter com os seus colegas, parceiros, clientes ou outrem, quer seja por Skype, Zoom ou outra plataforma similar, e informe a sua família sobre o seu horário, de modo a evitar interrupções.

Além disso, discipline-se para evitar assaltos ao frigorífico ou à máquina do café, sempre que se sentir aborrecido.

3. Arranja-se como se fosse trabalhar para a empresa/escritório

Ficar em pijama o dia inteiro é um sinal de desleixo e desmotivador. Não caia nessa tentação e arranje-se como se fosse sair. Sem exageros, mas sentindo-se bem e mantendo uma imagem profissional.

4. Faça pausas regularmente

Estabeleça a pausa que vai fazer durante a manhã e durante a tarde, e uma hora confortável para almoçar com a sua família, se for o caso. Se estiver sozinho, aproveite para relaxar a ouvir música ou a ler.

5. Programe um horário para exercícios diários

Estabeleça uma pausa para pequenos exercícios no início ou no final do dia.

Estando em casa movimenta-se menos e tem que colmatar esta inatividade com uma rotina de exercícios diários: fitness, ioga… Sabe que existem uma série de aplicações que o podem ajudar a encontrar a atividade adequada para fazer em casa, ou mesmo um simples vídeo do YouTube.

6. Mantenha as suas relações sociais online

Estar sozinho a trabalhar em casa, não significa estar só!  

Fale com a sua família, os seus amigos diariamente através do telefone, FaceTime, WhatsApp, Messenger, para além da interação normal do seu dia a dia com os seus colegas através do Slack, Teams, Skype ou de uma aplicação similar. Aliás, estas interações até podem ser em grupo, por exemplo, através do Zoom durante a pausa para café a meio da manhã ou a meio da tarde…

Em suma, Renove-se, Recrie-se, Reinvente-se numa nova realidade, que lhe irá proporcionar novas aprendizagens e novo posicionamento relativamente ao seu trabalho.

Estou grata pela aprendizagem que estou a ter a trabalhar a partir de casa, uma nova atitude e uma abordagem diferente relativamente ao meu trabalho, e que me tem permitido reconectar-me com os outros de uma maneira produtiva, agradável e muito ativa.

Qual está a ser a sua experiência nestes primeiros dias? Fico à espera das suas partilhas.


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Emília Alves

Licenciada em Línguas e Literaturas modernas, Inglês e Alemães, aprofundando a área da formação através de uma Pós-graduação e Certificação em Liderança Estratégica por Valores e Coaching, na Universidade Carlos III, em Madrid, homologada pela International Coaching Federation, de que é membro e Coach certificada. Carpe diem é o seu motto e sente que gostaria de ter muitos anos de vida para fazer tudo aquilo que gostaria de fazer como pessoa e como Coach, na senda da excelência e da maximização do seu potencial e dos seus coachees.

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